Boas amigos,
Sou possuidor de uma B7 PD170 (2007) desde 2010 e agora com 183000Km, que desde há uns meses para cá a sinto anémica.
Tendo o VCDS 18.9 e fazendo um auto-scan nao regista nenhum erro. Lá me decidi a ir fazer um teste de potencia ao MAHA da TechDynamics na sexta passada. Sairam 143,3 cavalos e 318,5Nm; muito abaixo do esperado (até os técnicos ficaram a pensar que era uma B7 de 140, mas prontamente confirmada como sendo de 170 pelo código do motor na chapa presente na torre e pelo livrete). Desiludido com os valores, mas confortado que as minhas impressões estavam corroboradas num gráfico muito linear.
Como nao tenho erros de VCDS; fui há procura de valores do malfadado filtro de partículas que ainda é de origem. Deu me um valor de 70.18 para Particle Filter Carbon Mass; ou seja, do que entretanto li o DPF está para la de morto e enterrado, já que valores acima de 60 a ECU nao deixa regenerar.
Pergunto eu, pode um filtro de partículas colmatado e moribundo introduzir uma perda tao grande e linear que me tira 30Cavalos ao motor? Existira alguma proteção na gestão do motor? Ou a sobrepressão no filtro é tao grande que baixa a pressão do turbo a todo o regime? Estou meio banzádo com um grafico tão escorrido e linear mas a faltar 30CV.
Leitura do filtro de particulas pelo VCDS:
Abaixo deixo o gráfico de potencia:
Obrigado pela ajuda desde já;
sforma
Sou possuidor de uma B7 PD170 (2007) desde 2010 e agora com 183000Km, que desde há uns meses para cá a sinto anémica.
Tendo o VCDS 18.9 e fazendo um auto-scan nao regista nenhum erro. Lá me decidi a ir fazer um teste de potencia ao MAHA da TechDynamics na sexta passada. Sairam 143,3 cavalos e 318,5Nm; muito abaixo do esperado (até os técnicos ficaram a pensar que era uma B7 de 140, mas prontamente confirmada como sendo de 170 pelo código do motor na chapa presente na torre e pelo livrete). Desiludido com os valores, mas confortado que as minhas impressões estavam corroboradas num gráfico muito linear.
Como nao tenho erros de VCDS; fui há procura de valores do malfadado filtro de partículas que ainda é de origem. Deu me um valor de 70.18 para Particle Filter Carbon Mass; ou seja, do que entretanto li o DPF está para la de morto e enterrado, já que valores acima de 60 a ECU nao deixa regenerar.
Pergunto eu, pode um filtro de partículas colmatado e moribundo introduzir uma perda tao grande e linear que me tira 30Cavalos ao motor? Existira alguma proteção na gestão do motor? Ou a sobrepressão no filtro é tao grande que baixa a pressão do turbo a todo o regime? Estou meio banzádo com um grafico tão escorrido e linear mas a faltar 30CV.
Leitura do filtro de particulas pelo VCDS:

Abaixo deixo o gráfico de potencia:

Obrigado pela ajuda desde já;
sforma