Averbamento no certificado de matrícula

Olá amigos,

Estou com uma grande duvida e não consigo entrar nenhum decreto lei (ou algo do género) que defina o tempo limite (de dias) que o proprietário de um veiculo tem para pedir o averbamento no certificado de matrícula pós a sua aprovação em inspecção extraordinária (categoria B) por aplicação de películas.

No site do IMTT, só consta o seguinte:

Procedimentos:

Apenas podem ser afixadas películas que estejam legível e indelevelmente marcadas com a marca de homologação nacional ou com marca de homologação concedida por outros Estados-Membros e considerada equivalente à marca nacional.

Esta transformação das características do veículo obriga ao seu averbamento no certificado de matrícula, após a sua aprovação em inspecção extraordinária em centro da categoria B.

Taxa: € 150,00

Nada disto é claro, quanto ao tempo que podemos circular com o veiculo até se pedir o averbamento no certificado de matrícula no IMTT.

Abraço
EMiranda
 
Tens que ver a coisa ao contrário...

Não lhes interessa definir dias...

Não podes circular legalmente sem ter a declaração provisória do IMTT enquanto aguardas pelo novo DU...

Podes apanhar multa no trajecto do aplicador ao Centro de Inspecção

Depois de teres a IPO-B feita e validada, podes apanhar multa no trajecto do Centro de inspecção para o IMTT...

Só depois de saires do IMTT com tudo tratado é que já ninguém te pode passar multa nenhuma...

Podem dar voltas e mais voltas que não arranjam decreto nenhum que resolva as coisas de outra maneira...
 
Amigo, e se vires as coisas ao contrario:

Tenho a inspecção feita e aprovada. Agora tenho de ir ao IMTT pedir o averbamento...
Não posso circular com o carro?
O carro tem de sair do IPO-B num reboque? Se não é necessário, posso circular assim durante quantos dias?
Se eu bem sei, mesmo que o carro chumbe, tenho 30 dias para a inspecção. E se não chumbar? Tenho quando tempo para ir ao IMTT? Ou será que tenho de ir de comboio, não vá apanhar um agente de mau humor?

Abc
 
Na altura que eu meti peliculas fiz essa questão no IMTT e as respostas foram as que o Boost mençionou, ou seja até ter o papel do IMTT, posso ser multado a qualquer momento.
 
Claro que podes circular com o carro, cada um age por sua conta e risco.

Volto a dizer...

A lei não te diz quanto dias tens para ires ao imtt depois de teres a IPO-B feita... o que te diz é que tens de ter essa alteração ás caracteristicas do veículo homologada...

Se a interpretação é feita "o carro tem de ir de reboque para o IPO e de reboque para casa" até ires ao IMTT... sim, é mesmo isso que estás sujeito a ouvir de um agente de mau humor.
 
eu andei um ano xD

quando estava para ir de novo a inspecção fui tratar dos papeis .

e é como eles dizem, podem andar o tempo que quiseres a responsabilidade é tua, para todos os efeitos não andas legal.
a inspecção só diz que esta tudo conforme.
 
Vê por outro lado ainda.
Explora a seguinte opção: "Em tudo em que não existir lei definida, cabe ao IMTT ou á entidade competente, legislar, ou decidir, sobre a acção a tomar, em qualquer lacuna na legislação ou decretos em vigor". Aí vão sempre entalar-te.
 
Vê por outro lado ainda.
Explora a seguinte opção: "Em tudo em que não existir lei definida, cabe ao IMTT ou á entidade competente, legislar, ou decidir, sobre a acção a tomar, em qualquer lacuna na legislação ou decretos em vigor". Aí vão sempre entalar-te.

Claro que sim, amigo.
Assim como cabe ao "à entidade competente, legislar, ou decidir, sobre a acção a tomar", também tu tens sempre 15 dias úteis para contestar essa decisão da entidade competente...
Ou seja, em tudo em que não existir uma lei BEM definida, cada um interpreta da sua forma! O que não quer dizer que essa seja a correcta...
 
Após ler isto tudo, questiono:

Se tens disponibilidade (tempo) e dinheiro para aplicar peliculas e efetuar a IPO B, de que estás à espera para ir ao IMTT averbar o DUA?

Perante as dúvidas que tens, já devias era ter lá ido!

Depois queixa-te ;)
 
Após ler isto tudo, questiono:

Se tens disponibilidade (tempo) e dinheiro para aplicar peliculas e efetuar a IPO B, de que estás à espera para ir ao IMTT averbar o DUA?

Perante as dúvidas que tens, já devias era ter lá ido!

Depois queixa-te ;)

Resposta simples:

Porque numa manha instalam-me as películas e vou à inspecção! Quanto para tratar de um simples papel... posso preparar um dia inteiro!

Enfim... esse tipo de pensamento...
 
Resposta simples:

Porque numa manha instalam-me as películas e vou à inspecção! Quanto para tratar de um simples papel... posso preparar um dia inteiro!

Enfim... esse tipo de pensamento...

É preferivel perder 1 dia, do que perder 250€ numa coima.
 
Aqui quem verifica as peliculas é um engenheiro no IMTT, ou seja, quando meti as peliculas fui diretamente ao imtt e lá verificaram as peliculas e deram-me logo a declaração provisoria.

PS: aqui não fazem inspeções tipo B
 
É preferivel perder 1 dia, do que perder 250€ numa coima.

Ai mãe, tanta ignorância... Coima é de 120€!

Aqui quem verifica as peliculas é um engenheiro no IMTT, ou seja, quando meti as peliculas fui diretamente ao imtt e lá verificaram as peliculas e deram-me logo a declaração provisoria.

PS: aqui não fazem inspeções tipo B

Mas Ponta Delgada é outro mundo! :) Nós aqui no continente estamos habituados a levar cacetada por tudo e por nada! E mesmo assim quando chega a altura das eleições vamos para a rua apoiar os srs ministros... lol
 
Last edited:
Enfim... esse tipo de pensamento...

Acho um comentário desnecessário, mas ok...

Mas olha, se apanhares multa e te ficarem com os documentos és capaz de perder bem mais do que um dia...

Tens de ir a nova inspecção B, mais 98€, e tens de ir sem a pelicula colocada senão não te passam o carro, e depois tens de ir ao posto levantar os documentos com a folha da IPO-B... isto se os documentos ainda estiverem no posto, pois salvo erro ao fim de uns dias mandam tudo para o IMTT... e lá tens de ir para o IMTT tratar de mostrar a folha, preencher declarações e salvo erro esperar que te mandem os DU para casa.

Neste trajecto todo, corres o risco de a data limite da guia que te dão para circulares ser ultrapassada e teres de ir ao posto para te emitirem nova guia.


para não falar na multa.. que é a mesma coisa que pegares em 250€ e deitar-lhe o fogo

É o meu tipo de pensamento ;)
 
Ai mãe, tanta ignorância... Coima é de 120€!



Mas Ponta Delgada é outro mundo! :) Nós aqui no continente estamos habituados a levar cacetada por tudo e por nada! E mesmo assim quando chega a altura das eleições vamos para a rua apoiar os srs ministros... lol


As multas são mais baratas para ti?? Tens cartão de desconto?

São 250Eur, alteração às caracteristicas....

Podes fazer o que quiseres, até podes ter o papel da ipo B como já fizeste, enquanto a alteração não estiver do DUA ou num documento oficial que o substitua levas 250Eur...

120Eur é para pneumáticos meu caro....

Boa sorte com esse teu pensamento e vendo pela tua localização és mais rapidamente apanhado do que julgas!!! Logo agora.
 
Back
Top