Audi A4 B7 Congelamento do Tubo AC

Ola bom dia !
Venho perguntar se alguém já lhe aconteceu a mesma situação.
Quando ligo o ar condicionado ele faz frio (bastante) e passado algum tempo congela um dos tubos do ac (ve-se quando se abre o capô ) e o respetivo evaporador (Radiador do AC ) dentro do tablier com o tempo bloqueia a passagem de ar.
Penso que o problema trata-se do sensor da temperatura do radiador AC (defrost) que não desliga o compressor quando chega aos 2 graus.
Sensor custa a volta de 35 euros.
Liguei o vag-com e a sonda não me parece medir bem a temperatura (não baixa dos 9 graus) por consequência não desliga o compressor.
Será que estou errado?
Cumprimentos
 
Ola bom dia !
Venho perguntar se alguém já lhe aconteceu a mesma situação.
Quando ligo o ar condicionado ele faz frio (bastante) e passado algum tempo congela um dos tubos do ac (ve-se quando se abre o capô ) e o respetivo evaporador (Radiador do AC ) dentro do tablier com o tempo bloqueia a passagem de ar.
Penso que o problema trata-se do sensor da temperatura do radiador AC (defrost) que não desliga o compressor quando chega aos 2 graus.
Sensor custa a volta de 35 euros.
Liguei o vag-com e a sonda não me parece medir bem a temperatura (não baixa dos 9 graus) por consequência não desliga o compressor.
Será que estou errado?
Cumprimentos

O que desliga o compressor é o pressostato, sensor que mede a pressão no circuito, nao a temperatura.
Mas pra ser sincero, nao sou expert em AC..
 
Existem uma séries de sensores que fazem o corte do AC.
Mas existe uma válvula mecânica que também pode causar esse problema.
Que é a válvula de expansão (ver foto) na altura que tive problemas no meu A3 ainda cheguei a equacionar esse problema.
Mas convinha ver se os sensores estão todos ok antes de partir para a troca desta , que se não me engano é preciso desmontar muita coisa
 

Anexos

  • A910C2F9-AF81-44D9-BF03-500CCE40C370.jpeg
    A910C2F9-AF81-44D9-BF03-500CCE40C370.jpeg
    155,4 KB · Visualizações: 11
Bom dia chegou a resolver o problema?
Hoje aconteceu o mesmo com a minha A4 fica um tubo com gelo e não faz frio, mas só aconteceu hoje quando vinha de Lisboa
 
Bom dia chegou a resolver o problema?
Hoje aconteceu o mesmo com a minha A4 fica um tubo com gelo e não faz frio, mas só aconteceu hoje quando vinha de Lisboa

Ainda não resolvi o problema mas, liguei o vagcom e estive a ler a temperatura do sensor do radiador do ac (evaporador)
Acontece que pelas minhas leituras apesar de não dar erro ele não baixa dos 9 graus .
Sendo assim não dá ordem para desligar o compressor congelando o tubo e depois o radiador do ac .
Já mandei vir o sensor são 35 euros na Audi .
Vou trocar e ver se isso vai resolver o meu problema .


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
0670781145635ace4961bbcd7b608cfb.jpg
 
O que desliga o compressor é o pressostato, sensor que mede a pressão no circuito, nao a temperatura.
Mas pra ser sincero, nao sou expert em AC..

Penso que o pressostato( válvula de expansão ) e o que faz o circuito ganhar pressão para expandir o gás refrigerante para fazer frio . Isso está a funcionar bem pois o carro faz frio e bastante até que os tubos congelem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Penso que o pressostato( válvula de expansão ) e o que faz o circuito ganhar pressão para expandir o gás refrigerante para fazer frio . Isso está a funcionar bem pois o carro faz frio e bastante até que os tubos congelem.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Se gela, é tens leituras de 9 graus com vagcom, antes de comprar o sensor novo, não terias medido a saída das ventilacoes se lá tinhas os 5°C?? Isto antes de gastar dinheiro a toa?
 
Por acaso não fiz medição pois o ar que sai está tão gelado que parece um frigorífico.
Logo vou meter lá um sensor de temperatura à saída dos ventiladores e tiro uma foto para actualizar aqui .


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Por acaso não fiz medição pois o ar que sai está tão gelado que parece um frigorífico.
Logo vou meter lá um sensor de temperatura à saída dos ventiladores e tiro uma foto para actualizar aqui .


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A temperatura medida tem de bater certo com a lida nos sensores.

E concordo com o blackdrako, o compressor desliga com o pressostato. Se o tubo congela, a pressão no mesmo também muda.
Os sensores de temperatura, apenas servem para o climatronic controlar o sistema de ac e ventilação quanto à temperaturas programadas.
 
Last edited:
Disseram -me o seguinte :

Quando o radiador chega ao 2 graus esse sensor manda desligar o compressor para não congelar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Disseram -me o seguinte :

Quando o radiador chega ao 2 graus esse sensor manda desligar o compressor para não congelar.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Até pode ser, mas a pressão também baixa no tubo e o sensor de pressão faz desligar.

É como imagina uma botija de gaz onde ligas um aquecedor. A mesma ganha gelo a volta e perde a pressão.
Quanto menor a temperatura, menos pressão de gaz.

Por isso mesmo na maioria dos casos, não há erros do ac quando tem pouvo gaz e a pressão é baixa.
 
Achas que deveria mandar carregar o ac?
O sensor está encomendado na Audi ainda vai demorar 1 mês a chegar mas só pago ao levantar.
O que é que fazias no meu caso ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Aqui está a temperatura.
ccf8d464b9778c36b6fc6d0187b38fc1.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
É. Frio demais.
O mínimo seria de 3 a 5°C.
Tens ai um congelador.
Quem me dera, pois o meu faz 7 a 8°C apenas.
Se fosse eu, não metia peças a sorte é deichava pra um profissional habilitado com máquina de AC e ferramentas adequadas. Gastas dinheiro, vais ter de descarregar e carregar, se nao for nada do que andas a trocar, vais gastar ainda mais. Não faz sentido.
 
Back
Top