Citroen Ax ten...

Vamos la então abrir o topico desta "espécie de carro e de projecto"

Encontrei então aquele que vai ser alvo das minhas brincadeiras, e possivelmente carro de dia a dia.

É um TEN de 93, 3 portas, branquinho, com 119 mil km nas mãos de 2 donas (não sei se isto vai-se revelar bom ou mau...LOL)

Começei por montar o unico extra que ja tinha comprado para o outro, um volante do GTi, mas a historia de amor começou mal, secalhar pensava que isto era a A4 e quando precisei de travar a sério, dei-lhe logo um chapadão de frente contra uma prima bem grande (citroen jumpy) :-D

Depois do mal feito paciencia, a unica coisa a fazer é aproveitar os tempos livres, mete-lo na garagem quando posso e com a ajuda dum colega de trabalho bate-chapa endireita-lo.

Neste momento está com a frente já toda direitinha, tambem foi so o capot, guarda-lamas e os sitios onde prendem os suportes/afinadores dos farois, e enquanto não chegam as peças novas, está com as peças velhas so encostadas no sitio pra não parecer tão mal.

Bem, chega de testamento, vou ter tempo de falar mais e mostrar mais, pra ficam as fotos do interior como está a precisar duma limpeza como talvez nunca tenha levado nos seus 17 anos de vida, e do exterior já depois do toque, nem tive tempo pa tirar fotos dele inteiro como o comprei...LOL

Caracteristicas Tecnicas:

Marca
Citrôen

Modelo
Ax Ten

Mês / Ano
09 / 1993

Motor / Transmissão
954cc / 50cv

Côr / Pintura
Branco sujo

Chassi
3 Portas

Travões
OEM nem sei a medida...lol

Jantes / Pneus
Belissimas Jantes de Ferro com o Tampão da Ordem
Pneus Ressequidos 145/70 R13

Exterior:
Espelhos Manuais
Pintura Baça
Parachoques á cor do Carro
Vidros Coloridos

Interior:
Velocimetro e Relogio Analógico.....e funcionar tudo já não é mau
2 Vidros Manuais
Fecho Centralizado Não Existe
Airbags....pra quê???
Volante 2 Braços
Plafonier

Audio
Rádio cd Blaupunkt Hanoover 2000cd
Colunas OEM só atrás

Data da Compra 30-01-2010:

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

quadrante.jpg

Volante.jpg

Mods Efectuadas:

Exterior:
Parachoques Frente GTi
Spoiler Mala GTi
Grelha AX ultima geração
Farois e Piscas Novos
Escova Traseira Removida
Farois nevoeiro OEM

Interior:
Volante 3 Braços GTi
Manete Mudanças GTi
Forras Portas GTi

Ligação ao Solo:

Motor:
20€ S/chumbo 95

Material em Casa Por Montar:
Jantes 14 GT/Sport
Caixa 5 Velocidades 11 TRE

Actualmente:
Fotos brevemente...
 
Last edited:
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

:twisted::twisted:Ai esta a bela da maquina

Um desses já me desenrascou e muitooooo !!! :palmas:

Força nisso.


abraço
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

Trabalhinho de hoje, montar a manete do GTi:

Manete%20GTi.jpg


Depois a continuação da reconstrução:

acidente.jpg


acidente1.jpg


acidente2.jpg


acidente3.jpg


acidente4.jpg


acidente5.jpg


acidente6.jpg


Aos poucos endireita-se... ;)
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

Looool ó Jorge só tu pra me fazeres rir. Agora é que vai ser esse AX vai fazer historia :p :p :p. É um carro porreiro pros Track Days :D
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

olha um projecto dum AX...conheço esse carro tão bem e que saudades que eu tenho...do meu GTI ainda tenho lá "restos" em casa..

agora ideias po projecto, muito simples:
kit completo gti, parachoques frontal (o traseiro é igual), abas de guarda lamas, embaladeiras e aileron. Como é obvio terias que cortar a chapa nos guarda lamas traseiros. Podes colocar tb a grelha frontal do AX mais recente, é bem mais bonita. Uma mod simples e que fica bem é pintar a grelha superior (atrás do capô) de preto brilhante, fica bem acredita. Rebaixa o carro, coloca discos frontais e traseiros do saxo cup (com 4 furos para umas jantes de jeito). Quanto às jantes não ponhas mais que 14. 7 de largura hehe.. sei que o pneu homologado é 165/65 14 mas esticadinho fica muito bem em jante 7".

Outra opção sao as jantes minilite em 7X13", na furação ford (4x108 ) que tb dá em citroên...

desculpa o testamento mas eu adoro esse carro e um bom projecto pode ser muito bem o que descrevi em cima ;)
abraço
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

Looool ó Jorge só tu pra me fazeres rir. Agora é que vai ser esse AX vai fazer historia :p :p :p. É um carro porreiro pros Track Days :D

Eu avisei que não estava a brincar...:D

e vai mais um parA a lista :D

Este fica de certeza porque o dinheiro que me dão por isto, mais vale mesmo fazer um Trackday com ele até derreter o motor em pista.:p

que bala.... :palmas: :palmas:

pra fazer historia neste era meter o motor do GTI... :assobio: :assobio:

isso è so 4 velocidades????

Por enquanto sim, mas a caixa de 5 dum 11TRE já cá está pra montar em casa.;)

Do GTi não digo, como este já é de injecção tenho de estudar bem como é de cabelagens, centralinas etc, mas é possivel que venha pra cá um do GT.

olha um projecto dum AX...conheço esse carro tão bem e que saudades que eu tenho...do meu GTI ainda tenho lá "restos" em casa..

agora ideias po projecto, muito simples:
kit completo gti, parachoques frontal (o traseiro é igual), abas de guarda lamas, embaladeiras e aileron. Como é obvio terias que cortar a chapa nos guarda lamas traseiros. Podes colocar tb a grelha frontal do AX mais recente, é bem mais bonita. Uma mod simples e que fica bem é pintar a grelha superior (atrás do capô) de preto brilhante, fica bem acredita. Rebaixa o carro, coloca discos frontais e traseiros do saxo cup (com 4 furos para umas jantes de jeito). Quanto às jantes não ponhas mais que 14. 7 de largura hehe.. sei que o pneu homologado é 165/65 14 mas esticadinho fica muito bem em jante 7".

Outra opção sao as jantes minilite em 7X13", na furação ford (4x108 ) que tb dá em citroên...

desculpa o testamento mas eu adoro esse carro e um bom projecto pode ser muito bem o que descrevi em cima ;)
abraço

Manda-me uma PM com o que tens aí de restos em casa, quem sabe tens alguma coisa que me possa fazer falta.
Quanto as mods, o que falaste está tudo na calha, mas cada coisa a seu tempo, pra ir fazendo com calma, o bom que isto tem é que o preço das peças é quase sempre uma anedota.:p
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

Desculpa o OUT
Mas já foi anunciado o dono da tua ex-carrinha?? é que disses.te que continuava aqui á mesma e não vi nada ainda :roll:
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? LOL

e um RNS-E nisso???

:lol: :lol:

boa sorte com o canhão ;)
 
Re: AX TEN...palavras pra que???

Fotos dum spoiler do GTi que andava perdido numa sucata:

Imagem000.jpg


Aproveitei e retirei a escova traseira, não gosto de ver:

Imagem008.jpg
 
Last edited:
Re: AX TEN...palavras pra que??? Spoiler Mala montado

eu tenho uma coisa a dizer: como ja li varias vezes em diversos lados.."cada um de nós vem á terra com uma missão..." e cá para mim a missão deste senhor (TDI...) é comprar carros transforma-los e vende-los..!!!! olha que o parque automovel em portugal ainda é grandito...LOOOL
continua!!
 
Re: AX TEN...palavras pra que??? Spoiler Mala montado

Finalmente o parachoques no sitio e já com farois de nevoeiro:

acidente7.jpg


E a Grelha nova:

acidente8.jpg


acidente9.jpg


Tá quase direito, falta só arranjar um capot direito e se conseguir arranjar um guarda lamas branco original melhor.
Este da concorrencia deixa muitas folgas por tirar, por muito que se tente acertar.
 
Back
Top