Audi A5 b8 - vibraçoes- need help

Boas malta

Tenho um A5 coupe 2.0tdi CAHA.170cv.

Tenho um problema que nao consigo descobrir de maneira nenhuma.
Tenho o volante a tremer entre os 120 e 140km/h, abaixo disso quase nao se sente.

Ja levou:
-apoios de motor (todos)
- kit bimassa embraiagem completo.
- jantes novas
-pneus novos
- 2 transmissoes completas dos 2 lados
- rolmento que vai entre a transmissao e a caixa de velocidades novo e a caixa foi ao torneiro para encasquilhar o sitio desse rolento
- levou rolamento da roda novo tambem
-alinhado e calibrado obviamente

A vibraçao continua, e ainda por cima sente-se bastante no volante na velocidade que se vai em AE (120/140).
Ele tem jante 19, ja experimentei com umas jantes de um mercedes 17, que estavam com pneus novos e calibrados.
Obviamente que passou a sentir-se menos mas sente-se na mesma.

Alguma alma milagreira que saiba que porra possa ser?????
:)

É que comprei o carro que sempre quis, mas tou quase a manda-lo ao rio...
 
Antes de gastar esta fortuna verificaste os apoios de motor e braços?
O problema asvezes é simples e faz nos gastar dinheiro em vão

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Bem,
A vibração acontece com o carro a rolar livre ou só qd pisas no acelerador?

Porque se for apenas qd pisas, pode ser junta homocinetica...
Não estou a ver que bimassa ou apoios do motor possam influenciar apenas a essa velocidade.

Já aconteceu cmg os pneus provocarem isso (tive de trocar por novos). Existe cá no forum mais utilizadores que aconteceu o mesmo, só colocando pneus novos. Pode ser uma questão de alinhamento (se vires o tópico do robie25, verás que ele andou com o carro mais de 1 ano com problemas e até la tinha alinhado várias vezes - mas só qd o mecânico dele foi com ele fazer o alinhamento, é que lhe fizeram o alinhamento da forma correcta).

Tirando o palpite para pneus e alinhamento, só vendo o carro para dar outras dicas.
Qual o estado dele? Como está de ruidos parasitas? Como está o estado dele por baixo qd olhas para as rotulas (estão ressequidas)? Quantos kilms tem? Pode ser tanta coisa.... Tens um carro com uns 12 anos +/-, já não é propriamente um carro novo (tens de olhar para as borrachas - braços por exemplo... até podes ter um amortecedor a fazer presença).
 
Obrigado pelo feedback
Quando troquei transmissoes foi tudo completo, com homocinetica e tudo.
Tambem ja troquei os braços superiores.
Quanto a casquilhos braços etc, so dei uma volta a tudo e parece tar tudo OK.
A vibraçao acontece sempre entre os 120 e 140 a acelerar ou a lanço, mesmo com o carro desligado, ( sim ja desliguei o carro a 120 eheh :)

Por isso ha de ser alguma coisa relacionada com rodas/suspensao nao???
Tambem vou para os armortecedores, pk é a unica coisa que ainda nao vi...

Tou a procura de mais opinioes, PK ja tou desesperado com isto eheheh :)
Á mais de ano que ando assim tambem . . .
 
Last edited:
Obrigado pelo feedback
Quando troquei transmissoes foi tudo completo, com homocinetica e tudo.
Tambem ja troquei os braços superiores.
Quanto a casquilhos braços etc, so dei uma volta a tudo e parece tar tudo OK.
A vibraçao acontece sempre entre os 120 e 140 a acelerar ou a lanço, mesmo com o carro desligado, ( sim ja desliguei o carro a 120 eheh :)

Por isso ha de ser alguma coisa relacionada com rodas/suspensao nao???
Tambem vou para os armortecedores, pk é a unica coisa que ainda nao vi...

Tou a procura de mais opinioes, PK ja tou desesperado com isto eheheh :)
Á mais de ano que ando assim tambem . . .
Vais fazer assim (e segue a risca e ao pormenor mesmo muito detalhado):
Vais a casa de pneus.
Mandas calibrar sem tirar os chumbos que lá estão (e se bem calibrado, apenas te deve dar uma diferença mínima 5gr).
Mas agora a parte muito importante:
Metem a rolar na máquina, mas vão passando de muito de leve um giz, ou olham com muita atenção o piso do pneu. Há algumas máquinas equipadas já com uma régua para ver isso, ou rolinhos com manómetro parecidos com os que se usam para medir empenhos de discos.
Se tiveres qualquer tipo de oscilação do nível do piso, nem que se 2mm, então manda trocar os pneus.
O carro é muito sensível a isso e muito esquesito. Basta uma ligeira diferença para teres vibrações a essa velocidade.
Ainda por cima, são pneus de baixo perfil, em 19. Os gajos quando descarregam os pneus, muitas vezes atiram para o chão, e os mesmos empenam logo de imediato.
Eu já passei exactamente pelo mesmo, e troquei os pneus e ficou logo bom.
Mas mais uma vez repito: basta uma pequena diferença no piso, e acontece logo.
Recomendo a se trocares (isto se não forem já) metes sempre pneus XL ou R que são reforçados. Custam geralmente mais 5 ou 10€, mas são bem mais resistentes a este tipo de situação, pois a malha lateral tem mais estrias que os normais.
Também para perceber se vem de 1 só pneu ou vários. Troca-os de posição de trás para a frente. Assim vez se fica melhor a frente (volante) ou pior atrás (chassi).
Vai lá verificar isso e depois diz algo.
E repito ainda assim: ao pormenor!
 
Já foi tudo dito.

Na altura em que andei com o carro desalinhado, os pneus por algum motivo não ficavam calibrados, tiveram de ir a uma maquina especial para carros assim de gamas mais altas que usam determinados pneus..

Atualmente aquilo esta a trepidar quando travo, por isso uma ida à kfz para ver o que se passa. (discos empenados etc)

alem disso tenho um pneu rebentado por dentro(?) quando foi mudar as posições, o fulano falou me nisso. Há dois dias atras passei por um buraco numa estrada a ser repavimentada que pensei que tinha rebentado aquilo, pqp
 
Eu tive os mesmos simptomas na minha b8, e só desapareceu depois de ter feito um alinhamento como deve ser, da terceira tentativa é que desapareceu. Curiosamente, tambem era entre 120-140km/h
 
Acho que qualquer casa competente sem grandes manias, faz isso com um nivel que é colocado no volante de modo a ficar certinho,coloquei algures num topico essa ferramenta a ser usada no meu b5, quanto ao resto, eventualmente tentativa e erro de modo a reduzir essas vibrações a menos que a casa já esteja habituada.
 
Boas povo da pessada...
Acho que dei com o gato no meu caso...
Mandei reparar os 4 amortecedores, e pelo menos o volante ja nem vibra... certamente teria 1 amortecedor a trabalhar só na mola.
Agora sinto uma vibraçao mt mt suave, mas isso acredito que se resolva com uma calibraçao em condiçoes...
Obrigado a todos pelo vosso feedback
 
Back
Top