Audi A5 Quattro - Ruído em andamento

Boas pessoal,

Tenho tido um problema com o meu A5 que me anda a chatear o juízo. É um 3.0 TDI Quattro S-Line de 2008, cx manual, 343 mil km.

O que acontece é que em andamento, e sempre entre as 1000 e as 1300 rpm, ouço um ruído tipo toc-toc a vir de algures. Só acontece quando eu acelero, tiro o pé do acelerador e deixo o carro ir com o lanço. A frequência do "toc-toc" parece estar ligada à velocidade do carro, e não às rotações do motor. Em aceleração não faz. E se eu desengatar o carro ou carregar na embraiagem o barulho pára, o que me faz concluir que seja do sistema de transmissão.

Eu tentei gravar um vídeo, mas o ruído é muito pouco percetível de dentro do carro.

Alguém faz ideia do que possa ser?

Obrigado a todos.
 
Sendo um quattro pode muito bem ser o apoio central da transmissão traseira...
Nesse caso penso que seria mais uma vibração, pelo menos no meu caso era.
tive um barulho parecido ao do user, embora fosse um barulho praticamente cíclico e independente da velocidade, verificou se tudo, mudei veios de transmissão a frente, no final, era o rolamento do lado do passageiro completamente destruído por dentro, e mais impressionante é que não apresentava folga nenhuma.
 
Obrigado a todos pelos inputs!

Eu sei que os apoios de motor não estão famosos, mas julgo que não causava este ruído frequencial...

O carro andou bastante tempo com as jantes empenadas antes de vir para a minha mão, o que acabou por provocar empeno dos discos, desgaste nos casquilhos e algum ruído de rolamentos na frente. Jantes, travões e casquilhos estão OK, rolamentos ainda não troquei, mas tanto tempo com jantes empenadas e sistema Quattro faz-me crer que todo o sistema esteve sujeito a esforços que não é suposto suportar.
E como só faz o barulho quando está engatado e se não estiver a acelerar, a transmissão parece mesmo ser o culpado mais provável, porque nesse caso são as rodas a "empurrar" a transmissão e não o motor. A questão é por onde começar, porque algum elemento pode até não ter folga mas internamente estar danificado.
 
Back
Top