Bora lá Alcançar a Sustentabilidade Energética

Qual o teu perfil/atitudes (energeticamente falando)

  • PREGUIÇOSO

    Votes: 0 0,0%
  • CONSCIENTE

    Votes: 0 0,0%
  • FANÁTICO

    Votes: 0 0,0%

  • Total voters
    0
Saudações audistas,

Como a energia é o tema dos nossos dias vamos lá poupar cerca de 6.000€ por ano.
:D :D
Bom… 6.000€ em mods é muita fruta :twisted: :twisted: :twisted:

Então vamos lá começar, cada um que se identifique: :?: :?: :?:

“PREGUIÇOSO” :S

Pôr máquinas a lavar à noite;
Desligar o forno 10 mim antes;
Escolher um LCD em vez de um plasma;
Desligar da ficha a TV e computadores quando não utilizados;
Manter o carro livre de pesos inúteis; :p :p :p
Usa sempre o mesmo saco para compras no supermercado.

O Preguiçoso poupa até €816,55 por ano (€68,05por mês).

“CONSCIENTE” ;)

Faz o mesmo que o preguiçoso e mais algumas coisas:
Tem um frigorífico novo de classe A+;
Tem redutores de caudal em todas as torneiras de água quente e fria em casa;
Tem a habitação cheia de lâmpadas de baixo consumo;
Opta por um portátil em vez de um desktop;
Usa pilhas recarregáveis;
Usa para aquecimento gás natural em vez do aquecimento eléctrico;
Partilha o carro quando se desloca para o emprego. :| :| :|

O Consciente poupa até €2.193,22 por ano (€182.8 por mês).

“FANÁTICO” :D

Faz o mesmo que o preguiçoso e o consciente (excepto andar de carro); :evil: :evil: :evil:
Utiliza painéis solares para aquecimento de água;
É microprodutor de energia eléctrica através de um sistema fotovoltaico ou eólico;
Vai de moto ou de transporte público para o trabalho;
No limite troca de casa por uma com certificação energética A+.

O Fanático poupa até €6.072,22 por ano (€506 por mês). :eek: :eek: :eek:

"In Visão"

Com isto espero contribuir 0,0000001% para um melhor ambiente. 8)

Cumprimentos a toda a comunidade.
 
Para ser 100% correcto teria que responder 33,33% a cada um dos perfis.

33,33% Preguiçoso:
Tenho contador bi-horário e as máquinas maioritariamente funcionam à noite.
Tenho LCD e não plasma.
Normalmente apenas trago no carro algumas ferramentas básicas, uma lanterna e pouco mais.
Tenho sacos de compras recicláveis...que nunca me lembro de levar para o supermercado.
-> Tenho que ver se me lembro de desligar o forno 10 min mais cedo da proxima vez que o utilizar.

33,33% Consciente
Tenho frigorifico classe A+, como aliás as restantes máquinas na cozinha(louça e roupa).
Não tenho redutores de caudal mas tenho torneiras termo-estáticas nos wc's que penso reduzem bastante o consumo de água e energia para aquecimento.
Quase todas as lampadas da casa são de baixo consumo.
Uso portátil...na sala, para nao ter que me deslocar ao escritorio, onde está o desktop.
Uso maioritariamente pilhas recarregaveis(AAA e AA's).
Como não gosto nada de gás uso termo-emissores com programador integrado que aproveitam a tarifa bi-horaria.
Não partilho o carro por que não o levo para dentro de Lisboa.

33,33% Fanático
Não tenho paineis solares, moro em apartamento(sonho morar em moradia).
Não sou nano, nem mini, nem micro-produtor mas alinhava em meter um fotovoltaico no predio.
Uso os transportes publicos para me deslocar para o trabalho. Apenas faço Caneças->Odivelas de carro (5km).
Não troco de casa mas vou melhorando a que tenho: janelas duplas(janelas viradas a norte- 3 quartos) e melhor isolamento das restantes e porta.

Não faço contas ao que poupo mas mantenho um olho nas contas e se vir que posso poupar não perdoo.
Espero que ao partilhar esta informação esteja a ser útil e que também deixem aqui as vossas dicas.
 
Votei em Consciente mas cm a diferença que poupo mais € a manter o frigorifico que tenho que a comprar um novo classe A.

Como este exemplo ha muitos. Podia mudar para um 120d tambem para gastar menos gasoleo e poluir menos mas acho que me ficava mais caro :lol:
 
Boas,

Bom... Receei abrir este tópico, mas estou a ver que existem users sensibilizados por esta temática. :D :D :D

Sim, falta essa opção, (I don't give a shit) que a meu ver torna-se cada vez menos praticada. :S

De facto, podemos adoptar ideias de cada perfil, estamos a contribuir para um país com menos emissões de CO2 … e claro sempre poupamos uns euros na carteira. :twisted: :twisted: :twisted:

Vamos tentar divulgar a importância da racionalização de energia por toda a comunidade :!: :!: :!:

Com isto, e se houver feedback abrirei um tópico semanalmente com ideias (justificadas) de forma a podermos agir para reduzirmos as nossas contas mensais com a energia. :roll: :roll: :roll:

Cumprimentos a toda a comunidade...
 
Entrando por outro campo... eu faço reciclagem desde que me lembro como gente coisas que muitos agora passados mais de 20anos ainda n fazem.

N me choca nada que muita gente nao queira saber dos consumos energéticos , nem que isso lhes saia do bolso sem perceberem. :evil:

Nao sou apologista de loucuras e fanatismos , eu por exemplo gasto imensa energia em aquecedores , mas prefiro nao ter frio que andar cm frio e poupar no fim do mes :lol:
 
E tudo muito bonito

Os governos aplicam a moral do poupem e reciclem mas nao dao o exemplo,

Nao se ve membros do governo a circular em carros hibridos ou com pequenos motores, e tudo topos de gama com altos motores, usam computadores do seculo passado e o consumo de energia das reparticoes publicas
gastam mais numa semana do que nos gastamos por ano...

As reciclagens sao uma anedota, pagamos o imposto da reciclagem, nos e que fornecemos a materia nos e que reciclamos e ainda pagamos o imposto sobre o material que compramos e pelo trabalho que temos.
Ta tudo maluco.

Sou a favor da proteccao do planeta mas nao suporto hipocrisias, enquanto houver alguem a lucrar
com isso descaradamente...
 
A 20anos atras a reciclagem dava dinheiro. Eu separava o cartao e papel e ia cm o meu pai vender ao quilo e o meu pai dava me esses €... nunca era nada de mais , mas recebia. :lol:

Hoje em dia a politica nao é a melhor , mas n é desculpa para nao o fazermos ;)
 
Art disse:
A 20anos atras a reciclagem dava dinheiro. Eu separava o cartao e papel e ia cm o meu pai vender ao quilo e o meu pai dava me esses €... nunca era nada de mais , mas recebia. :lol:

Hoje em dia a politica nao é a melhor , mas n é desculpa para nao o fazermos ;)

Eu percebo o teu ponto de vista, mas prefiro pagar e saber que alguem tem um emprego para fazer o que eu nao faco, e como nos supermercados com o scanner, eu prefiro ir as caixas e contribuir para que alguem tenha emprego... so tenho pena e de so existirem as bombas selfservice, ai tambem estamos a pagar por um servico que nao recebemos, o do funcionario a encher o deposito. ;)

Em contrapartida so uso carros a GPL para proteccao do ambiente e da carteira. :)
 
Bom Tópico!

Apesar de estar ligado à área profissionalmente (área tb de formação) estou longe de ser fanático... penso que há coisas que são gestos simples e que razoavelmente estão ao alcance de todos e não custa nada fazer, outras coisas já exigem mais força de vontade/tempo e percebo que poucos as façam.
 
Art disse:
Nao sou apologista de loucuras e fanatismos , eu por exemplo gasto imensa energia em aquecedores , mas prefiro nao ter frio que andar cm frio e poupar no fim do mes :lol:

Sim, de facto loucuras e fanatismos também não estou de acordo, como por exemplo extinção das antigas lâmpadas incandescentes. Estas, gradualmente, vão acabar com a sua produção de ordem descendente começando com as de maior potência.

Esse último ponto é importante, uma vez que, não podemos falar em poupança de energia sem ter em conta o conforto e o bem-estar em 1º lugar!

Vitor Faria disse:
E tudo muito bonito

Os governos aplicam a moral do poupem e reciclem mas nao dao o exemplo,

Nao se ve membros do governo a circular em carros hibridos ou com pequenos motores, e tudo topos de gama com altos motores, usam computadores do seculo passado e o consumo de energia das reparticoes publicas
gastam mais numa semana do que nos gastamos por ano...

As reciclagens sao uma anedota, pagamos o imposto da reciclagem, nos e que fornecemos a materia nos e que reciclamos e ainda pagamos o imposto sobre o material que compramos e pelo trabalho que temos.
Ta tudo maluco.

Sou a favor da proteccao do planeta mas nao suporto hipocrisias, enquanto houver alguem a lucrar
com isso descaradamente...

Também concordo contigo, grandes máquinas que gastam e poluem exageradamente.

O outro ponto é a questão dos híbridos e veículos totalmente eléctricos, que se fizermos bem as contas, na realidade poluem o mesmo ou mais que um carro a diesel!!!!
 
Back
Top