binario de aperto cubo traseiro

Lembrem-se que por vezes apertar parafusos não tem sempre que ter ciencia por trás..

Como a fabrica faz nao sei..o que sei.. é que a maneira de apertar os cubos traseiros foi dito.. binarios de aperto aí.. é estar a estragar rolamentos..

Ha tanta coisa manual nas fabricas.. mas tanta coisa que voces não têm noção!

E sinceramente, consigo ver um gajo a apertar aquilo e a ver a folga na roda sim.. com as luvinhas brancas e tal eheheh
 
Last edited:
E uma chave dinanometrica nao é manual??

oh tá bem.. mas qd digo manuel é tipo ser mesmo a pessoa a usar a tecnica de ver folgas e afins.. as chaves de aperto que as fabricas têm duvido que sejam manuais... são mecanizadas para determinado trabalho. trabalhos em serie sabes como é.. a maquina X só aperta a parte X do carro.. o resto será outra maquina qqr..

Possivelmente esse aperto mude face ao tipo de rolamento.. rolamento X com 100nm de aperto secalhar roda melhor do que o rolamento Y com apenas 80nm.. pa.. foi como disse.. ha situações que temos que meter a lógica á frente da ciencia.
 
É verdade Danny, há com cada coisa no manual, eu pessoalmente gosto de procurar sempre os binários de aperto, mas ás vezes não temos a ferramenta nem o espaço apropriado e tem que ser a "olho".
 
Não há nada mais lógico do que a ciência...

Eu duvido muito que não exista um binário recomendado...mas adiante.

Não cometas o erro de apertar até esmagar...vais apertando e vais vendo a folga, quando estiver sem folga está porreiro :)

- - - - - - - - - -

É verdade Danny, há com cada coisa no manual, eu pessoalmente gosto de procurar sempre os binários de aperto, mas ás vezes não temos a ferramenta nem o espaço apropriado e tem que ser a "olho".

Claro que quando não se tem a ferramenta usa-se a inteligência e a lógica (onde se insere a ciencia) e faz-se o melhor que se sabe...
 
Não há nada mais lógico do que a ciência...

Eu duvido muito que não exista um binário recomendado...mas adiante.

Não cometas o erro de apertar até esmagar...vais apertando e vais vendo a folga, quando estiver sem folga está porreiro :)

- - - - - - - - - -



Claro que quando não se tem a ferramenta usa-se a inteligência e a lógica (onde se insere a ciencia) e faz-se o melhor que se sabe...

Não existe mesmo, se o manual de serviço não tem não deve haver mesmo, o pior RMM é quando se apanha aqueles "mecanicos" que fazem tudo a olho, no outro dia ouvi um dizer que para apertar a tampa das válvulas era apertar até deixar de perder :lol:
 
POIS.. tb ha esses azebruns sim.. ja tenho apanhado rodas apertadas que meu Deus.. Eu acredito que tudo tenha um binário de aperto.. mas tb temos que ser sensiveis e perceber o que estamos a fazer.. por ex.. uma purga de bomba de travão diz para ser apertada com 6nm.. ou seja.. é dificil arranjares uma chave dinamometrica que tenha 6nm.. e eu pergunto.. uma purga é um parafuso.. que apertado é estanque e desapertado deixa passar oleo.. Será realmente necessário usar uma chave a 6nm.. Não.. não é... e aí aplica-se essa expressão.. apertas até deixar de verter. LOL

uma tampa de valvulas eu pessoalmente n uso uma chave dinamometrica.. porque lá está.. qd fazes uma coisa.. tens a lógica na cabeça.. e sabes o que estás a fazer ao apertar o parafuso.. estás a esmagar uma junta de borracha.. e essa junta para estancar o oleo tem que ser esmagada.. a unica coisa que faço é apertar parafusos nas pontas... primeiro aconchego-os todos um da esquerda e depois um da direita.. outro da esquerda e outro da direita.. e no fim é que aperto tudo. na mesma ordem.

isto porque é apenas a tampa das valvulas.. uma cabeça de motor é diferente.. aliás muito diferente.. tem binários de aperto e tem graus posteriores a esse binario de aperto.. até porque houve um engenheiro bem pago, que mediu tudo muito bem.. e aí sim.. não é a olho.. ha muitas variações de calor e de pressao numa cabeça.

Tudo depende do que estejas a fazer.. eu n aperto as rodas a dinamometro.. n aperto nada a dinamometro.. a nao ser estas situações de algum cuidado.. que não é de todo o caso do cubo. Se deixares o cubo desapertado a roda tem folga.. se deixares demasiado apertado a roda fica presa e com o calor que a roda vai gerar, vai aquecer a lubrificação toda dos rolamentos, manda-la para a rua e gripar o rolamento. Logo, lixo. tens o freio que te segura a porca.. mesmo que a porca esteja pouco apertada, nunca sai, nunca te salta uma roda.. nunca nada..

essa situação de um rolamento n gosta de ser apertado é muito errada.. um rolamento nao tem um chip de memoria.. é uma peça mecanica.. que vai ter o seu tempo util de vida.. se ele se estragou depois de um reaperto.. das 2 umas.. ou ja nao estava bom e estragou-se, como se iria estragar se n tivesse sido apertado.. ou o aperto foi tanto que aconteceu o que disse em cima e acabou por estragar o rolamento.

Qd falo em ciencia digo que a mecanica, não tem assim nenhuma ciencia.. nao é um modulo de um abs em que se algo n estiver bem nao funciona.. a Mecânica bruta por assim dizer.. é apenas apertar parafusos.. com cabeça naturalmente.. mas o uso consecutivo de uma chave dinamometrica.. para alem de ser absurdo, não é necessario..
 
Back
Top