Audi s3 8l com problema no haldex

Boas pessoal
Fui com o meu s3 8l a inspeção no passado mês de Junho e descobri um problema ( e que problema )....chega a parte dos rolos e como é um 4×4 tem que levar uns rolos extra para rodarem as 4 rodas, pois é acontece que as rodas de tras não se mexem (WTF)...nunca tinha notado nada de diferente (também tenho andado quase sempre nas calmas) nem luzes no quadrante...nem barulhos....zero.
Estacionei o carro em casa e fiquei a pensar naquilo....já durante este mês de Julho começa me a acender a luz do controlo de tração sempre que ligo o carro e ao carregar no botão para desligar e ligar a tração a luz apaga voltando a ficar acesa quando desligar e ligar o carro novamente.
Ainda não fui ao mecânico para analizar o problema mas deixo aqui o meu problema para ver as vossas opiniões e se já aconteceu a alguém daqui.
Obrigado
Cumprimentos
 

Anexos

  • 20190721_110644.jpg
    20190721_110644.jpg
    267,9 KB · Visualizações: 17
Haldex, o eixo traseiro só começa a trabalhar quando o dianteiro perde aderência, julgo eu.
Tens trocado o oleo e filtro a isso? Salvo erro e aos 60 mil, mas há quem tenha S3 que a marca recomenda aos 30 mil.
Verifica tambem a centralina do Haldex, podes ter maus contactos.
 
Last edited:
Moralez quando ele entra com as rodas de tras nos rolos lá na IPO e as da frente estão também em cima de rolos tem que ativar as 4 e não o esta a fazer....o óleo sei que já devia ter trocado não pelos 30 ou 60 mil mas sim pelo tempo.
Eu acho é que está a falhar alguma coisa da parte elétrica digo eu
 
Não é assim que funciona. O eixo traseiro só ganha tração se o eixo dianteiro perder tração. Em condições normais, o eixo traseiro só recebe 4% da tração, ao contrario dos 4motion (Torsen) que é integral.
Mas verifica a centralina disso. Ou melhor liga o VAG-COM primeiro.
 
Existe um fusível para o Haldex, verifica se está bom (Não te sei dizer o qual é ao certo, mas na tampa deve de estar lá indicado)
Já vistes se existem erros com o VCDS?
E na inspeção não mexeram porque são os rolos que fazem rodar as rodas e não o contrário.
O mesmo acontece com o torsen , a minha A6 quando foi a inspeção não usaram os rolos no eixo que ficava de fora, Tenho é a sensao que roda uma roda para cada lado
 
Last edited:
Uma forma simples e prática de testar o haldex.

Com o carro parado e ligado, suba o giro até uns 4000rpm e arranque... se ouvir as rodas dianteiras destracionando o haldex ta morto.. se sentir o carro sendo empurrado é porque o haldex ativou...

Isso é simples de se fazer...
 
Existe um fusível para o Haldex, verifica se está bom (Não te sei dizer o qual é ao certo, mas na tampa deve de estar lá indicado)
Já vistes se existem erros com o VCDS?
E na inspeção não mexeram porque são os rolos que fazem rodar as rodas e não o contrário.
O mesmo acontece com o torsen , a minha A6 quando foi a inspeção não usaram os rolos no eixo que ficava de fora, Tenho é a sensao que roda uma roda para cada lado
Não tenho vcds....sempre que fui a inspeção sempre andaram as 4 rodas....houve até uma vez que o inspector não se apercebeu que carro era e não meteu os segundos rolos e o carro simplesmente avançava para a frente...só agora é que não o fez .....é estanho não ?
O que é certo é que algo não está bem se não não acendia a luz
 
Não tenho vcds....sempre que fui a inspeção sempre andaram as 4 rodas....houve até uma vez que o inspector não se apercebeu que carro era e não meteu os segundos rolos e o carro simplesmente avançava para a frente...só agora é que não o fez .....é estanho não ?
O que é certo é que algo não está bem se não não acendia a luz


Pode ser tantas coisas..
1 . Bomba de oleo do Haldex
2. Modulo do Haldex
3. Sensor de angulo do carro
4. Modulo com pino do oleo bloqueado
 
Não é assim que funciona. O eixo traseiro só ganha tração se o eixo dianteiro perder tração. Em condições normais, o eixo traseiro só recebe 4% da tração, ao contrario dos 4motion (Torsen) que é integral.
Mas verifica a centralina disso. Ou melhor liga o VAG-COM primeiro.
Logo no primeiro teste repara o que acontece quando tem os rolos no eixo da frente....isto sim é o funcionamento normal
 
Exato. Foi o que eu disse. O 4x4 não é permanente. Apenas quando há perda de tração no eixo dianteiro e que o traseiro começa a trabalhar.
Mas ok, se o teu sem rolos atrás não mexia é porque não esta bom. Mas deves ter erros no vagcom quasr de certeza. O Haldex tem centralina própria.
 
Back
Top