Bíblia - Audi A4 B5

Boas grandes audistas. Iniciei este tópico com o objectivo do pessoal partilhar opiniões/experiências acerca deste modelo. Podem ser debatidos vários temas, como por exemplo:

- Problemas comuns que costumam dar;
- Médias que conseguem fazer;
- "Manhas";
- Modificações que se tornam numa mais valia;
- Manutenção;
- Entre muitos outros.

No fundo tudo acerca deste modelo que permita, a quem não o conhece muito bem (como é o meu caso), obter mais informações acerca do mesmo. Penso que seja uma mais valia para a comunidade, visto todos os dias aprendermos coisas novas uns com os outros.

Se for necessário devem referir em algum caso o motor a que se referem, ano do carro, modelo (Avant, Sedan), entre outras coisas.

Caso haja muita afluência e o tópico se torne produtivo, se a administração assim o entender até pode ser tornado Fixo, quem sabe.


Venham daí esses posts,
Abraços!
 
Como criador do tópico vou tomar a iniciativa de começar a "falar" da minha própria (e pouca) experiência. A carrinha em questão (podem ver na minha assinatura) é de um familiar mas sou eu que ando com ela.

Até à data, pelo que sei, a carrinha teve 2 problemas. Um deles foi uma avaria no turbo, em que ainda foi gasto algum dinheiro mas tudo se resolveu, na altura ainda não andava com ela por isso não sei grandes pormenores.

Recentemente teve outro pequeno problema, ao qual já me disseram que é um "problema crónico" deste modelo. A mola do manípulo de abertura da porta do lado do condutor partiu-se e o Switch foi à vida, o que origina alguns problemas de luzes no interior. Ex: Luz do tejadilho a piscar e luz dos pedais e da porta quando aberta não acendem sequer.


Em termos de manutenção até agora é o normal. Óleos, filtros, recentemente calços de trás (153400KM), aos 170000KM lá terá que ser correia/bomba de àgua, etc.

Ainda não efectuei nenhuma modificação na carrinha em termos estéticos, está toda de origem (Alta, Jantes 16" e tal)...

Em termos de motor tem uma Reprogramação da Centralina para ~140CV, nada de mais.

Quanto a consumos não posso ser preciso pois não tenho CB, mas estou contente até à data.


Abraços
 
B5 1.8T AEB 1996 ->210000Km
comprei-o com 120mil kms

-> velas OEM aos 120mil kms
-> velas NGK platina aos 140mil kms e 2 bobines BERU
-> mais 2 bobines aos 155mil kms e um jogo de velas NGK Iridium
-> kit de distribuição aos 155mil kms
-> kit de braços de suspensão meyle aos 155mil kms
-> amplificador de sinal de bobines aos 160mil kms
-> discos e pastilhas de travão na frente aos 185mil kms e novo fluido de travões DOT 4.1 em todo o circuito..
-> pastilhas de travão atrás e conjunto de 4 rolamentos FAG aos 195mil kms

fora tudo isso, só levou mudas de oleo 5W40 de 15 em 15mil kms até aos 205mil kms, desde aí leva 10W40
filtros de óleo e ar em todas as mudas e filtro de habitaculo muda sim, muda não...

problemas/manuntenção em todos os B5, para mim são os braços de suspensão, no caso dos AEB são as bobines que ao ser de má qualidade dão de si, bem como as velas..
mas desde que meti a combinação de bobines BERU e Velas de Iridium, já rola á 55mil kms sem qualquer problema (o sintoma era soluços constantes das 1000 ás 4000rpm)

fora isso, nada fora do normal...


as portas desafinam, mas sem facilidade; o compressor de vacuo do fecho central avaria na parte electronica; os CB passam-se com o tempo e perdem linhas; o climatronik perde os contactos com os display's mas dá para reparar; têm infiltrações de água no habitaculo tipicamente pelos escoadores do tecto de abrir ou pelos que estão debaixo da bateria; normalmente também têm fugas pela junta da bomba de direcção assistida; e os compressores do AC tendem em gripar...


que me lembre.. acho que é tudo :p


ADORO OS B5!!!! :D
 
B5 1.9tdi afn
-comprei-o em 2006 com 160 000 km
-190 000 km reparação na bomba injectora devido a uma fuga de gasóleo;
-200 000 km kit completo de braços de suspensão "oxo"
-207 000 km substituição da caixa de direcção;
-240 000 alternador, poli e tensores das correias de acessórios ,radiador e termoventilador novos
-250 000 mudança de correia de distribuição
-280 000 sem sresses últimamente
 
Retirado do meu Projecto:


Revisões/Manutenção - Alemanha - (Assistido na Audi):

- até aos 90.000kms, levou sempre os "Consumíveis" necessários (oleos, filtros, discos, calços...)
- Rev. dos 90.000kms (88.593kms) - ver Scan de 2ª via da Factura "editada":
th_factura-90.jpg

_________________________________________________

Revisões/Manutenção - Portugal:

- Óleo + 4 Filtros (Midas)
- Óleo + 4 Filtros (Precision)
- Óleo Travões (Midas)
- Óleo + 4 Filtros (Bosch Car Service)
- Óleo + Filtro (Bosch Car Service)
- Revisão dos 180.000kms (171.907kms) - ver Scan de da Factura "editada":
th_rev180000kmsALT.jpg

_________________________________________________

Avarias/Problemas/Acidentes:

- Bateria Nova na semana que chegou
- Foles Transmissão (Direito + Esquerdo)
- 1 Ponteira Transmissão Direito
- MAF BOSCH Nova
- Pintar Capôt + Xokes (picado das A.E. Alemãs)
- Xokes S4 OEM atrás (menina deu "encosto")
- Sensor Temperatura Motor (G62)
- Sensor Temperatura A/C (G89)
- Foles Transmissão (Direito + Esquerdo)
- Polie Alternador + 2 Rolamentos
- Fecho da Mala NOVO (acusava "mala aberta" no CB)
- Bomba de Vacuo (Fecho-Central) "Reparada"
- Bateria Nova (Bosch 80amp)
- Vidro Pára-Brisas OEM Novo (estalou)

_________________________________________________

Caracteristicas Técnicas + MODS:

Marca:

- Audi

Modelo:

- A4 B5 Sport Avant 01/2001 (re-styling)

Cor:

- Preto "Pérola" (Paint Code 4Z/Z9W - Ebony Black Pearlescent).

Motor e Transmissão:

- 1.9 Tdi - AJM (PD) 115cvs (285nm) "caixa de 5"
- c/ REPRO a 154,3ps_330nms@MAHA na Caixa_Man.@00002 (powered by PRODETAIL)
th_repro_1.jpg
- c/ REPRO a 169,3ps_370nms@MAHA na Caixa_Auto.@00001 (powered by PRODETAIL)
th_repro_2.jpg

Chassis:

- Molas Eibach_Pro (rebaixado 30mm á Frente e 25mm atrás)
- Amortecedores OEM Sport (Sachs)

Travões:

- Discos Zimmermann Perfurados/Ventilados á Frente (OEM 288mm)
- Discos OEM a Trás (245mm)
- Pastilhas Textar (Frente/Trás)
- ESP

Jantes/Pneus:

- Jantes A8 em 17" com Mabor Sport Jet II 225/45/ZR17 94W (powered by PRODETAIL)

Exterior:

- Barras Tejadilho Alum. Escovado OEM
- Frisos Cromados nos Vidros OEM
- Grelha Inferior Xokes Frente "tipo B6"
- Friso Cromado na Mala "tipo A6"
- Dupla Ponteira em Inox
- Xokes Traseiro OEM S4
- Antena Shark
- Xenon Médios H7 6000ºk 35w (powered by PRODETAIL)
- Lâmpadas Branquinhas "6000ºk Xenon Look" nos Máximos (powered by PRODETAIL)
- Mínimos em LEDS (powered by PRODETAIL)
- Luzes de Matrícula em LEDS (powered by PRODETAIL)
- Lâmpadas Branquinhas "6000ºk Xenon Look" nos Farois de Nevoeiro á Frente (powered by PRODETAIL)
- 2º Farol de Nevoeiro atrás (powered by PRODETAIL)
- Módulo "Coming/Leaving Home" (c/ 20segs) ligado aos 4 Farois de Nevoeiro (montagem powered by PRODETAIL)
- Espelhos pintados em Alum. Matte (powered by PRODETAIL)
- Película LEGAL (homologado no DUA) a 20% nos 5 Vidros Traseiros (powered by PRODETAIL)
- Escovas Bosch_Aerotwin
- Front_Lip_Spoiler@Leon_CUPRA (powered by PRODETAIL)

Interior:

- Bancos OEM Sport c/ Reg. Lombar Electrico e Aquecidos
- Cadeira Grupo 0 "Creatis Bebé Confort" em Pink @mariana
- Cadeira Grupo 1,2 "Rodi XR Maxi-Cosi" em Black @martim
- Manete de Velocidades "S-Line" em Pele Perfurada
- Volante Sport/TT forrado a Pele Perfurada com Airbag_TT (powered by PRODETAIL)
- CB "completo" OEM
- Luzes de "Cortesia" (pés + portas) OEM
- Aros Cromados no Quadrante (powered by PRODETAIL)
- Winter_Mode: ON (tapetes de borracha 4 + 1 (mala) )
- LEDS@ Plafonier_frente (luzes leitura + cortesia), plafonier_meio (luzes leitura), plafonier mala, pés e porta-luvas (powered by PRODETAIL)

Audio:

- RNS-E com Can-Bus a bombar SEM emulador + full_info@LCD_quadrante (montagem powered by PRODETAIL)
- DVD_RNS-E_2009 (powered by STronic)
- SUB@ "Alpine SWS-1041" de 200W_RMS (montagem powered by PRODETAIL)
- AMP@ "Magnat Phantom 2000" de 1x 300W_RMS (montagem powered by PRODETAIL)

Security:

- Alarme "Bloqueador/Localizador Anti-Carjacking" via GPS (powered by PRODETAIL)

_________________________________________________

complete_specs@minha_B5

th_ajm_specs2.jpg th_ajm_specs1.jpg th_ajm_specs4.jpg th_ajm_specs5.jpg

th_ajm_specs6.jpg th_ajm_specs7.jpg th_ajm_specs8.jpg th_ajm_specs9.jpg

Tem neste momento 180.100kms.

Penso que está aí o essencial.
 
Pode-se dizer que sabe o historial todinho daquilo que tem, o que a meu ver é bom...

Está interessante.
 
sendo este tópico dedicado inteiramente as B5, coloco aqui uma questão...

a vosso ver qual o setup ideal para a suspenção da B5 avant? deem a vossa opiniao e preços... atençao, nao quero ficar com nenhum jipe, mas tb para mto duro já tenho!

thanks
 
sendo este tópico dedicado inteiramente as B5, coloco aqui uma questão...

a vosso ver qual o setup ideal para a suspenção da B5 avant? deem a vossa opiniao e preços... atençao, nao quero ficar com nenhum jipe, mas tb para mto duro já tenho!

thanks

Isso acho que dependerá um pouco do que pretendes. Há quem prefira estética a conforto e vice-versa. A minha por exemplo está com toda a parte de suspensão de origem, sendo uma Confortline deves imaginar que esteticamente não é das mais bonitas que se vê, mas está como eu quero... Talvez daqui a uns tempos mude.

Abraço
 
Back
Top