bateria com valor voltagem baixa !

boas, ando com uma esquezitice no meu argolas! comprei uma bateria varta silver 72ah nova e passado uns 6 meses começou a pegar com menos rotação, e vi que tinha valores voltagem baixos tipo 12.30 até 11.90 quando em repouso, em carga andamento 14.4volts e amperes 30/40 de entrega normal para repor arranque, consumo com carro desligado 0.5 amperes hora nornal.
trocado a bateria por outra nova vejo que passado pouco tempo está com mesmos sintomas !
vag com não tem erros, tudo normal apenas a bateria perde carga e muita cerca de 0.5 volts numa noite é muito para um consumo residual de apenas 0.5 amp.hora, perdiria 5 amperes numa noite o que não fazia baixar tanto os volts !
testei alternador carrega bem ! amperes e volts valores normais , bateria varta não são de dar chatices muito menos duas seguidas !

vou fazer um ultimo teste, carregar a bateria e desligar-la do carro uma noite e ver quanto perde sem nada ligado .
de resto não tenho mais explicação para as baterias se descarregarem !
ideias ?
 
Com que periodicidade conduzes a carrinha? quanto tempo a carrinha fica a funcionar por dia? Pode estar a precisar de uma carga completa devido a andar sempre em meias cargar ou menos até...

Com esses consumos em standby a parte do carro em principio está tudo bem, o problema estará centrado na bateria, ou esta estar a receber cargas muito curtas apenas que não a carregam a 100%

Uma bateria para carregar a 100% após uma descarga forte tem que receber uma carga de pelo menos 10horas para voltar a 100%

Para quem anda muito com o carro não tem problemas porque a bateria tem muitos periodos a carregar e mantém se sempre com uma boa carga...
 
O problema são esses 0.5A é muito para consumo residual, se fores a ver são a volta de 6W sempre a consumir.
Deves ter alguma coisa a consumir, um alarme ou radio mal montado.

Penso que o normal de consumos residuais são abaixo dos 0.1A, ou seja a baixo dos 100mA, já medi carros com apenas 40mA(até menos), como vês 500mA é muito. ;)

Numas contas rápidas esses 0.5A durante umas 10h, dão 5A no total, ou seja 60W consumidos, o que equivale a 1h de máximos ligados, o teu problema é o consumo não as baterias.
 
1 hora de máximos ligados são 120W.

E para uma bateria de 70 ou 80Ah esses 5A durante a noite não deveriam afetar nada o arranque do carro. Se bem o zerocool tem razão, o consumo normal anda em roda dos 100 a 200mA(0.1 a 0.2A) se bem que há carros com menos eletronica que ainda consomem menos...

Se mediste isso com uma pinça amperimetrica o valor lido também pode estar mal, é preciso por a zeros ás vezes...
 
1 hora de máximos ligados são 120W.

E para uma bateria de 70 ou 80Ah esses 5A durante a noite não deveriam afetar nada o arranque do carro. Se bem o zerocool tem razão, o consumo normal anda em roda dos 100 a 200mA(0.1 a 0.2A) se bem que há carros com menos eletronica que ainda consomem menos...

Se mediste isso com uma pinça amperimetrica o valor lido também pode estar mal, é preciso por a zeros ás vezes...
boas, eu não acho que os 0.5/0.4 +- de consumo, que não media assim tão miticulosamente, seja o problema pois apenas descarregava nem 10% bateria o que nem se notava no valor ou seja se uma bateria carregado é por volta dos 12.70 (carregada ) 12.25 (50%) portanto os 5 amperes não pode ser a diferença entre totalmente carregada e meia carga ! acho eu e pelas contas não é possivel.
o que suspeito é que o alternador não debite toda a energia que devia, porque em mais testes reparei que o valor da voltagem pouco passa dos 14.05 (multimetro aferido )talvez essa diferença até aos 14.40 seja o mal ou então não consegue o valor de 14.40 por a bateria estar com problemas!
vou mais por ai e não por comsumos em desligado.
a bateria mal desligo o carro passa logo de 14.05 para 12.40 mesmo que faça uma viagem de 50kms .
não queria reclamar mais uma bateria sem ter razão !
obrigado pelas ajudas até agora .
 
Para começar a bateria em termos de % de carga não podes ver pela tensão, pois isso não é assim tão linear... de qualquer forma tens razão ao dizer que não seria pelos 5A que ia fazer o problema.

E os 14.05 está bom, pois a bateria com 13.8V carrega a 100%. Os meus carros estão também é á volta dos 14V /14.1V a carga e nunca tive problemas. E se dizes que mediste 30 a 40A de carga a bateria está descarregada, pois o normal é não ultrapassar uns 20A.

Se a bateria passa logo para uma tensão muito baixa mal paras o carro então ou tens mais consumo que esses 0.5A naquela hora ou então é problema na bateria...

E temos que perceber outra coisa, se fazes os 50Km em meia hora e a bateria está a carregar a 10Ah (sim, pois embora no inicio chegue a esses 30A, começa a baixar para valores abaixo dos 10A), só enfiaste 5A na bateria nessa viagem, e se só fazes essa viagem por dia e ela descarrega 5A durante a noite andas sempre na mesma...

Dai ter falado também que a bateria com carga baixa deve carregar no minimo umas 10horas, depois verifica se continua igual.

Essas baterias que falas são com manutenção ou seladas? Á quantos anos não estariam arrumadas no armazém da loja onde compraste...
 
1 hora de máximos ligados são 120W.

Pois os máximos são duas lâmpadas, queria dizer uma lâmpada. :p


lplacido: Os 14.40 só costuma ir a esse valor quando a bateria esta com pouca carga, depois baixa para perto dos 14V que é a chamada trickle charge(carga de manutenção).

Essas descargas todos os dias para valores a volta dos 12.2V só fazem mal a bateria e estas a mata-la lentamente.
Como o Vitor_Ponte está a dizer se com as viagens que fazes já não metes a bateria a 100% e depois ainda leva com uma descarga lenta pior.

Eu continuo apostar que a descarga da bateria é o problema, instalas-te alguma coisa recentemente?
 
Pois os máximos são duas lâmpadas, queria dizer uma lâmpada. :p


lplacido: Os 14.40 só costuma ir a esse valor quando a bateria esta com pouca carga, depois baixa para perto dos 14V que é a chamada trickle charge(carga de manutenção).

Essas descargas todos os dias para valores a volta dos 12.2V só fazem mal a bateria e estas a mata-la lentamente.
Como o Vitor_Ponte está a dizer se com as viagens que fazes já não metes a bateria a 100% e depois ainda leva com uma descarga lenta pior.

Eu continuo apostar que a descarga da bateria é o problema, instalas-te alguma coisa recentemente?


bem vamos lá aver uma coisa, neste meio tempo fui fazer um teste na loja onde comprei a varta e deu assim o teste:
linha carga boa
capacidade bateria 720 amperes
teste pico de descarga 10.60 ou seja bom
a unica coisa que está baixo é voltagem em repouso !

vou tirar a bateria do carro e carrega-la totalmente e depois sem a usar vou vereficar se a tensão baixa como é hábito .
depois carrego novamente e faço uma descarga de 0.5 amp durante 10 horas e vejo se leva o que gastou ou mais ( tenho carregador computurizado para todos os tipos elementos pb ,mh,nicd, lipo,etc para os aviões aeromodelismo no meu caso e permite ver quando colocamos em miliamperes , volts, etc dentro da bateria )
no carro com outra de emprestimo vou ver se acontece o mesmo que com esta !

depois logo vejo o que acontece .......
espero ter a solução !
abraço e obrigado pelas ajudas !
 
Não te esqueças depois de colocar os resultados aqui, pois poderá ser util saber o resultado para outras pessoas que possam aparecer aqui com problema semelhante...
 
boas já tenho alguns dados :
a bateria que está no carro de emprestimo regista valores 12.60/80 carro parado a em carga 14.10 por ai mas cai a voltagem bem mais devagar tipo 13.90.....até ficar nos 12,60/80 é que é bom !
a bateria Varta é esta

depois noteste desta varta

vemos no carregador/descarregador o seguinte :

primeiro linha de cima os minutos de descarga 618 minutos e ao lado os miliamperes descarregados 4125 miliamperes (4,1amp)
linha de baixo 0.41 amperes de descarga e ao lado voltgem final 12.299 volts
ou seja no inicio do teste a bateria tinha 12.70

com isto não resta dúvida que a bateria está avariada , o que é estranho duas vartas novas avariadas mas.....

ja uzo varta a dez/quinze anos e nunca comprei nenhuma se bem que baterias de origem !



mas fiz mais umas medições

arranque do motor consome +- 100amperes 3/4 segundos
a bateria tem 750 amperes pico durante 30 segundos
ou seja cada arranque gasta 7 vezes menos e 10 vezes menos em tempo
ou seja cada arranque gasta ém media uns 5% bateria por ai o que o alternador repôe bem rapidamente, aliásfaço este percurso há 20 anos sempre com carros vag e nunca tive qualquer problema de bateria descarregar por andar pouco .

a conclusão que chego é que hoje cada vez mais o bem, por ser mais caro que outro semelhante
nada tem a ver com qualidade !

mas pronto gostava de saber a verdade destas baterias varta, pois podem estar em armazem á muito... ou simplesmente uma serie economica que não vale nada! o que hoje se pratica muito nas boas marcas!

ou seja se eu não fizer todo este trabalho de casa se calhar tinha de comer e calar o que não é apropiado masmo que seja uma dupla reclamação !

espero que sirva para algo esta investigação.

abraço
 
Last edited:
Esse carregador para carregar essa bateria por completo leva cerca de 20h. Deixaste a fazer uma carga completa antes do teste?

Pelo menos já estamos a chegar a algumas conclusões :)
 
boas depois de uns dias com uma bateria usada até só de 680 amperes pico uma energizer a voltagem está sempre dentro dos 12.60/80 volts o que quer dizer que a bateria está boa (esta de empréstimo)...
mas por acaso o quadrante de vez em quando falhava o conta kms, agora já vi que tinha a ver com a voltagem baixa da bateria pois com esta nunca mais fez isso.
ás vezes estas pequenas anomalias até têm explicação simples, mas lá esta alguma vez desconfiava de uma bateria nova Varta !
avariada.
agora só estou há espera de mais uma bateria varta e nova mas feita recentemente, pois já vi que as que tive não deviam ser frescas.
abraço
 
......

Dai ter falado também que a bateria com carga baixa deve carregar no minimo umas 10horas, depois verifica se continua igual.

Essas baterias que falas são com manutenção ou seladas? Á quantos anos não estariam arrumadas no armazém da loja onde compraste...

Já tinha mencionado isso aqui ;)

Ainda bem que pelo menos chegaste ao problema e á partida estás resolvido dessa situação. É sempre mais uma coisa que outros utilizadores podem averiguar quando passarem por situações semelhantes.
 
Back
Top