Aviso para quem utiliza cabos can bus

A

artur

Guest
avisovagcangm0.jpg


avisovagcan2lr9.jpg



na 1ª imagem , onde diz K1 OK e K2 OK , já me deparei a testar em alguns carros , que por vezes aparece + 12 V ou - 12 V . Depois de alguma pesquisa sobre o que poderia ser , ao que parece pela explicação da ross tech , é causada por radios aftermaker ( realmente depois de ler isto , lembrei me que em comum todos os carros que me aconteceu isto , tinham radios aftermaker ) .

Por norma , quando esta situação acontece , ao tentar fazer se leituras nas viaturas ( qualquer uma delas , mesmo até modulo a modulo ) o cabo desconfigura .....

Pelo menos comigo aconteceu e optei então por deixar aqui o aviso , para que tomem isso em consideração e salvaguardar o cabo ;)

ps - fica a sugestão , antes de usarem um cabo can num carro onde nunca ligaram , façam sempre o test , apesar de apenas ser necessario faze lo na 1ª utilização
 
no proximo carro que apanhar assim já testo , mas julgo que pela logica , se tirar o fusivel do radio , vai deixar de existir essa suposta passagem de corrente / massa . e como é obvio , irá dar erro no modulo do radio ;)
 
Back
Top