Bateria

Achas mesmo que a maior parte dos componentes extras de que falas gastam bateria????
Xénon, só no inicio, depois é poupança. Direção electrica é pouco, pois o motor electrico tem hidráulico. Sensores, led e afins, são coisas económicas em consumo e todos os carros os tem.
Agora um motor de arranque sim, gasta muita corrente. E o rapaz não referiu o equipamento.
Se gel é melhor? Sem duvida.
Se compensa? Isso depende de muita coisa.

Óbvio que o motor de arranque é o que mais bateria gasta. Contudo, só gasta no arranque, ao passo que o resto consome consecutiva e acumuladamente. Se fizeres uma viagem de 50 km a usar os componentes todos que mencionei, o que gastaste no motor de arranque não é um terço do que gastas de bateria no resto, ainda que cada um individualmente consuma pouco. Mas isto acontece com qualquer carro, claro...
 
Óbvio que o motor de arranque é o que mais bateria gasta. Contudo, só gasta no arranque, ao passo que o resto consome consecutiva e acumuladamente. Se fizeres uma viagem de 50 km a usar os componentes todos que mencionei, o que gastaste no motor de arranque não é um terço do que gastas de bateria no resto, ainda que cada um individualmente consuma pouco. Mas isto acontece com qualquer carro, claro...
Errado, em viagem gasta zero bateria. Quem alimenta é o alternador.
 
Olha que a minha A6 tem essas paneleirices todas, e a bateria original dela não era de Gel(e posso ir confirmar que ainda a tenho), e agora está la uma que supostamente é de descarga lenta (Para carros com Start&Stop) e também não é de Gel...e o carro não se queixa... (se fossem de gel vinha la escrito "AGM" e não traziam as tampas para acrescentar a agua)
O problema nestes carros (Todos os carro que tenham o "BEM" Battery Energy Management) é que assim que a bateria baixa dos 12 volts, as vezes começa logo a atrofiar o sistema todo...
Supostamente o BEM até tem de ser codificado cada vez que se troca a bateria (Se bem que se a coisa for bem feita nem é necessário)
Até te digo que tenho aqui em casa um carro cujo a bateria original (Bateria normal) aguentou uns valentes 13 anos...mas no dia que berrou...foi de vez, nem avisou.
 
Errado, em viagem gasta zero bateria. Quem alimenta é o alternador.
O alternador alimenta a bateria que, por sua vez, alimenta os componentes do carro.
Consegues por um carro a trabalhar e fazer uma viagem (enquanto houver bateria) sem alternador. Mas não consegues fazer o mesmo sem bateria.
 
Last edited:
O alternador alimenta a bateria, não alimenta os componentes do carro.
Se o dizes. Mas verifica bem o que dizes.

- - - - - - - - - -

Se calhar se com o motor a trabalhar retirares um borne, o mesmo continua como se nada fosse. Mas sou apenas um ignorante a falar... :D
 
Se o dizes. Mas verifica bem o que dizes.

- - - - - - - - - -

Se calhar se com o motor a trabalhar retirares um borne, o mesmo continua como se nada fosse. Mas sou apenas um ignorante a falar... :D
Infelizmente já o fiz...
No meu velhinho A3, fiquei sem alternador em plena Vasco da Gama a caminho do Algarve. Entrou em curto... Desliguei-lhe a ficha e continuei viagem até ao Algarve. Com motor a trabalhar, faróis, rádio, escovas, tudo...
Se lhe tirasse a bateria, não o punha a trabalhar sequer. E se a desligasse com o motor a trabalhar, o motor não ia abaixo, apenas não iria consequir ligar mais nada que fosse elétrico...
Mas isto também sou eu que também só cá vim ver a bola.
 
Pois. Vieste mesmo ver a bola.

- - - - - - - - - -

A bateria so serve para arranque, pre aquecimento, ligacao inicial das ecu e componentes, e memorizacao do quadrante, relogio e afins. Depois destes desgastes todos, a bateria recebe nova recarga do alternador que debita mais corrente inicialmente e vai estabilizando depois de atingir a carga maxima. Entretanto alimenta tudo no carro, mantendo a corrente constante e voltagem.
Eventualmente, a bateria serve de ''almofada'' para picos de.corrente ou descargas repentinas e nada mais.

- - - - - - - - - -

Mal terminas uma viagem, por a bateria apenas estar a receber carga, a mesma está 100% recarregada e pronta para o proximo arranque.
 
Pois. Vieste mesmo ver a bola.

- - - - - - - - - -

A bateria so serve para arranque, pre aquecimento, ligacao inicial das ecu e componentes, e memorizacao do quadrante, relogio e afins. Depois destes desgastes todos, a bateria recebe nova recarga do alternador que debita mais corrente inicialmente e vai estabilizando depois de atingir a carga maxima. Entretanto alimenta tudo no carro, mantendo a corrente constante e voltagem.
Eventualmente, a bateria serve de ''almofada'' para picos de.corrente ou descargas repentinas e nada mais.

- - - - - - - - - -

Mal terminas uma viagem, por a bateria apenas estar a receber carga, a mesma está 100% recarregada e pronta para o proximo arranque.
Olha, confesso que até fui experimentar.
Não experinentei na A4, que a bateria é na mala debaixo do pneu suplente e, provavelmente iria desconfigurar alguma coisa...
MAs experimentei num Civic de 94 que aqui tenhp. Pus a trabalhar, desliguei-lhe o borne(-) da bateria e depois o (+). E não é que o motor foi abaixo... Como explicas isto então? O alternador não tem mais que 3 anos e nem apanha humidades.
 
Olha, é uma da manha, vou dormir que isto nao é uma escolinha.
Motores a gasolina tem a bobine de igniçao de velas, coisa que nao aco.tece no diesel que nao usa velas de ignicao. Vai a net e pesquisa. Sempre aprendes algo.
 
Olha, é uma da manha, vou dormir que isto nao é uma escolinha.
Motores a gasolina tem a bobine de igniçao de velas, coisa que nao aco.tece no diesel que nao usa velas de ignicao. Vai a net e pesquisa. Sempre aprendes algo.
Até aqui bastava o alternador com o carro a trabalhar... Agora já é porque é a gasolina porque usa bobine...
Afinal não é assim tão linear como dizias.
Da próxima vez que eu comentar num tópico qualquer, faz-me um favor: Não me respondas. Já é o segundo assunto que me desmentes e depois andas com subterfúgios nas conversas. Obrigado.
 
Entao nao estamos a falar do carro do rapaz?
Nao é um topico sobre a duvida na bateria e start/stop?
Aqui nao misturo coisas. Neste caso, é exactamente como expliquei.

- - - - - - - - - -

Depois como outro user disse e bem, nem todas as baterias de descarga lenta sao de gel. As amperagens é que convem que sejam correctas.
 
Entao nao estamos a falar do carro do rapaz?
Nao é um topico sobre a duvida na bateria e start/stop?
Aqui nao misturo coisas. Neste caso, é exactamente como expliquei.

- - - - - - - - - -

Depois como outro user disse e bem, nem todas as baterias de descarga lenta sao de gel. As amperagens é que convem que sejam correctas.
Agora já estamos a falar do carro do rapaz outra vez??? Ok...
Sim, é um tópico sobre bateria (sem referir se o motor é a gasolina ou diesel)
A dada altura dizes-me que com motor a tabalhar, gasta ZERO bateria e a alimentação é do alternador.
Já exemplifiquei e até fui experimentar e conclui que afinal não tinhas razão. Eu se calhar também não tenho 100% razão, mas tu não tens de certeza. Se queres admitir isso ou não, é contigo. Só te ficava bem, mas como já não é a 1ª vez que o fazes, não me causa muita admiração. E, para ser sincero, pouco ou nada me transtorna. Não simpatizo mesmo nada com pessoas cuja humildade ficou no ventre da mãe, como tal fico-me por aqui neste diálogo contigo, na esperança de que não haja outro.
Boas Festas.
 
Podes medir .. chega no máximo 14.5vlts a bateria.. tive cá uma skoda superb com esse problema... Até ver nada apontar já vai 3 anos..... Sempre que liga o carro " o condutor " desliga o sistema..... É de salientar que este skoda é fogareiro...

e5b91f43b8a44fbca2625927475900d2.jpg


Motor 1.6 cayc diesel...

Enviado do meu T06 através de Tapatalk
 
Last edited:
Agora já estamos a falar do carro do rapaz outra vez??? Ok...
Sim, é um tópico sobre bateria (sem referir se o motor é a gasolina ou diesel)
A dada altura dizes-me que com motor a tabalhar, gasta ZERO bateria e a alimentação é do alternador.
Já exemplifiquei e até fui experimentar e conclui que afinal não tinhas razão. Eu se calhar também não tenho 100% razão, mas tu não tens de certeza. Se queres admitir isso ou não, é contigo. Só te ficava bem, mas como já não é a 1ª vez que o fazes, não me causa muita admiração. E, para ser sincero, pouco ou nada me transtorna. Não simpatizo mesmo nada com pessoas cuja humildade ficou no ventre da mãe, como tal fico-me por aqui neste diálogo contigo, na esperança de que não haja outro.
Boas Festas.
Nao digas barbaridades.
Ja disse que tens a explicaçao na net.
A energia produzida pelo alternador é que alimenta os componentes do carro, para que a bateria fique sempre com a carga maxima. Vai a net em vez de emplicar.
E o rapaz tem um a3 igual ao meu 2.0tdi

 
Last edited by a moderator:
Back
Top