Bomba de Direcção / Válvula de direcção

Boas

Já andei a pesquisar aqui no fórum, mas continuo com certas dúvidas...

O meu A6 2.5TDi de 98 faz barulho quando viro o volante para a esquerda/direita a estacionar ou a uma velocidade inferior a 20km/h. Só não faz barulho quando lhe pego e o carro está frio...

Foi feita a revisão dos 100mil à pouco tempo (está com 200mil), mas esqueceram-se de ver isto...
Portanto a correia foi trocada e está esticada. Tenho óleo de direcção na medida correcta (não sei se é o óleo correcto porque é meio amarelado).

Em conversa de amigos que entendem de mecânica, dizem-me que a bomba de direcção já deu o que tinha a dar, porque a válvula de pressão já não tem força suficiente. Ainda me deram a hipótese de trocar o óleo da bomba, a ver se resolve, porque normalmente é um óleo específico avermelhado que a Audi vende...

Será que é mesmo da bomba de direcção? Quanto custa a bomba para este modelo?

Obrigado a todos! E bom ano 2010!
 
Antes de tudo bem-vindo, passa nas apresentações que fica sempre bem ;)

2º - Um A5 de 98 não é de certeza :D mas para o caso não interessa muito.

3º - Foi feita a revisão dos 100.000 há pouco tempo?!?!?! se já tem 200.000!! :D fazes km's de carai**** :D

4º - De facto pode ser a bomba da direcção assistida a ir com os porcos, antes de a trocar convém verificar o estado das anilhas de borracha nas uniões, por vezes basta um pequeno "rasgão" na borracha para que te fique a babar óleo por aí e perderes pressão. (eu sei isso porque tive esse problema e foi resolvido assim).

5º - Relativamente ao óleo, sinceramente não me lembro da côr do óleo para a audi, mas não estou muito virado para o amarelado. E se dizes que o óleo especifico para a audi é avermelhado .. é esse que tens de colocar e não outro. Foi devido a isso que dei cabo dos meus vedantes, óleo errado e mais corrosivo para as borrachas.

;)
 
Boas

Já cá ando há um ano e ainda não tinha feito apresentação!!!! Bolas, pensei que já a tivesse feito!!!
Mil Desculpas!

Antes de mais é uma carrinha A6! enganei-me que escrevi à pressa.
A revisão foi feita à 10mil kms atrás, tinha 189.000kms, foi quando a comprei usada...

Quanto à cor do óleo também me enganei... avermelhado é o normal, a Audi vende um mineral esverdeado (muito claro).

Vou tentar ver isso das borrachas, mas tenho impressão que nunca perdi óleo daí... é fácil de ver abrindo o capot, ou tenho de desmontar alguma coisa???

Ouvi falar de uns kits de reparação para bombas de direcção. Existe para este modelo?

Obg pela dica ;)
 
ecabaco disse:
Boas

Já cá ando há um ano e ainda não tinha feito apresentação!!!! Bolas, pensei que já a tivesse feito!!!
Mil Desculpas!

Antes de mais é uma carrinha A6! enganei-me que escrevi à pressa.
A revisão foi feita à 10mil kms atrás, tinha 189.000kms, foi quando a comprei usada...

Quanto à cor do óleo também me enganei... avermelhado é o normal, a Audi vende um mineral esverdeado (muito claro).

Vou tentar ver isso das borrachas, mas tenho impressão que nunca perdi óleo daí... é fácil de ver abrindo o capot, ou tenho de desmontar alguma coisa???

Ouvi falar de uns kits de reparação para bombas de direcção. Existe para este modelo?

Obg pela dica ;)

boas.....

o nivel do oleo esta sempre certo???????se tiveres muda o oleo e mete o verde da audi, e depois ve como fica...

ja agora que barulho é esse, é tipo um ginchar/arranhar, ou tipo sentes uma folga no volante tipo tuc tuc??????
 
Sinceramente nunca reparei se esta sempre certo, talvez baixe muito ligeiramente, como o normal... mas perder óleo por aí não perde, senão já tinha o reservatório vazio. Em 10mil kms nunca lhe mexi.

Quanto ao barulho não é o guinchar da correia, mas sim aquele barulho que faz a válvula de pressão, quando a direcção está muito próximo do limite. É um barulho do tipo "re re re"... não sei se me faço entender :S
Mas no meu carro, este barulho acontece depois de andar uns 10minutos (até aquecer) a curvar a uma velocidade muito baixa (20 ou 30km/h) mas + a fazer manobras, quando estaciono então tenho toda a gente a olhar para mim.... o som é alto mesmo!

Não há folga no volante, mas esta direcção comparando com um fiat (carro do dia-a-dia e com menos 500kg), que peso!!! Mesmo sendo assistida...

A minha dúvida, segundo malta amiga, é se a troca do óleo, eventualmente poderá resolver o problema (porque este barulho não acontece a frio) ou se é da bomba de direcção que já deu o berro. Ou então.... n sei....
 
ecabaco disse:
Sinceramente nunca reparei se esta sempre certo, talvez baixe muito ligeiramente, como o normal... mas perder óleo por aí não perde, senão já tinha o reservatório vazio. Em 10mil kms nunca lhe mexi.

Quanto ao barulho não é o guinchar da correia, mas sim aquele barulho que faz a válvula de pressão, quando a direcção está muito próximo do limite. É um barulho do tipo "re re re"... não sei se me faço entender :S
Mas no meu carro, este barulho acontece depois de andar uns 10minutos (até aquecer) a curvar a uma velocidade muito baixa (20 ou 30km/h) mas + a fazer manobras, quando estaciono então tenho toda a gente a olhar para mim.... o som é alto mesmo!

Não há folga no volante, mas esta direcção comparando com um fiat (carro do dia-a-dia e com menos 500kg), que peso!!! Mesmo sendo assistida...

A minha dúvida, segundo malta amiga, é se a troca do óleo, eventualmente poderá resolver o problema (porque este barulho não acontece a frio) ou se é da bomba de direcção que já deu o berro. Ou então.... n sei....

eu tenho um carro igual, e a direcao e muito leve...

a frio a direcao é leve ?????pelo que percebi so a quente é que faz barulho e fica rija a direcao....
mas nada como trocar oleo e ver como fica....
 
A direcção é sempre um pouco pesada (a frio/quente), mas isso provavelmente é porque estou habituado à Fiat com jante 175/80R14 ao passo que no Audi é 225/45R17. Um amigo meu tem uma A6 igual e queixa-se do mesmo em relação a outros carros mais leves e com jantes com dimensões + reduzidas.

A quente é q faz o tal barulho!

Vou tentar ver se as borrachas estão ressequidas e trocar o óleo... é fácil de trocar ou tenho de desmontar alguma coisa???

Obg pelas dicas até agora.
 
troca o oleo e ve se melhora...

para trocar o oleo nao sei como se faz mas é melhor ser um mecanico, isto se fosse o meu caso, que nao percebo muito de mecanica....
 
Curiosamente no meu A8 acontece mais o menos o mesmo problema!
Quando o carro está frio a direcção é muito leve e a quente fica muito pesado apenas ao estacionar e andar devagar, mas não novo algum ruido...
Neste momento está com salvo erro 175 mil quilómetros e o CB diz que faltam 1500km para a revisão...
Não sei porquê mas cheira-me que o óleo é que já perdeu as propriedades ou existe alguma fuga sei lá!

Noutro carro (renault) que tive tinha um problema pior que era da bomba de óleo mas neste caso a direcção ficava leve demais a andar depressa, coisa que não acontece agora...
 
Troquei hoje o óleo (pelo verde da Audi) com a ajuda de um amigo que entende de mecânica e não resultou.
O barulho continua...
Ele disse que já não havia dúvidas, que tenho mesmo de trocar a bomba de direcção, a válvula não está boa, se fosse das borrachas corroídas por outro óleo mineral (avermelhado que tinha) o reservatório já estaria vazio...
Portanto vou mesmo ter de arranjar uma.
Já encontrei usadas por 100/125€, reconstruídas por 200€. Vou arriscar uma usada.
É bom preço?

Obg pelas dicas ;)
 
Se por acaso o teu problema ficou resolvido, dá-me o feedback pois continuo com o mesmo problema e uma vez que tenho de levar o carro à revisão dos 180.000km não sei se aproveito e troco tb a bomba! :rolleyes:
 
Aproveito pra desterrar este tópico e informar que ontem comprei na norauto óleo mineral para direcções Audi (verde/amarelado) e purguei todo o sistema gastando 2 garrafas de litro a cerca de 17€ cada e o meu problema ficou resolvido!:p

Agora a direcção parece um karting em vez de um tractor agricola pois provávelmente o óleo que lá estava já tinha perdido as suas propriedades.... :pray:
 
Desenterranço!!!:D

Alguém me pode indicar como retirar o óleo da direcção assistida?Que tubo procurar?
Audi A6 2.5 de 98.
Agradeço as ajudas!

;)
 
Desenterranço!!!:D

Alguém me pode indicar como retirar o óleo da direcção assistida?Que tubo procurar?
Audi A6 2.5 de 98.
Agradeço as ajudas!

;)

Se for igual ao meu, olhando para o depósito de frente...
http://imageshack.us/photo/my-images/521/p5010003b.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/843/p5010013.jpg/
Existem 2 tubos debaixo, sendo que o que está mais abaixo e atrás é de retorno, o que tem várias ligacões é o que a bomba puxa...
Costuma-se esvaziar o depósito, tirar fora o tubo que puxa e meter-lo dentro do oleo novo, mas no meu carro preferi fazer isso directo no tubos do radiador depois de purgar o sistema com uma bomba de vacuo...
http://www.audipt.com/f82/pequena-fuga-direc%E7%E3-pesada-quente-106811/#post1980240
 
Na minha audi 100 estou com o mesmo problema
Devia ser oleo sintetico e estava la mineral!!!
ora, era impossivel que a direccao assistida funciona-se.
Mas mesmo depois de por o oleo correto, ainda n funcionou, disseram me leva alguns KM ate aquilo ficar bom.
é verdade??
se nao, la terá de ser uma bomba nova.

cumprimentos
 
Back
Top