berlingo acelera sozinha, etc !!!?

boas a todos

para não criar este topico na zona audis.... peço aqui a ajuda de quem tiver umas luzes disto ...
tenho uma berlingo 1.9D de 2002, ultimamente tenho tido um problema que é o seguinte ... quando o gasóleo está a chegar perto da reserva, a carrinha acelera e perde aceleração sozinha, por vezes desliga-se e tenho dificuldades em por a trabalhar novamente, etc ...
em relação ao acelerar sozinha é do tipo .. estou parado no transito ao relantim, e do nada começa a acelerar até as 3000 rpm por exemplo ... como também de um momento para o outro se desliga .. e mesmo em condução, eu mantenho o acelerador certinho e ela por vezes aumenta de aceleração sozinha como sinto-a a abrandar ... já me aconteceu deixar a carrinha estacionada numa rua ligeiramente inclinada (com a frente para cima) e depois não a conseguir por a trabalhar ... isto tudo se o deposito estiver perto da reserva ... se o deposito tiver uma quantidade generosa de combustível, o problema praticamente não existe ...
qual deverá ser a causa disto ?!
o tubo dentro do deposito que se moveu ?!
sistema de injecção ?!
há uns tempos atrás eu emprestei a carrinha a um primo meu e ele meteu gasolina em vez de gasóleo, será que os efeitos disso estão a aparecer agora ?!
quais as vossas opiniões ?!

desde já agradeço as ajudas

cumprimentos
 
Em principio é problemas de alimentação,pode ter lixo na rede do chupador do deposito,o chupador pode estar com algum problema e não chegar bem ao fundo do deposito bem como também pode ter problemas no filtro de gásoleo,sujidade ou entrada de ar
 
A mim parece-me mais entrada de ar no circuito de gasóleo. tive um ax que fazia precisamente o mesmo. ao ralentim acelerava feito doido e reparei que passavam bolhas de ar nos tubos de alimentação da bomba. descobri a fuga, resolvia e até hoje, impek
 
Boas amigo,
Isso pode ser inumeras situações, como o filtro de gasóleo, bomba de baixa pressão que tanto funciona como não(isto quando ele vai abaixo e não pega) O relanti pode ser uma valvula que controla o relanti que está marada. O melhor é passar na Filinto Mota (Pinto Bessa) que isso resolve-se.
Abraço.
 
Boas amigo,
Isso pode ser inumeras situações, como o filtro de gasóleo, bomba de baixa pressão que tanto funciona como não(isto quando ele vai abaixo e não pega) O relanti pode ser uma valvula que controla o relanti que está marada. O melhor é passar na Filinto Mota (Pinto Bessa) que isso resolve-se.
Abraço.
Berlingo 1.9D não tem bomba de baixa pressão e não tem valvula de control de ralenti,o ralenti é regulado mecanicamente pela bomba injectora assim como a trasfega de combustivel do deposito para a bomba injectora é feito pela propria bomba,se fosse uma HDi é que tinha bomba de baixa pressão eletrica que essas sim ás vezes deixam o pessoal a pé
 
Embora os sintomas fossem difrentes deixo aqui o que aconteceu com o meu saxo 1.5d
Ha umas semanas reparei que estava a verter gasoleo, levou tubos de gasoleo novos e o problema persistia, custava a pegar,
e a frio falhava devido ao ar no sistema, por isso acho pouco provavel que o ar no sistema provoque essa acelaracao, mas
como nao sou expert tambem nao contesto, apenas falo da minha experiencia com o meu Limao :D avante, depois de mudar tubos
filtros e mais alguma coisa o mecanico descobriu uma valvula no apoio do filtro do gasoleo (parte metalica por cima do filtro onde o mesmo enrosca)
tirou e aquilo tinha 2 Orings e um estava ressequido, substitui-se e ficou resolvido.
Mas no teu caso parece um problema diferente
 
Embora os sintomas fossem difrentes deixo aqui o que aconteceu com o meu saxo 1.5d
Ha umas semanas reparei que estava a verter gasoleo, levou tubos de gasoleo novos e o problema persistia, custava a pegar,
e a frio falhava devido ao ar no sistema, por isso acho pouco provavel que o ar no sistema provoque essa acelaracao, mas
como nao sou expert tambem nao contesto, apenas falo da minha experiencia com o meu Limao :D avante, depois de mudar tubos
filtros e mais alguma coisa o mecanico descobriu uma valvula no apoio do filtro do gasoleo (parte metalica por cima do filtro onde o mesmo enrosca)
tirou e aquilo tinha 2 Orings e um estava ressequido, substitui-se e ficou resolvido.
Mas no teu caso parece um problema diferente

era mesmo isso que o meu tinha.... mas com a entrada de ar acelerava sozinho....
 
Se for esse o caso entao passo a explicar como encontrar essa valvula:

1o Procura o filtro de gasoleo

2o No suporte metalico onde o filtro enrosca, (supostamente o suporte fica por cima e o filtro enrosca por baixo), na face virada para o tabelier, procura um orificio redondo
com cerca de 1,5cm de diametro,passa os dedos para ver se ha fuga de gasoelo e depois com um alicate de pontas sacas a mola de trancar (aquelas molas com 2 orelhas
que nao me lembro do nome :D )

3o Com o mesmo alicate puxas a valvula de plastico toda para fora, mas com cuidado porque e de plastico, estao montados 2 Orings um atras
e um a frente mais pequeno

4o Verifica o estado dos Orings, ve se algum esta estalado, ressequido ou muito rijo, o ideal e trocar os dois

E possivel que quando o tenque baixa para a reserva a pressao reduza e esta valvula deixe passar ar e faca das suas...

Tentar nao custa, espero que ajude
 
Esses oringues que o vitor faria fala são o "prato do dia",já troquei centenas deles,pode ser por aí a entrada de ar mas no caso dos oringues o que mais ancontece é o circuito desferrar depois de estar parado umas horas e não voltar a pegar ou pegar com dificuldade,neste caso como falha em andamento quando tem pouco combustivel aponto mais para problemas no abastecimento do deposito á bomba,ainda há 2 semanas fiz um trabalho igual numa carrinha igual,tinha lixo na rede do chupador e quando tinha pouco combustivel começava a falhar até que acabou por parar sem combustivel na bomba estando o deposito ainda a 1/4.Depois de limpo ficou resolvido
 
Pois relamente este carro nao tem bomba de baixa pressão, queria me referir á boia de ve estar com lixo. No caso do relanti afirmo que este carro possui uma valvula na bomba que regula o relanti, e essa mesma alvula deve estar com problemas, mas isso tambem é facil de resolver.
 
Eu tenho uma clio 1.9d e mim acontece o mesmo. penso que seja normal ja que o gasoleo esta a chegar ao fim. no meu acontece principalmente quando esta na resrava e faço uma curva..
 
Por acaso ja ouvi falar numa tal valvula de passo ou coisa assim, portanto valvula de passo de baixa pressao e valvula de passo de alta pressao nos citroens, sera esse o problema?
 
Por acaso ja ouvi falar numa tal valvula de passo ou coisa assim, portanto valvula de passo de baixa pressao e valvula de passo de alta pressao nos citroens, sera esse o problema?
esse passo é o actuador passo-passo que controla o ar de ralenti mas nos motores a gasolina.
Quanto á valvula que se fala deve ser a que acelera o motor enquanto está frio
 
Pronto :D chegando aqui nao posso ajudar mais porque nao tenho conhecimento para tal... boa sorte com isso entao

O ideal era arranjar alguem com o cabo ELM para sacar os erros do motor e apaga-los
 
Back
Top