Binarios de aperto Audi A3 8p 1.6 Tdi

boas pessoal, tenho andado a pesquisar e como não encontrei nada de concreto que me esclarecesse a 100% resolvi abrir este tópico,
a minha questão e qual e o binário correto de aperto do bujão do óleo do motor 1.6 tdi ?
e se e necessário ou aconselhável a cada substituição de óleo substituir o bujão do cárter

cumps
 
boas pessoal, tenho andado a pesquisar e como não encontrei nada de concreto que me esclarecesse a 100% resolvi abrir este tópico,
a minha questão e qual e o binário correto de aperto do bujão do óleo do motor 1.6 tdi ?
e se e necessário ou aconselhável a cada substituição de óleo substituir o bujão do cárter

cumps

Respondendo à segunda questão, na marca mudam sempre, por isso creio que é aconselhável a sua substituição aquando da mudança de óleo.
 
Já apertei milhentas vezes sem medir. Sem problemas. Aproveito o mesmo parafuso 2 a 3 vezes. Nunca tive qualquer fuga. Inspeciono sempre é o estado da anilha em cobre. Não precisas comprar outro parafuso do Carter se não quiseres. Basta que substituas a anilha em cobre por uma nova. A mesma ao apertar, esmigalha e sela por completo bujão.
 
Já apertei milhentas vezes sem medir. Sem problemas. Aproveito o mesmo parafuso 2 a 3 vezes. Nunca tive qualquer fuga. Inspeciono sempre é o estado da anilha em cobre. Não precisas comprar outro parafuso do Carter se não quiseres. Basta que substituas a anilha em cobre por uma nova. A mesma ao apertar, esmigalha e sela por completo bujão.

mas eu pergunto mais isto e porque o bujão do meu carro não tem anilha de cobre, o próprio bujão tem uma anilha de alumínio que não da para sair, será que o ultimo que lhe trocou o óleo não colocou a anilha de cobre?
e como tenho chaves calibradas se soube-se os NM sempre e uma garantia
 
Last edited:
Então mete a anilha e siga. Jáo parafuso veda bem, a anilha é ssegurança. Binário de aperto deixa lá isso, que não estás a apertar nada xpto
 
Back
Top