Barulho estranho em baixas rotações

Boas, pessoal.

Venho aqui pedir a vossa ajuda para tentar identificar um problema na minha a4 b5 avant, 110cv:
Há uns meses apareceu - me um barulho, de repente que na altura me parecia uma fuga de pressão num tubo da admissão.
Quando acelerava por volta das 1800 a 2000 rpm e em subidas ouvia uma espécie de bufar e como já tinha acontecido antes ter tubos rotos, pensei ser esse o problema. Já verifiquei e não encontro sinais de fuga e cada vez o barulho aumenta sendo que agora já faz sempre que abuso do acelerador. Se acelerar muito suavemente, o carro não se queixa.
Na altura levei a um mecânico que sem sequer "olhar" me disse ser o bimassa...
Acontece que eu andei mais de 2 anos num golf com o bimassa nas couves e os sintomas não tinham nada a haver: fazia um barulho de peças soltas que parava ou atenua a quando se calcava a embraiagem e em andamento não se notava grandes ruídos. Na minha a4 o barulho do motor não se altera quando calco a embraiagem e o barulho assemelha-se a um bufar misturado com um roçar metálico.
Não sinto perda de rendimento e de vez em quando sinto mais vibração ao ralenti e outras vezes o carro está normal.
Para piorar as coisas o meu mecânico habitual reformou-se é agora não tenho ninguém de confiança para ver isto.
Já desconfiei de algum apoio do motor ou caixa, mas não vejo nem sei confirmar se estão bons ou não.
Alguém já passou por algo semelhante ou tem uma ideia do que posso verificar para mandar reparar a causa?
Eu sei que o conhecimento se paga e eu também gosto de ganhar pelo meu trabalho, mas não queria meter o carro assim nas mãos de alguém que vai começar a substituir peças atrás de peças até resolver.
Desculpem o testamento e obrigado pela paciência de lerem isto tudo. É um bem haja a todos e boas curvas
 
Às vezes a preguiça é do piorio.
Nada que uma pesquisa rápida não tenha esclarecido. Amanhã vou saca-lo e testar. Depois posto o resultado
 
Pois, acredito não consigas ver... Por vezes um buraco do tamanho duma agulha, com a pressão gerada pelo turbo, o buraco espande no mínimo 10x mais.
Aconteceu a um amigo que tinha um A3 8l, foi naquele tubo em L na parte superior.
Mas pode acontecer e qualquer tubo...
 
Se depois quiseres, ligamos o vagcom nisso e vemos isso a ver se se descobre algo
Se não te importares, combinamos isso.
Embora ache que não é mesmo uma fuga. Aponto mais para apoios nas lonas, na melhor das hipóteses.

Ao bocado tive de sair com o carro e noto que quando vai em esforço a fazer a dita chinfrineira, se calcar ligeiramente a embraiagem sinto uma vibração. E pensei bem no que estava a ouvir, parece um roçar metálico. Mas não sinto que passe para o chassis, como acontece por exemplo com as pancadas dos braços de direcção que estão nas lonas. Acabei por não conseguir desmontar nada hoje para testar fugas...
 
Se não te importares, combinamos isso.
Embora ache que não é mesmo uma fuga. Aponto mais para apoios nas lonas, na melhor das hipóteses.

Ao bocado tive de sair com o carro e noto que quando vai em esforço a fazer a dita chinfrineira, se calcar ligeiramente a embraiagem sinto uma vibração. E pensei bem no que estava a ouvir, parece um roçar metálico. Mas não sinto que passe para o chassis, como acontece por exemplo com as pancadas dos braços de direcção que estão nas lonas. Acabei por não conseguir desmontar nada hoje para testar fugas...
Então talvez sábado ou noutro dia.
Depois combinamos por PM
 
Se não te importares, combinamos isso.
Embora ache que não é mesmo uma fuga. Aponto mais para apoios nas lonas, na melhor das hipóteses.

Ao bocado tive de sair com o carro e noto que quando vai em esforço a fazer a dita chinfrineira, se calcar ligeiramente a embraiagem sinto uma vibração. E pensei bem no que estava a ouvir, parece um roçar metálico. Mas não sinto que passe para o chassis, como acontece por exemplo com as pancadas dos braços de direcção que estão nas lonas. Acabei por não conseguir desmontar nada hoje para testar fugas...

Boas amigo
Eu acho que estás com o mesmo problema que eu.
Só que o meu é o 90cv.
Os sintomas é na mesma faixa de rotações, um vibrar estúpido do motor acompanhado de barulho grosseiro. Mas sempre em subidas.
A puxar em plano nota se só um pouco.

Detetei isto passado um tempo de ter comprado o carro á dois anos e pouco, mas nunca me preocupei muito, geralmente tenho uma condução calma.
 
Boas amigo
Eu acho que estás com o mesmo problema que eu.
Só que o meu é o 90cv.
Os sintomas é na mesma faixa de rotações, um vibrar estúpido do motor acompanhado de barulho grosseiro. Mas sempre em subidas.
A puxar em plano nota se só um pouco.

Detetei isto passado um tempo de ter comprado o carro á dois anos e pouco, mas nunca me preocupei muito, geralmente tenho uma condução calma.
E não entra em safe mode?
 
Não, é primeira vez que falo neste problema...
Nunca preocupei muito, porque tenho um condução calma...
Ainda andei pensar um tempo no assunto, e cheguei a pensar que fosse alguma transmissão empenada, mas para isso tinha que fazer mesmo passando as 2900 rotações e depois já deixa de fazer.
Em sempre entre aquela faixa de rotações, ou seja também é naquela faixa que o turbo está com maior pressão...
Por isso pode ser um tubo que esteja mesmo furado, ou egr...
 
Back
Top