Bixanices - Os gatos

olhos+gato+blog.jpg


Simplesmente Gatos
Arthur da Távola​


"Bichos polêmicos sem o querer, porque sábios, mas inquietantes, talvez por isso...nada é mais incômodo que o silencioso bastar-se dos gatos. O só pedir a quem amam. O só amar a quem os merece.

O homem quer o bicho espojado, submisso, cheio de súplica, temor, reverência, obediência. O gato não satisfaz as necessidades doentias do amor. Só as saudáveis.

Lembrei, então, de dizer, dos gatos, o que a observação de alguns anos me deu.

Quem sabe, talvez, ocorra o milagre de iluminar um coração a eles fechado?

Quem sabe, entendendo-os melhor, estabelece-se um grau de compreensão, uma possibilidade de luz e vida onde há ódio e temor? Quem sabe São Francisco de Assis não está por trás do Mago Merlin, soprando-me o artigo?

Já viu gato amestrado, de chapeuzinho ridículo, obedecendo às ordens de um pilantra que vive às custas dele? Não! Até o bondoso elefante veste saiote e dança a valsa no circo. O leal cachorro no fundo compreende as agruras do dono e faz a gentileza de ganhar a vida por ele. O leão e o tigre se amesquinham na jaula.

Gato não. Ele só aceita uma relação de independência e afeto. E como não cede ao homem, mesmo quando dele dependente, é chamado de arrogante, egoísta, safado, espertalhão ou falso.

"Falso", porque não aceita a nossa falsidade com ele e só admite afeto com troca e respeito pela individualidade. O gato não gosta de alguém porque precisa gostar para se sentir melhor. Ele gosta pelo amor que lhe é próprio, que é dele e ele o dá se quiser.

O gato devolve ao homem a exata medida da relação que dele parte. Sábio e espelho. O gato é zen. O gato é Tao. Ele conhece o segredo da não-ação que não é inação. Nada pede a quem não o quer.

Exigente com quem ama, mas só depois de muito certificar-se. Não pede amor, mas se lhe dá, então ele exige.

Sim, o gato não pede amor. Nem depende dele. Mas, quando o sente é capaz de amar muito. Discretamente, porém sem derramar-se. O gato é um italiano educado na Inglaterra. Sente como um italiano mas se comporta como um lorde inglês.

Quem não se relaciona bem com o próprio inconsciente não transa o gato. Ele aparece, então, como ameaça, porque representa essa relação precária do homem com o (próprio) mistério. O gato não se relaciona com a aparência do homem. Ele vê além, por dentro e pelo avesso. Relaciona-se com a essência.

Se o gesto de carinho é medroso ou substitui inaceitáveis (mas existentes) impulsos secretos de agressão, o gato sabe. E se defende do afago. A relação dele é com o que está oculto, guardado e nem nós queremos, sabemos ou podemos ver. Por isso, quando surge nele um ato de entrega, de subida no colo ou manifestação de afeto, é algo muito verdadeiro, que não pode ser desdenhado. É um gesto de confiança que honra quem o recebe, pois significa um julgamento.

O homem não sabe ver o gato, mas o gato sabe ver o homem. Se há desarmonia real ou latente, o gato sente. Se há solidão, ele sabe e atenua como pode (ele que enfrenta a própria solidão de maneira muito mais valente que nós). Se há pessoas agressivas em torno ou carregadas de maus fluidos, ele se afasta.

Nada diz, não reclama. Afasta-se. Quem não o sabe "ler" pensa que "ele não está ali. Presente ou ausente, ele ensina e manifesta algo. Perto ou longe, olhando ou fingindo não ver, ele está comunicando códigos que nem sempre (ou quase nunca) sabemos traduzir.

O gato vê mais e vê dentro e além de nós. Relaciona-se com fluidos, auras, fantasmas amigos e opressores. O gato é médium, bruxo, alquimista e parapsicólogo. É uma chance de meditação permanente a nosso lado, a ensinar paciência, atenção, silêncio e mistério. O gato é um monge portátil à disposição de quem o saiba perceber.

Monge, sim, refinado, silencioso, meditativo e sábio monge, a nos devolver as perguntas medrosas esperando que encontremos o caminho na sua busca, em vez de o querer preparado, já conhecido e trilhado. O gato sempre responde com uma nova questão, remetendo-nos à pesquisa permanente do real, à busca incessante, à certeza de que cada segundo contém a possibilidade de criatividade e de novas inter-relações, infinitas, entre as coisas.

O gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel. Suas manifestações são íntimas e profundas. Exigem recolhimento, entrega, atenção. Desatentos não agradam os gatos. Bulhosos os irritam. Tudo o que precise de promoção ou explicação, quer afirmação. Vive do verdadeiro e não se ilude com aparências. Ninguém em toda natureza aprendeu a bastar-se (até na higiene) a si mesmo como o gato!

Lição de sono e de musculação, o gato nos ensina todas as posições de respiração ioga. Ensina a dormir com entrega total e diluição recuperante no Cosmos. Ensina a espreguiçar-se com a massagem mais completa em todos em todos os músculos, preparando-os para a ação imediata. Se os preparadores físicos aprendessem o aquecimento do gato, os jogadores reservas não levariam tanto tempo ( quase 15 minutos) se aquecendo para entrar em campo.

O gato sai do sono para o máximo de ação, tensão e elasticidade num segundo. Conhece o desempenho preciso e milimétrico de cada parte do seu corpo, a qual ama e preserva como a um templo.

Lição de saúde sexual e sensualidade. Lição de envolvimento amoroso com dedicação integral de vários dias. Lição de organização familiar e de definição de espaço próprio e território pessoal. Lição de anatomia, equilíbrio, desempenho muscular. Lição de salto. Lição de silêncio.Lição de descanso. Lição de introversão. Lição de contato com o mistério, com o escuro, com a sombra. Lição de religiosidade sem ícones.

Lição de alimentação e requinte. Lição de bom gosto e senso de oportunidade. Lição de vida, enfim, a mais completa, diária, silenciosa, educada, sem cobranças, sem veemências, sem exigências.

O gato é uma chance de interiorização e sabedoria posta pelo mistério à disposição do homem."
 
Last edited:
Para não andarmos sempre com OT no tópico dos animais de estimação, decidi abrir este tópico para falarmos das dúvidas que temos com os nossos "pequenos" felinos.

Agora ando aqui ás voltas com um "problema". A ver se alguém me pode ajudar.

O meu gato sempre comeu Royal Canin. Começou com Babycat 34 até aos 4 meses, dos 4 meses até aos 12 meses Kitten 36 e recentemente começou com Fit 32. Até aqui não tinha dúvidas. Como agora entrou na fase adulta, e estamos a falar de um macho, tornou-se impossivel descansar cá em casa com os chamamento de acasalamento dele pelo qual, na Quinta-feira passada, decidimos castrar.

Agora o problema. A Royal Canin dispõe de uma ração propria para gatos castrados mas infelizmente "Contém menos gordura, fornece menos energia e menos carbohidratos como o amido (que estimula a ingestão de alimento)." (cit. Royal Canin).

A dúvida é:
O meu gato é um Bosque de Noruega (ver AQUI) como podem ver é um gato de um porte imponente e como tal, de aguma necessidade energética. Pergunto, será esta ração para castrados suficiente para o meu gato? Não vai perder peso?

Qualquer informação seria muito bem vinda. Obrigado
 
coitado do animal :|
eu cá aos meus só dou carne e restos de comida,e andam pela quinta e consolam-se de comer ratos toupeiras, é o que aparecer, até saltões ;)
e tenho alguns a fazer quase 10 anos sempre a bombar

dá-lhe mas é carne de boi e volta a colocar lá as bolitas :p
 
Concordo, eu não me preocupo muito com o que o meu gato come, ele adora muita coisa que nós comemos, come de tudo e é saudável.
 
Respeito as vossas opiniões mas...eu prefiro dar-lhe comida que sei que é feita a pensar neles! Sei que com o que come tem tudo o que precisa.
Se quiserem pensar assim, é a maneira mais facil que tenho para saber que estaá bem alimentado sem ter de me preocupar com o que anda a comer (comodismo :D).

Eu tbm já tive outros gatos que comiam de tudo e andavam alegres e contentes mas não estavam fechados em um apartamento. Assim, tento dar-lhe o melhor que posso.
 
O verdadeiro elogio ao nosso amigo felino... muito bonito ;)

Em relação à tua questão por mais que quisesse ajudar... ainda estou na fase de aprendizagem, como já deu para reparar :D

Em relação à alimentação também só dou racção e um peixito muito esporadicamente, mas agora que ele está a fazer 1 ano as possibilidades aumentam bastante. Vai fazer-lhe bem experimentar outras marcas e sabores

Boa sorte para o teu Bichano ;)
 
O verdadeiro elogio ao nosso amigo felino... muito bonito ;)

Em relação à tua questão por mais que quisesse ajudar... ainda estou na fase de aprendizagem, como já deu para reparar :D

Em relação à alimentação também só dou racção e um peixito muito esporadicamente, mas agora que ele está a fazer 1 ano as possibilidades aumentam bastante. Vai fazer-lhe bem experimentar outras marcas e sabores

Boa sorte para o teu Bichano ;)

Pois, pelo que estou a ver não vai ser facil ter uma resposta....:confused: Lá terei de ligar ao veterinário...:rolleyes:

Sim as possibilidades aumentam mas tem muito cuidado com o que escolhes! É que as vezes compramos coisas para o gato idial e não o ideal para o nosso gato. Quando comprares uma comida diferente, não te esqueças de durante algum dias manteres a comida antiga e aumentares gradualmente a nova para evitares transtornos digistivo e mesmo a recusa do gato a nova comida.

Muiiiiiiiiiiiiiiito esporadicamente, até lhe dou um pouco de chocolate negro (o outro tem demasiado açucar, mas eles adoram) que o gajo é louco por ele.
 
Dás chocolate ao gato??? :confused:

E nunca lhes fez mal? o Gabriel nem tem hipótese de saber se gosta

Quando eu digo que dou chocolate, não é uma tabulete, mas sim algo que até lhe é dificil masticar. Serão cerca de umas 5g ou algo assim... daqueles bocaditos que quando partes a tabulete se soltam como se fossem migalhas. E é o unico doce que come...
 
Dá-lhe whiskas saquetas e mainada :p

Epá, eu tentei dar-lhe umas saquetas , e o gajo desatou a vomitar a casa toda. Dei-lhe latinhas de pate de quase tudo e vomita...

Fica com a seca e vai muito bem que é a recomendada. Em dia de festa, deixo que lamba a do iogurte ou então umas gramitas de chocolate!
 
Epá, eu tentei dar-lhe umas saquetas , e o gajo desatou a vomitar a casa toda. Dei-lhe latinhas de pate de quase tudo e vomita...

Fica com a seca e vai muito bem que é a recomendada. Em dia de festa, deixo que lamba a do iogurte ou então umas gramitas de chocolate!

Tá visto que o teu gato é bastante sensivel ao nível do estomago... :eek:

O Gabriel adora patê, que come de 2 em 2 dias... wiskas saquetas ainda não experimentei mas de certeza que vai tudo de gás :D
 
Tambem tenho um bixo desses cá em casa, ja tive 2, 1 morreu infelizmente de acidente! Mas entretanto, gatos adultos a melhor comida é seca, sempre, as saquetas e patés só fazem mal aos instentinos dos bixos! Isso só para os pequeninos que ainda nao tem força na dentuça para comer! Mal tenham 3 4 messes podem logo começar a dar da seca, mas para jovens, depois de 1 ano e tal de vida já podem dar-lhes daquela normal! Depois exprimentem varios tipos e conseguem reparar de qual é que eles gostam mais! No meu tenho um tipo que ele adora aquilo! Mas é cara entao compro outra que tambem come, mas nao adora, e deito-lhe sempre um bocado das 2 raçoes! :D e ele nao se queixa!

Ah e hoje chega a nova contratação, para fazer companhia a este! Desde que o outro morreu este já nao tem com quem brincar anda meio em baixo!
 
Tá visto que o teu gato é bastante sensivel ao nível do estomago... :eek:

O Gabriel adora patê, que come de 2 em 2 dias... wiskas saquetas ainda não experimentei mas de certeza que vai tudo de gás :D

Mete sensivel nisso...é o que dá pergar num gato ao colo e já não o podes deixar ficar!!

Tambem tenho um bixo desses cá em casa, ja tive 2, 1 morreu infelizmente de acidente! Mas entretanto, gatos adultos a melhor comida é seca, sempre, as saquetas e patés só fazem mal aos instentinos dos bixos! Isso só para os pequeninos que ainda nao tem força na dentuça para comer! Mal tenham 3 4 messes podem logo começar a dar da seca, mas para jovens, depois de 1 ano e tal de vida já podem dar-lhes daquela normal! Depois exprimentem varios tipos e conseguem reparar de qual é que eles gostam mais! No meu tenho um tipo que ele adora aquilo! Mas é cara entao compro outra que tambem come, mas nao adora, e deito-lhe sempre um bocado das 2 raçoes! :D e ele nao se queixa!

Ah e hoje chega a nova contratação, para fazer companhia a este! Desde que o outro morreu este já nao tem com quem brincar anda meio em baixo!

A comida seca é sempre melhor em qualquer faze da vida dos gatos. Há várias marcas de comida para gatos que disponibilizam comida seca para todas as idades.

Infelizmente, não me posso dar ao luxo de ter mais uns gatitos ca em casa (apartamento) mas bem queria.... pode ser que um dia pegue em outro ao colo e já não o possa deixar!!! :D
 
Back
Top