B6 Quattro tump.. tump.. tump.. ao virar e no arranque. Salvem o carro da prensa.

Olá,

Comprei um A4 B6 2.5TDI Quattro, caixa manual, à pouco mais de um ano e sempre fez dois barulhos cuja origem ainda não consegui descobrir. O unico problema em relação aos barulhos é que eu não suporto barulhos com origem desconhecida e estou prestes a meter o carro numa prensa e fazer uma mesa com ele, ou eventualmente corta-lo aos bocadinhos e fazer porta-chaves. ou não...


Os barulhos:
- Com o carro parado, carregado de gente ou então numa subida, arranco devagar e oiço e sinto um barulho que so consigo descrever como tump... tump... tump... tump.. tipo quando se passa nas faixas brancas frisadas nas autoestradas. O barulho desaparece por completo assim que o carro ganha velocidade, tipo 15-20km/h. Os tumps são espaçados. Não interessa se a embraiagem já agarrou, tanto faz depois de prender como antes.

- Com o carro parado, viro o volante completamente para a direita ou esquerda e arranco devagar. Sinto um tump tump tump similar, e se andar sempre as voltas nunca para. O carro ondula lateralmente. Quanto mais o piso agarra pior é o tump.


Não sei se estão relacionados ou se são problemas diferentes.

O que já fiz:
- troquei os braços por um kit completo da Febi
- mudei o cardan junto à roda direita que tinha alguma folga
- os apoios da caixa, diferencial foram vistos, está tudo aparentemente bem.
- com o carro num elevador, pé no travão, primeira metida, largar embraiagem repetidas vezes enquanto alguem por baixo verifica o que sai do sitio ( nada, a transmissão está mesmo apertadinha )
- carro no chao, travão de mão a bloquear as rodas de trás, volante todo virado e arranco. O mesmo tump tump.. isto fiz para garantir que apenas as rodas da frente puxam o carro.
- Os cubos das rodas foram mudados à uns meses. O carro fazia um zumbido e resolveu.
- A direcção está alinhada
- Jante 18, 35 offset ( são as do RS4 B5 ), pneus 235x40 todos com o mesmo desgaste. Sem empenos

O carro tem uma condução espectacular, o barulho parece-me que não tem conseguencias na condução do carro, apenas me afecta a cabeça.


O meu mecanico não dá com a causa. Já não sei o que fazer.
 
2 Bitaites pro ar....
1 - Algum pinhão ou rolamento na caixa de velocidades?
2 - Caixa da Direcção?

Em relação à caixa, penso que se tivesse algum problema era algo de constante. A caixa da direcção nao vejo como pode ter influencia com o carro a arrancar em linha recta, mas é claro, os barulhos podem ter origens diferentes, embora o som seja tão parecido que quero acreditar no contrário.

Hoje vou tentar meter o carro num elevador e ver a caixa da direcção.

Já agora o tump ao virar acontece tambem com o carro em ponto morto ( consigo faze-lo apanhando um pouco de balanço e pressionando a embraiagem quando viro, pelo que pelo menos no tump ao curvar com volante todo virado a caixa não tem influencia.
 
...e rolamentos não pode ser?
Cardan, diferencial?

(Atenção que não sou mecânico, só estou a atirar bitaites)

Não haverá possibilidade de colocar a viatura naquelas passagens tipo linha de inspecção
e andando devagar, haver alguém em baixo que possa ver de onde vem o ruido?
 
Meti o carro no elevador, não é da caixa da direcção.
troquei rodas de 18 para as jantes 16 de série e o problema e o barulho ao virar mantêm-se.
 
resolvi o problema do tump.. tump.. tump..

Quando comprei o carro, à 40000km's atrás, trazia dois pneus bridgestone de um modelo à frente, e outros bridgestone de outro modelo atrás, todos 235/40-18. Quando comprei o carro os pneus tinham pouco desgaste e fiz os tais 40000km com eles. O carro fazia o tal tump desde que o comprei. Na semana passada comprei quatro pneus usados pirelli cinturato P7 245/40-18 e o barulho desapareceu completamente.

A unica coisa que se mantem é o ondular lateral, tipo solavanco, ao andar em circulos num parque de estacionamento com o direcção completamente virada.
 
Olá zarauuu,

os cardans? Dos dois cardans exteriores da frente, o da direita foi trocado. Tinha uma folga muito pequena. O outro não tem folga. Não resolveu. Só restam os cardans interiores, mas para isso é preciso trocar a manga toda pois não se vende à parte. Não foram retiradas para ver se tinham folga mas ao mexer as mangas não aparentam folga da parte de dentro.
 
Boas tardes,

Também sou proprietário de uma Audi A4 2.5 Quattro de 2004, exatamente com os mesmos simptomas..
substitui uma das transmissoões traseiras mas sem sucesso...

Recentemente, quando mandei uma jante para reparar e tive de usar um pneu de jante 16 205/55 no lado do pendura atras notei que o tump tump tump que exemplificas desapareceu ligeiramente, ou seja, já não era tão intenso...

Tens algumas novidades?

Não percebo como é que ao trocares de pneus para uns com mais superfície de piso o problema possa ter desaparecido :S

Abraços
 
Nam sei se vai ajudar, pois a minha B6 é só tração ha frente.
Quando a comprei tb fazia isso na roda quando virava a direção ao máximo.
Teve de se reconstruir a transmiçao de um lado, e ainda levou a junta homocinetica. E ficou bom.
 
Vou ter de verificar, a verdade é que é um problema muito complicado de identificar...
Com o carro no cimo de um elevador, não e consegue verificar o problema, pois é preciso criar algum atrito ou tração para que se consiga ouvir o repelar na transmissão. O meu problema sente-se mais nos bancos de trás e parece me estar relacionado com o eixo traseiro ou então com a ligação entre eixos mas mais atrás.

Não sei por onde começar...

Obrigado
 
transmissoes do lado da caixa, no ar nao faz, como deves saber tens tipo um cardan do lado da caixa tambem com esferas deve ter desgaste/folga interna e faz com que em esforço as esferas saiam do sitio, tive esse problema na numa allroad que tive
 
Back
Top