Avisos de ABS, ESP e Travões acesos

Boas,
O meu A4 (2006, 2.0 tdi 143cv) acendeu o aviso de "travões gastos". Mecânico, tudo bem, pastilhas ok, desligaram-se sensores um a um para ver se acontecia algo. Nada, acendia sempre, mas só quando se vira o volante para a esquerda.
Revisão estava já feita, por isso, deixou-se ficar assim até porque os travões estavam impec e esperava-se pela próxima revisão para perderem mais tempo a tentar descobrir. O mecânico desocnfiava de ser um fio descarnado ou algum mau contacto. Foi à máquina e tudo estava bem. Assinalava o aviso, mas sem indicação de motivo. Checkup travões, tudo ok.
3 meses depois, agora, acenderam as luzes de ABS e controle de tracção (ESP), mas tudo parece estar a funcionar, ou seja, ao arrancar à bruta não derrapa, só ainda não consegui testar o ABS (neste carro, em comparação com o A4 de 1997 o ABS entra muito mais tarde, só mesmo em situação extrema, talvez pelo sistema de travagem ser melhor (?!?!?), não sei). Isto aconteceu ontem à noite e esta manhã na vinda para a labuta.
O carro liga ok, nada acende, arranca, anda na pureza e só quando faço a primeira curva à esquerda é que as luzes acendem em simultâneo e ficam fixas acesas...
Antes de ir outra vez ao mecânico (que não é Audi, mas generalista, mas de grande confiança) queria saber se alguém tem alguma ideia ou já ouviu algo semelhante...

Obrigado,

Abc

JC
 
Isso é um cabo dos sensores de esp/abs traçados...
Tens que o ir dobrando a ver se descobres onde e emendar-lo, ou então compras uns novos mas são caros!
 
madlima29: É o indicador de pé. Ainda não foi à máquina. Reparei contudo, aqui há uns dias que o travão de mão, numa inclinação deslizou ligeiramente... mas pelo manual o aviso é só de travão de pé. É uma roda com dois "parentesis"... se me explico bem.

ZuKinha: não tem xenon, tudo original ainda.

A8V8TDI: essa foi a suspeita do mecânico. Esperemos que seja mesmo só isso, uma vez que tudo parece funcionar bem e só ao virar o volante, apenas para a esquerda, as luzes acendem... ao falares de substituição estás a falar de todo o circuito, certo? :'( esperemos que não senão é uma cagada... cara!!!

Obrigado pela ajuda! Só lá devo ir à tarde para ligar à máquina...
 
Se nao tens xenon logo o problema nao é dos balastros. Entao muito possivelmente será A8V8 escreveu.
 
É apenas um cabo que se troca desde a ficha que liga o sensor dos calços até com em cima da suspensão...
A técnica que utilizei no meu carro foi desencaixar o cabo das borrachas de fixação e indo mexer nele até dar o aviso...
De qualquer forma se colocares um cabo de diagnóstico diz-te logo se é desse cabo e inclusivé qual dos cabos está cortado!
 
Obrigado A8V8TDI. Está já no mecânico. Eles realmente fizeram o mesmo comentário. Vão verificar na máquina e ver as ligações, até porque, conseguie experimentar ontem, de facto quando as luzes acendem, tanto o ABS como o ESP, desactivam...
Confirmo a solução, à partida, ao final do dia de hoje.
Obrigado pelo feedback!
 
ia dizer o mesmo que o A8V8TDI, até porque ando com o mesmo problema no meu mercedes depois de retirar e voltar a colocar os amortecedores na última vez que foi à oficina.

é mau contacto num dos cabos, posso fazer uma viagem inteira que não dá erro e depois quando faço uma rotação significativa com o volante lá acende o erro :/
 
RESOLVIDO!!!
Ok, o problema era mesmo fio descarnado, mas acho que ninguém acertou :)
Na roda, explicou o mecânico, existe uma ligação final que une ABS, ESP, Sensor de travão. Essa ligação final permite acompanhar a rotação da roda para também contar a velocidade. O problema foi que a ligação dos cabos de ESP/ABS/SENSOR ao cabo final, perdeu a solda. Isto foi na roda direita, daí, ao virar para o lado esquerdo os sensores disparavam.
Solda feita, teste exaustivo, resolvido. 50€ mão de obra, "menino" lavadinho e pumba que já se mandou para os 220 sem prob nenhum, apertou 3 "S's" seguidos, accionou controle de tracção e ABS sem qualquer problema!!! BACK ON THE ROAD
 
Back
Top