Auto-Radio Concert Problema Volume

Boas amigos!

Há já alguns tempos que ando com este problema no carro, e, chegou agora a hora de o resolver.

O rádio é o modelo CONCERT, feito pela BLAUPUNKT.

Funciona tudo muito bem, apenas o botão do volume é que fica doido quando aumento ou baixo o som ele fica no maximo ou no minimo.
Nas opções todas funciona bem, dá para meter mais agudos, graves, etc... Sem qualquer problema. Só não me deixa aumentar ou diminuir gradual.
Estranho que em dias de muito calor até funciona bem.

Pelo que já li, isto é um problema comum nestes modelos, até 2002.
Consta-se que é um chip da motorola que ao longo dos anos, depois de levar com calor/frio, passa-se... Ora e a solução é tirar e por um novo.

Decidi tirar o rádio e abrir... Uma vez que já não esta na garantia nem nada... Andei a ver se encontrava a referencia anunciada, mas nada... Não dei com o raio do chip que controla a memória do volume...

Alguem sabe onde é que fica?? Ou se poderá eventualmente ter outra referencia??

Deixo aqui um website com a solução para este assunto, caso exista por ai mais malta com este problema.

http://www.erta.ru/review/chorus-problem_eng.shtml

Sabem de alguma casa na zona de Lisboa que faça este trabalho?? Ou se existe por ai outra maneira??

Abraços
 
Pois.... pelo que sei isso é um "pincel" tenho um amigo que tem um chorus e sambem tem o botão do volume maluco.
 
75€ a reparação?? Isso mais vale comprar um rádio novo e melhor... Com mais uns €uros faz-se a festa.

Peço desde já desculpa de ter aberto este tópico, fui ver e já existem alguns no fórum sobre este assunto, mas muitos não dizem nada em concreto e muitos sem resposta... Vamos lá ver se pelo menos este consegue ter mais informações/soluções ;)

Li por ai que se meter spray WD40 ou daqueles para limpar conectores que é capaz de voltar a funcionar. É uma solução temporaria, uma vez que não vai à "raiz" do problema.... Mas é capaz de ser interessante. Vou testar e depois deixo o meu feedback ;)
 
75€ a reparação?? Isso mais vale comprar um rádio novo e melhor... Com mais uns €uros faz-se a festa.

Peço desde já desculpa de ter aberto este tópico, fui ver e já existem alguns no fórum sobre este assunto, mas muitos não dizem nada em concreto e muitos sem resposta... Vamos lá ver se pelo menos este consegue ter mais informações/soluções ;)

Li por ai que se meter spray WD40 ou daqueles para limpar conectores que é capaz de voltar a funcionar. É uma solução temporaria, uma vez que não vai à "raiz" do problema.... Mas é capaz de ser interessante. Vou testar e depois deixo o meu feedback ;)

posso te dar um feedback previo:
esqueçe o WD40 pois não é um spay especifico para contactos de eletronica. tens o contact 60 que é especifico para eletronica e potenciometros. como leste noutro lado o problema e do microprocessador, eu proprio ja fiz isso e se deres calor ( 200cº) no micro motorola vais ver que o volume trabalha a 100% sem o WD40.

a solução passa por trocar o microprocessador, o mesmo encontras na lituania, já programado por 28€ + 15€ de portes. trocar isso? estação de ar quente... e meia hora de serviço. talvez dai os 75€.

por esse preço compras um radio razoavel, e de MP3. perdes info no CB e comandos de volante se for o caso e o aspecto oem.

se a ultima frase não te faz sentido, compra um radio aftermarket... ficas bem servido.:p
 
Sim realmente já ouvi falar bem do Spray Kontact-Chemie 60 para limpar contactos... Nunca testei, não faço ideia neste caso se resolve o problema temporariamente ou não. Pode ser uma opção a ter em conta!

Realmente já pensei em dar calor ao dito cujo, mas a questão é que não encontrei onde é que ele fica!! Procurei pelo microcontroller da Motorola MC68HC05, e chips/eeprom com a part number 7 646 248 380 / 4B0 035 186, mas também não vi nada.
Ou não procurei bem e esta debaixo da cenazinha das cassetes(não desmontei) ou então tem outra referencia... O que é estranho.

Por acaso não me sabes dizer exactamente onde é que fica o chip em causa??
 
Sim realmente já ouvi falar bem do Spray Kontact-Chemie 60 para limpar contactos... Nunca testei, não faço ideia neste caso se resolve o problema temporariamente ou não. Pode ser uma opção a ter em conta!

Realmente já pensei em dar calor ao dito cujo, mas a questão é que não encontrei onde é que ele fica!! Procurei pelo microcontroller da Motorola MC68HC05, e chips/eeprom com a part number 7 646 248 380 / 4B0 035 186, mas também não vi nada.
Ou não procurei bem e esta debaixo da cenazinha das cassetes(não desmontei) ou então tem outra referencia... O que é estranho.

Por acaso não me sabes dizer exactamente onde é que fica o chip em causa??

Motorola MC68HC05 é mesmo por baixo da cenazinha das cassetes... pode ter outro nome (mascara) e tem 52 pinos.
esqueçe o contact 60, ou verifica por exemplo se ao regular o BASS, TREBLE ou FADER o botão funciona bem?
aposto que funciona :D Só mesmo no volume é que bate mal... e o botão é o mesmo... o problema é do MCU
 
O meu tambem tem exactamente esse problema. No verao é que custuma funcionar se eu rodar o botao com muito cuidado.
E agora o som das colunas de tras anda a falhar, so da quando o radio lhe apetece.

Uma pergunta se eu meter outro radio aftermarket as colunas de traz e o sub funcionam bem?
 
O meu tambem tem exactamente esse problema. No verao é que custuma funcionar se eu rodar o botao com muito cuidado.
E agora o som das colunas de tras anda a falhar, so da quando o radio lhe apetece.

Uma pergunta se eu meter outro radio aftermarket as colunas de traz e o sub funcionam bem?

O funcionar no Verão deve-se ao facto do calor que favorece este problema.
 
tens uma casa no catujal que repara isso.
julgo serem 50 euros ( não sei se tem iva ou não ).
já coloquei anteriormente morada, telefone e site.
 
Bem, estive à volta do rádio hoje novamente e estive a limpar tudo com o spray Kontact 60... Deixei actuar durante um bom bocado, etc... Montei tudo no lugar novamente e esta tudo igual LOL

Portanto, no meu caso não funcionou o dito spray... Mas para outros que tenham o mesmo problema, devem apostar em exprimentar o spray, não custa nada!

ruia4, então tenho que desmontar o motor das cassetes?? Não haverá por ai algum DIY sobre como desmontar isso??
Sim, a afinação de BASS, TREBLE, FADER, etc... Funciona tudo sem problemas!! É mesmo só o volume que bate mal!
Já agora, como é que fizeste para dar calor ao MC68HC05?? Gasolina e isqueiro?? LOL :p

Abrs
 
Bem não percas mais tempo com isso.....

Quando comprei o carro o botão do volume vinha assim... E eu feito urso a pensar ...
Ah e tal desmonto isto, e um bocadinho de kontakt xx isto fica novo.

Depois de investigar percebi que isto era um bug no software dos nossos queridos programadores blaupunkt made in portugal. Mas não interessava se estava quente ou frio. Estava sempre maluco nas mudanças de volume.
Mas mesmo assim barrei massa térmica em cima e dei-lhe calor a ver se seria uma solda a pregar me uma partida. E nanda

Lá gastei 90€ à três anos a mudar o micro. Não tenho estação de ar quente nem sabia onde havia o micro programado.... Mas principalmente não sabia do micro programado senão o resto era simples.

Perfeito....( o tánas, que 90€ foi muito dinheiro )

Á uns meses atrás voltou ao mesmo, mas só frio. Quando aquece lá muda melhor o volume mas mesmo assim ás vezes....

Abri, e kontakt no potenciometro, e nada.
Pensei que era o pot digital que estava maluco e comprei um radio ao Rui para trocar o painel frontal, mas não deu porque um era mais recente que o outro.

De ferro de soldar em punho e suga soldas troquei o potenciómetro e NADA.

Aquela sucata sai de lá directamente para a prateleira, e meto lá um concert 2 ou um chorus 2 porque gosto do look oem . Não gasto nem mais 5 minutos naquele radio.:duhh::duhh::duhh:



Boa sorte com o teu ;)
 
Ya, antes de postar aqui já tinha feito o "teste" para o BASS, FADER, etc... E funciona tudo OK. Só o volume é que esta maluco lol

Já agora, que soluções OEM é que existem para por ali??
 
Ya, antes de postar aqui já tinha feito o "teste" para o BASS, FADER, etc... E funciona tudo OK. Só o volume é que esta maluco lol

Já agora, que soluções OEM é que existem para por ali??

Ja desde o inicio que te disseram que nada tem a ver com o potenciometro lol.
OEM mete concert 2 por exemplo. podes e precisar de um emulador canbus
 
Back
Top