Bom dia.
Obrigado fox.on.fire.
A que tenho em vista é Cx. automática.
Agora o Stand permite a visita de um mecânico e também a ida a oficina, o que me poderá levar a visitar uma oficina da Audi para ter uma melhor noção do estado da carrinha.
Os meus receios focam-se essenciamente nos pontos que referes, suspensão, motor e caixa.
Com os melhores cumprimentos,
João Pereira
Qual é o historico de manutençao dessa carrinha? existe completo ou nem por isso?
Conheço a allroad de A a Z, sou eu que faço tudo na minha inclusive distribuiçao.
Primeiro que tudo faz um test drive exaustivo,
Caixa: as passagem de P para D ou R deve ser suave, (Deves sentir um pequeno solavanco que é normal) as passagens de caixa devem ser igualmente suaves, sem falhas ou hesitações, tenta testar a carrinha desde fria ate atingir a temperatura normal de funcionamento (90º) e verifica se o funcionamento da caixa se mantem. verifica tambem o kick down se funciona como deve ser, e as passagens de caixa pelas patilhas do volante se fazem sem hesitações
Motor: A frio tem tendencia a ter um trabalhar um pouco mais "grave" no entanto nao pode haver nenhum barulhinho metalico nem nada a bater os 2.5 sao algo barulhentos mas muito lineares no funcionamento. Aqui tambem verifica o funcionamento desde Frio ate a temperatura normal, nunca mas nunca puxes por esse motor a frio.
Suspenção: Com a carrinha estacionada e trancada tem obrigatoriamente de ficar no Nivel 3, a partir do momento que passas dos 80km/h desce para o 2 e mantem-se sempre assim até parares, desligares e trancares com o comando, tem de subir automaticamente para 3, so desce para o 1 acima de 140km/h e assim que baixas dos 50 km/h tem de subir para o 2, em cada mudança de altura nao deve demorar mais de 10/15 segundos, se demorar mais algo se passa. e faz outro teste poe a trabalhar e carrega no botao para descer para o 2, desliga o motor e aguarda fora da carrinha 10 a 15 minutos e verifica se mantem a altura em todas as rodas, faz o mesmo na posição 1, depois manda-a subir directo do 1 para o 3, com o motor a trabalhar e verifica quanto tempo demora. deve demorar os tais 10 segundos para cada nivel
Se tudo estiver ok e caso faças negocio, o essencial a fazer LOGO de seguida é
Mudar Oleos e Filtros (Motul 5w40 505.01 é o Oleo que esse motor mais gosta)
Mudar Distribuiçao , Bomba de Agua e aproveita para mudar o termostato que como fica por tras da bomba de agua para o trocares mais tarde tens de tirar a frente toda a carrinha e a distribuiçao fora, material APENAS INA
Mudar Imeadiatamente o Oleo da Caixa, e Diferenciais, da Caixa só arranjas na marca, dos diferencias podes usar um qualquer 75W90 sintetico que seja bom
Para isto tudo acima prepara qq coisa como 2 mil euritos, negoceia o carro com base nisso, é tudo carrissimo para este carro
Basicamente e isto, se fizeres assim e se tudo estiver ok tens carro para muitos km sem grandes problemas de maior