"Blow off valve" ? Que uso tem? Bom ou mau?

Boas! :D

Um dia, vi um carrinho a passar por mim, e fazia um barulhinho que me agradou.
Não era o típico som "panela-rota" (não gosto lá muito disso :p)
Vocemecezes já ouviram com certeza, um carro a passar e a fazer um género de "Pssshhh". (Não é o "uuuuh", é um pshhh LOL :D )

Pesquisei, e pelo que li parece que se chama "Blow off valve". O que é certo é que o som agrada-me, mas não sei o que faz ao certo ou não, mas cito o que li na wikipédia antes de vir perguntar:

"Concebido para libertar a pressão no sistema de admissão de um carro turbo quando o acelerador é levantado".

Ou seja, que lados positivos/negativos poderá ter? Alguém me sabe explicar algo sobre isto?

Será caro? :eek:


Vejam os videos :


[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=GLnWDF5zDc4[/youtube]


[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=pOVMOQj3AlA&feature=related[/youtube]


Abraço
 
A vantagem é prolongar o estado do turbo... O turbo trabalha em função dos gases de escape, logo quanto mais gases sair mais a turbna gira e faz criar pressão... Esta valvula tambem regula essa pressao dentro da admissao de forma a que nao tenha pressao a mais porque pode danificar o motor e o turbo... mas a funçao principal é como disses-te é aliviar a pressao da admissao quando já nao e necessario.... ou seja quando se levanta o pedal do acelerador estamos a dizer que nao queremos mais potencia ao motor, logo nao faz sentido ter pressao na admissao... e se essa pressao nao saisse acabaria por danificar o motor e o turbo... assim quando levantas pé ouve-se o psssh que é o alivio da pressao...

Nos carros a diesel poucas vantagens tens em termos de potencia.. mas num bom carro a gasolina turbinado, esta valvula acaba por dar um cheirinho a potencia debitada....
 
RockyBoy disse:
A vantagem é prolongar o estado do turbo... O turbo trabalha em função dos gases de escape, logo quanto mais gases sair mais a turbna gira e faz criar pressão... Esta valvula tambem regula essa pressao dentro da admissao de forma a que nao tenha pressao a mais porque pode danificar o motor e o turbo... mas a funçao principal é como disses-te é aliviar a pressao da admissao quando já nao e necessario.... ou seja quando se levanta o pedal do acelerador estamos a dizer que nao queremos mais potencia ao motor, logo nao faz sentido ter pressao na admissao... e se essa pressao nao saisse acabaria por danificar o motor e o turbo... assim quando levantas pé ouve-se o psssh que é o alivio da pressao...

Nos carros a diesel poucas vantagens tens em termos de potencia.. mas num bom carro a gasolina turbinado, esta valvula acaba por dar um cheirinho a potencia debitada....

Obrigado pela resposta mais-que-completa :D

Mas um brinquedo destes quanto custará? Dá para equipar um A3 de 2002 com isto?

Abraço
 
DEK7 disse:
Obrigado pela resposta mais-que-completa :D

Mas um brinquedo destes quanto custará? Dá para equipar um A3 de 2002 com isto?

Abraço

desde que tenha turbo da , deve ser menos de 50€ [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=lSphvFFi2JU[/youtube]
 
menos de 50€??.. nao e quase de certeza... uma boa DUMP ronda os 100€ mais coisa menos coisa.... Mas depende para que carro é... é de 2002 mas que, gasolina 1.8T ou diesel??
 
RockyBoy disse:
menos de 50€??.. nao e quase de certeza... uma boa DUMP ronda os 100€ mais coisa menos coisa.... Mas depende para que carro é... é de 2002 mas que, gasolina 1.8T ou diesel??

A3 2002 100cv a diesel ..

100€? E onde se arranja disso, fora ebay's?

Abraço
 
RockyBoy disse:
Em qualquer loja de venda de peças Tuning..

Li em algum lado que nos carros Diesel não produz aquele som, e que é mais destinado a carros a gasolina..
Mas no youtube encontrei bastantes carros TDI com esse som!

Fiquei na duvida agora :|
 
em qualquer carro faz esse som... agora o som pode aumentar e ficar mais impressionante é consoante a carga e a potencia do Bicho... quanto mais pressao houver na admissao e quanto maior a quantidade de ar a passar mais psssh faz....

nao tenhas problemas.... ve mas é com atençao o que compras e a marca que compras...
 
RockyBoy disse:
em qualquer carro faz esse som... agora o som pode aumentar e ficar mais impressionante é consoante a carga e a potencia do Bicho... quanto mais pressao houver na admissao e quanto maior a quantidade de ar a passar mais psssh faz....

nao tenhas problemas.... ve mas é com atençao o que compras e a marca que compras...

Podes-me indicar por favor alguma marca ou loja que sejam boas?
 
neljoe disse:
Reparei que és da Maia... por acaso não era um A3_8L_Tdi escuro com S3_Look?

Não faço ideia, já foi á 1 ano e meio mais ou menos, e não consegui ver que carro era.. Mas talvez fosse escuro, não sei :eek: Passou no McDonalds em catassol, perto do centro da maia.

Só sei que me apaixonei pelo barulhinho :)
 
Convém salientar que colocar uma dump num carro a diesel é uma boa azeiteirada :roll: :roll: :roll: :roll:, para além de não trazer nada de util para o carro, qualquer pessoa que goste e perceba minimamente de carros vai olhar para o teu carro e vai dar "aquele" ar de riso.

A explicação acima escrita pelo user só é válida para carro a gasolina, em diesel não faz a ponta de um c*****.

Uma boa Dump para gasolina nunca te fica por menos de 150/200€ ... e ainda n estou a falar de uma FORGE porque aí põe mais umas lecas em cima.

Mas cada um faz o que entende com o guito ... eu no teu lugar com um TD100 pegava nesse dinheiro, juntava mais algum e fazia uma bela de uma repro, que nesses motores ficam muuuuuuuuito interessantes :twisted: :twisted:
 
Back
Top