Audi A4 - como remover excesso de óleo do motor fácilmente

Diversas vezes quando se faz a revisão, é adicionado excesso de óleo no motor.

Como é de conhecimento, o excesso de óleo pode danificar.
O nível nunca deverá exceder o máximo permitido, devendo estar a cerca de 3/4 da nível da agulheta, sendo esta medida a mais consensual, após ter ouvido várias opiniões, e mesmo após ter lido vários comentários no fórum.

Como retirar então o excesso de óleo?

Não é necessário retirar a protecção inferior do motor nem retirar o bojão.

Basta ter os seguintes materiais como na imagem abaixo

1.jpg


Portanto, basta uma seringa e um pedaço de mangueira, com cerca de 1,0 metro.
A seringa no meu caso tem 60ml, e pode ser arranjada com facilidade numa drogaria ou até mesmo numa farmácia. a mangueira também se arranja em qualquer drogaria.

Agora retira-se a agulheta do nível do óleo e enfia-se uma extremidade da mangueira até chegar ao óleo

2.jpg


Vamos colocar a outra extremidade da mangueira na seringa.
A mangueira deve ser com a medida adequada para que entre justa na ponta da seringa para que que fique bem vedado.

3.jpg


Agora basta sugar o óleo do motor através da seringa.

4.jpg


como podem ver , com estes simples materiais, se pode retirar o excesso de óleo, evitando ir de propósito ao mecânico, ou andar debaixo do carro e a retirar bojões, ou até mesmo despender dinheiro numa pequena bomba de retirar o óleo pela parte superior.

6.jpg


Como é sabido, para mudar o óleo do motor, tem de ser sempre pelo bojão, para que saia juntamente com as impurezas, mas para remover um pequeno excesso de óleo penso que este método é bastante prático.

É óbvio que demora um pouco, pois como o óleo é um liquido viscoso, demora um pouco a ser sugado numa seringa, mas no meu caso, em menos de 5 minutos, com umas 10 seringas retiradas, retirei o meio litro (0,5 l) que estava em excesso, num serviço limpinho, sem trabalho nenhum e sem nenhuma ferramenta além de uma seringa e um tubo.


cumprimentos,

estebescaneca
 
boas.
uma optima ideia,mas para um mecanico meter meio litro de oleo a mais,épa que grande profissional.
normalmente nao se deve usar o oleo no maximo,principalmente carros turbos,mas o mais importante é no verao por causa do calor,ai deve-se andar com a medida que foi mencionada em cima, 3/4.

abraço
 
Isto é muito comum nas A4s pois levam 3.8L e nao 4,5L cmo os restantes 1.9TDI e os mecanicos(que nem deviam ter este nome) insistem que sao iguais... depois da nisso.
A unica vez que andei cm oleo a mais, curiosamente a ultima revisao que fiz na marca , andei uns bons quilometros a ver fumo quando o carro tava stock. Nada saudavel.

Cumps
 
Boas.

Bom DIY, dá para poupar um tempo e talves uns €€€ :).

Já agora, coloco uma duvida, eu fiz a revisão á mais o menos "5.000km's" e o oleo na altura ficou no sitio k diz maximo, eu vi, e agora está acima disso, 2mm.

Não perde liquido de refrigeração, não percebo de onde é o motivo de este aumento.
O carro é um A3 8P 2.0tdi.

Já antes da revisão ter sido feita, ele tinha oleo a mais, mas ai era prai 4mm, porque deviam ter atestado os niveis na Stand, e prontos, sabe-se como é isto das Stand's.
Abraços
 
boas
eu ao principio meti um pouco de oleo a cima do maximo,mas por descuido,porque como a carrinha leva pouco oleo,logo se tiver uma ligeira inclinaçao o nivel do oleo auxila muito,e dai o descuido.
e é o que podera ter acontecido contigo,para o oleo tar a cima do maximo.se ja tinhas andado com o carro,certamente vai marcar menos porque o oleo ainda nao devia ter escorrido todo,ou poderas ter visto o nivel com uma ligeira inclinaçao.

abraço
 
Rikardo A3 140 disse:
Boas.

Bom DIY, dá para poupar um tempo e talves uns €€€ :).

Já agora, coloco uma duvida, eu fiz a revisão á mais o menos "5.000km's" e o oleo na altura ficou no sitio k diz maximo, eu vi, e agora está acima disso, 2mm.

Não perde liquido de refrigeração, não percebo de onde é o motivo de este aumento.
O carro é um A3 8P 2.0tdi.

Já antes da revisão ter sido feita, ele tinha oleo a mais, mas ai era prai 4mm, porque deviam ter atestado os niveis na Stand, e prontos, sabe-se como é isto das Stand's.
Abraços

s calhar na altura ainda não tinha repousado o oleo todo. e agora com ele todo escorrido no carter vês kk coisa a mais... s bem k 2 mm na vareta n é assim muito pouco óleo...
 
caetano disse:
boas
eu ao principio meti um pouco de oleo a cima do maximo,mas por descuido,porque como a carrinha leva pouco oleo,logo se tiver uma ligeira inclinaçao o nivel do oleo auxila muito,e dai o descuido.
e é o que podera ter acontecido contigo,para o oleo tar a cima do maximo.se ja tinhas andado com o carro,certamente vai marcar menos porque o oleo ainda nao devia ter escorrido todo,ou poderas ter visto o nivel com uma ligeira inclinaçao.

abraço

PEREIRA disse:
s calhar na altura ainda não tinha repousado o oleo todo. e agora com ele todo escorrido no carter vês kk coisa a mais... s bem k 2 mm na vareta n é assim muito pouco óleo...

mas quando fiz a revisão, colocaram 4.6litros de oleo, e agora agora segundo a Vareta o nivel subiu... :(

Eu tenho um apoio meio avariado e tenho de o levar ao mecanico e vou ver isso.

Já agora, será possivél o gasoleo se misturar com o oleo?
é que tenho tido consumos "regulares", mas por exemlo apos abastecer 20€ mais o menos 20 litros e a reserva a poucos Km's o CB dá-m estimativa para 520 km's mas raramente passo dos 300km's com os quase 30litros. e as m'edias ponderadas são de ""5,9 -» 6.6 l/100km's, axo k alguma coisa não está bem, mas se calhar a pergunta do gasoleo se misturar com o oleo é uma estupides... :oops: :oops: :oops: :oops:

Abraços
 
Rikardo A3 140 disse:
Já agora, será possivél o gasoleo se misturar com o oleo?

Porque achas que motores diesel com muitos kms gastam pouco oleo?
Ele "atesta" sozinho ;)

Um motor alterado cm algum gasoleo a mais na combustao pode chegar a passar 1L de gasoleo para o oleo em 2 ou 3 mil kms afundo ;)

Cumps
 
Art disse:
Porque achas que motores diesel com muitos kms gastam pouco oleo?
Ele "atesta" sozinho ;)

Um motor alterado cm algum gasoleo a mais na combustao pode chegar a passar 1L de gasoleo para o oleo em 2 ou 3 mil kms afundo ;)

Cumps

Será normal num 8p com 89000km's? k na minha mão não leva mt cossa... na outra n sei... :'( :'( :'( :'( :'(

Tipo isso dos consumos terá algum factor masi "previsivél"? ou é msm assim?

Pelas minhas contas, ele faz medias de "11l/100km's"
E o CB como hoje está por exemplo mostra 6.0
Abraços
 
secalhar ias agora a fazer 6litros e os teus 11 sao ao longo de 100km.
digo eu.
eu tambem tenho o mesmo poblema na minha,o ponteiro marca mal,mas como ja sei o erro do ponteiro,sei sempre se tenho gasoleo ou nao e mais ou menos o que tenho.
 
caetano disse:
secalhar ias agora a fazer 6litros e os teus 11 sao ao longo de 100km.
digo eu.
eu tambem tenho o mesmo poblema na minha,o ponteiro marca mal,mas como ja sei o erro do ponteiro,sei sempre se tenho gasoleo ou nao e mais ou menos o que tenho.

Não, essa media de 6.0 são no CB n 2, é a que so restaura se o fizer-mos nós, depois há o CB 1 k s restaura se o carro não for ligado entre intrevalos de 3 ou 4 horas...

O ponteiro axo k marca bem, so k o CB dá-m na estimativa de km's mais do que o k alguma vez farei.
abraços
 
pois,amigo nao si o que tedizer,na minha nao tenho cb. tens que começar a regularte pelo ponteiro.
é as modernisses de hoje em dia :D se fosse uma 4 TL ja nao acontecia :D :D

abraço
 
caetano disse:
pois,amigo nao si o que tedizer,na minha nao tenho cb. tens que começar a regularte pelo ponteiro.
é as modernisses de hoje em dia :D se fosse uma 4 TL ja nao acontecia :D :D

abraço
Mas o problema não é o regular, é o "ficar caro" eu com 20euros no maximo faco 230km's :(
Eu axo pouco. :(
Abraços
 
mas espera la,o teu carro nao faz o consumo normal? eu tava a entender que so marcava mal no cb,mas que o consumo que o carro fazia é o mesmo.
 
Back
Top