B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar - RESOLVIDO

Como referi num tópico anterior, a semana passada fiz a instalação num concessionário Audi a mundaça do meu quadrante mono para um a cores.
A versao do meu quadrante a cores é o 930T (dantes era um 930R, mas foi reparado e actualizado para um T).

Quando sai do concessionario verifiquei que estava tudo ok, mas o CC deioxu de funcionar, ou seja ano activava, pensei que na programação do novo quadrante tivesse perdido alguma codificação relativa ao CC.

Depois de ligar ao VAG, verifiquei que estava tudo activo, todos os campos estavam codificados e parametrizados e o respectivo login feito. Voltei a desligar via VAG o CC e voltei a activar e nada, o CC não funciona de maneira nenhuma. Foi testado no VAG que as funcções da manete estão a funcionar e verifica-se que está tudo OK.

Agora ando em pesquisa relativamente a este assunto, pois como foi o caso do MIGSAN em que o velocimetro nao funciona visto a viatura dele ser CAN bus e quadrante ser mais antigo que a Avant dele, logo o sinal da pinagem era diferente.

Mas no meu caso a minha Avant é de 2001 e o quadrante de 2003 (neste caso com o upgrade talvez seja mais recente, mas a Letra T penso que se refere sempre a B6 e nao a B7)

Agora questiona-se se existe alguma relação a nivel de CC e quadrante, ou essa relação só tem a ver a nivel de SMLS. Pois o que era importante para ter CC era a SMLS e nunca tivemos em atenção o respectivo quadrante. O que é certo é que nao funciona!

Será que existe relação de gala ou can bus??? versoes diferentes, outras pinagens, outras codificações???
Se alguem tiver alguma ideia ou conhecimento do assunto se possa manifestar. AGradecia, Obrigado
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Disseste k fizeste a instalação num concessionário Audi, correcto? E n te dão nenhuma solução?
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Faz um auto-scan e coloca aqui os resultados... mesmo que esteja tudo bem.

;)
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

nem partas muito a cabeça com isso, se foi montado numa oficina audi, e saiu a funcionar, chegas lá e olhe isto não trabalha...
eles é que teem de partir a cabeça com isso, e nao deves ter pago pouco por isso...

abraço
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Depois de vários testes e trocas entre os quadrantes para verificar valores via VAG COM. Chego á conclusao que todas as configurações a nivel de CC estão bem feitas, pois trocando para o Quadrante monocromatico tudo funciona, ou seja o CC funciona na perfeição. Muitas opniões diferem a este nivel, firmware danificado, más configurações, talvez o login nao aceite (penso que não porque esta a funcionar com o quadrante antigo), entre outras. Mas vou acreditar e confiar que o quadrante está em perfeita saúde!

Depois de o Miguel Migsan, ter um caso semelhante, sobre a mudança de quadrante em que o velocimentro nao funcionava, ou seja tinha uma carrinha recente e estava a colocar um quadrante anterior, logo o sistema de pinagem para receber o sinal da velocidade era diferente. Agora o caso acho que se inverte, eu tenho um Quadrante versao 930T muito recente e quero colocar numa carrinha de Dez 2001 B6 (Logo o meu quadrante monocromatico é de certeza de 2001)

Fiz alguns scans e coloco aqui para terem uma ideia como as coisas estão, e que se alguma alma gemea tiver uma ideia que se manifeste, pois isto é uma nova situação que nunca nos apareceu!!!

Em primeiro lugar no modulo 01-Engine no canal 06 a velocidade nao aparece, eu estou em andamento o Speed nao se manifesta, logo aqui se tira a conclusao que nunca se consegue activar o CC porque o motor nao esta a receber a velocidade (Mas o velocimetro marca, atenção!)
Também posso salientar que os sensores dos pedais estão a funcionar e oscilam de 0 para 1 estando presionados ou nao!
Em relação á percentagem que aparece do cruise control esta a funcionar e a subir quando o carro esta em andamento.
Em relação ao ultimo valor também se manifesta entre 0 (desligado cruise control) 1 (activado o CC) e por vezes aparece 17 que nao cheguei a conclusao nenhuma (parece-me que foi quando fiz marcha tras!)

01c06.jpg


Coloco tbem outra imagem de dois canais : 06 e 27 onde tbem aparece a velocidade e nao regista nada, pois estou em andamento como podem ver nas rotações do motor.

01c06e27.jpg


Agora coloco um scan no modulo 17 canal 01, onde se pode ver que a velocidade aparece, pois no quadrante tbem regista esta velocidade.

17c01.jpg


Penso que no meu caso, o quadrante antigo recebia a velocidade atraves de gala (acho eu) e estes novos é atraves de CAN. Não sei se estou a falar bem. Ou tenho o quadrante a receber os dois sinais ao mesmo tempo e poderá estar a baralhar (poderá ser!). No caso dos carros mais recentes o Pin5 onde recebe a velocidade nao existe visto ser por CAN!!! Agora nao sei!

Alguma ajuda é sempre importante.
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Realmente é uma situação muito estranha. So arranjando mesmo o esquema eléctrico e tentando trocar fios.
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Não sei se é baboseira ou não....mas quando andei com um quadrante monocromático de 2003 (devido ao belo serviço do meu mecânico) o CC não funcava, entretanto arranjei o quadrante a cores de 2001 ou 2002 (exactamente igual ao que tinha anteriormente na carrinha) e o CC passou a funcar, sem ter mexido em nenhuma configuração...é de salientar que todos os output tests que fazia ao CC com o quadrante monocromático davam como ele a funcar :roll: :roll:
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

rmatos disse:
Não sei se é baboseira ou não....mas quando andei com um quadrante monocromático de 2003 (devido ao belo serviço do meu mecânico) o CC não funcava, entretanto arranjei o quadrante a cores de 2001 ou 2002 (exactamente igual ao que tinha anteriormente na carrinha) e o CC passou a funcar, sem ter mexido em nenhuma configuração...é de salientar que todos os output tests que fazia ao CC com o quadrante monocromático davam como ele a funcar :roll: :roll:

Isso poderá ser tbem uma boa conclusao. Se tens quase a certeza que com o quadrante de 2003 o CC nao funcionava é porque o motor nao estava a receber a velocidade... E quando trocaste ele ficou a funcionar! Então existe aqui alguma coisa que muda a nivel de levar a velocidade ao motor... deve ser de outra forma!
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

rmatos disse:
Não sei se é baboseira ou não....mas quando andei com um quadrante monocromático de 2003 (devido ao belo serviço do meu mecânico) o CC não funcava, entretanto arranjei o quadrante a cores de 2001 ou 2002 (exactamente igual ao que tinha anteriormente na carrinha) e o CC passou a funcar, sem ter mexido em nenhuma configuração...é de salientar que todos os output tests que fazia ao CC com o quadrante monocromático davam como ele a funcar :roll: :roll:

O relato do Rmatos vem apoiar aquilo que te disse... até estive para ligar hoje a ele pois sabia que ele tinha feito por um tempo essa troca (carrinha anterior a 2003 com um quadrante superior a 2003). Tu neste momento tens aí um conflito de sinais de velocidade... é a situação oposta à minha quando mudei o quadrante... saca lá o pin5 da ficha e vê lá se não fica a funcionar... :p
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

migsan disse:
O relato do Rmatos vem apoiar aquilo que te disse... até estive para ligar hoje a ele pois sabia que ele tinha feito por um tempo essa troca (carrinha anterior a 2003 com um quadrante superior a 2003). Tu neste momento tens aí um conflito de sinais de velocidade... é a situação oposta à minha quando mudei o quadrante... saca lá o pin5 da ficha e vê lá se não fica a funcionar... :p

Amanha vou tratar disso e logo comunico!!!! Espero que sim! O Quadrante esta a receber a duplicar de dois sitios!
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Pois bem! Hoje tive a tarefa de retirar o tal pino 5 da Ficha verde do Quadrande, aquele pino onde recebe a velocidade.

Conclusões: Apesar de ter retirado este pino 5 o velocimetro continua a funcionar pois já se tinha concluido que os quadrantes mais recentes recebiam velocidade atraves de CAN.
Mas não resolveu o meu problema, pois o CC control nao activa e no modulo do motor a ECU nao recebe a velocidade.

Por curiosidade montei o quadrante antigo monocromatico de 2001 e claro o velocimetro nao mexe, pois este quadrante recebe a velocidade atraves do pino 5, e por consequencia nao activa o CC.

De facto o que está a faltar é a velocidade na ECU, no motor, pois nesse canal a velocidade está sempre a zero!

Irei colocar fotos da ficha verde com os respectivos pinos ligados de um lado e do outro.
 
Re: B6 - Mudança de Quadrante - CC deixou de Funcionar

Como mencionei em post anterior aqui estão as 2 fotos da pinagem da ficha verde do quadrante.

18032009.jpg


18032009001.jpg


O scan irei colocar em breve
 
Back
Top