Audi A6 Allroad - problemas com a caixa automática

Olá Bom dia, chamo-me Igor e conduzo entre outros, uma audi a6 allroad 2.5 tdi quattro de 2000.
Acontece que de há pouco tempo para cá tenho sentido que a caixa automática está com pouca força.
Depois de ir a um técnico especializado, fiquei com a informação de que o problema se deve a um problema no torque. Assim, pede-me 2200 euros para reparar a caixa.
Pergunto-vos se alguma vez vos aconteceu o mesmo, e qual foi a solução que deram ao problema.
Será que substituindo somente o torque, resolvo o problema?

Os melhores cumprimentos
Igor Rebelo
 
Boas amigo.
Se o problema for só no torque, dá para mudar simplesmente só essa peça, agora se a caixa já não estiver em condições é melhor repara por completo todas as peças.
Quais são os sintomas da caixa ?Perde força mas as mudanças entram bem? qual é o tipo de caixa?
 
Boas!

Desde já agradeço a resposta. As velocidades entram todas, embora a segunda só entre muito tarde, acima das 2500 rpm ou mais. E logo que entra a segunda, entra de seguida a terceira, suponho que seja porque a segunda entrou tarde demais e então quando finalmente entra, esta já está numa rotação suficiente para a terceira, e então a terceira entra. Se fôr eu a mudar, a 2ª entra mais cedo.

Outro dos sintomas é que se por exemplo parar a carrinha numa rampa com alguma inclinação, esta custa-lhe a subir, isto é, ela sobe só que preciso de carregar demais no acelerador. E se me puser, na rampa, a fazer testes de pára-arranca, a mesma deixa de subir, perde mesmo a força toda.


Quer dizer que se substituir somente o torque ela em princípio fica boa?

Cumprimentos
Igor Rebelo

- - - - - - - - - -

Esqueci-me de dizer o tipo de caixa. Só sei que tem cinco velocidades e que pelos vistos só saíram até o ano de 2000 salvo erro. A seguir saiu a caixa de 6 velocidades.

Quanto ao facto da 2ª entrar tarde, o técnico disse que conseguia regularizar isso com um pequeno ajuste electrónico.

Ele falou que o problema é mesmo no torque, mas nunca me falou em substituir somente o torque. Deu-me uma lição de como a caixa funciona e falou em substituir desde vedantes, a discos de embraiagem, e limpá-la toda. Mostrou-me uma igual à minha completamente desmontada. São inúmeras peças. Por exemplo para cada velocidade existem salvo erro 7 conjuntos de discos de embraiagem.

Obrigado
 
Penso que a caixa deve ser igual á minha, a minha primeiro troquei só o conversos torque (mas ficou ainda pior, nem andava) então foi a caixa toda reconstruida e ficou como nova.

Outra coisa, o oleo da caixa já foi mudado ou visto se estava a nivel?
 
Não, não foi visto sequer se estava ao nível e também não foi mudado. Isto porque o técnico me disse que este problema nada tem a ver com o óleo. Mas sinceramente, vou passar noutras casas especializadas em caixas automáticas para ter outras opiniões.

Cumps.

- - - - - - - - - -

Já agora por quanto te ficou a reparação da tua caixa?E onde a fizeste?
 
Ok obrigadão! Vou ver o óleo, embora o técnico disse que não podia ser do óleo.Mas sei lá se ele se está a fazer à reconstrução da caixa...

Cumps
 
Ok obrigadão! Vou ver o óleo, embora o técnico disse que não podia ser do óleo.Mas sei lá se ele se está a fazer à reconstrução da caixa...

Cumps

a tua caixa deve ser uma zf 5hp-19
o teu problema deve ser mesmo o conversor(normal nestas caixas) mas o ideal primeiro é ver se não á um erro da electrtválvula do conversor porque pode ser só isso...
isso de reprogramar a 2 é treta,porque ela está-te a entrar tão tarde porque a embraiagem do conversor não atraca...
se fosse eu primeiro,ver os erros,a seguir tirar o filtro da caixa para ver como está a nivel de limalha,se tudo tiver bem então depois tirar a caixa testar o conversor a ver se realmente a embraiagem foi á vida...e desmontar a caixa para ver como estão os discos de embraiagem e a nivel de vedações de pressão de óleo...
já agora 2200€ pela reconstrução da caixa é bem puxado
para teres uma ideia:
conversor 550€
jogo de juntas 250€
jogo de discos 300€
filtro e óleo 150€
mão de obra reparação 300€
isto a necessitar realmente disto tudo,porque normalmente a caixa não precisa das embraiagens todas...

abraço
 
Back
Top