Audi A4 B7 Carplay

Boas tardes, sou novo por aqui portanto se a questão que vou fazer for muito estúpida tende paciência :)

Basicamente, vi pela internet pessoal que conseguiu ligar algum dispositivo onde se liga a caixa de CDs no RNS-E e, ao clicar no botão de mídia, tem acesso ao Carplay (óbvio que sem touchscreen em grande parte dos casos).
Depois disso, andei a pesquisar e encontrei alguns sites a vender kits disso mesmo, mas venho aqui questionar se alguém mais entendido neste assunto sabe se isto é possível e se vale a pena pagar 500/600€ por um kit desses, visto não querer estragar a estética OEM do carro com um rádio Android, mas gostaria de ter a comodidade do carplay (sim, gostava de ter o melhor de 2 mundos).

Agradeço desde já pelo tempo a quem vier responder a este tópico e cumprimentos a todos.

Bruno Pereira

Apesar da cordialidade na exposição do tema, informa-se que qualquer resposta ou ajuda só existirá após a apresentação no forum no respectivo tópico.

Para os modelos A4 8E (B6 e B7) O Carplay num RNS-E apesar de ser possivel com muitas limitações, com muito trabalho e investimento, não é na verdade uma fácil e boa solução nem há muita gente que o tenha feito.

Existem 2 hipóteses:
1-Manter o Radio RNS-E OEM com muita qualidadade de som, estética e integração e ser escalável para muitos upgrades acessórios (AMI no 193, AUX pelo telemovel, telefone mãos livres, TV, camera marcha atras, etc) e usar as funções de Waze, Spotify, etc pelo telemóvel, ou

2-Substituir o RNS-E por um radio android direto (existem várias marcas e modelos no mercado), têm quase todas a funções necessárias disponiveis, mas na minha opinião, não tem nem a estética nem a integração com o carro, nem a qualidade som idêntica (exceto se tiver o sistema Bose que o colmata), além de ter de investir na adaptação da recepção FM (que se perde) e no som das portas traseiras e subwoofer (que tb se perde). Tem outros pequenos inconvenientes dependendo da memória instalada como o tempo de arranque e a qualidade do ecra com reflexos em situações com muita luz.

Já para os modelos A4 e A5 (plataformas B8 e B8.5) existem soluções adaptaveis que não interferem na estética e podem ser boas soluções para complementar os sistemas multimédia existentes dependendo das versões.

Para os modelos A4 8E (B6 e B7) O Carplay num RNS-E apesar de ser possivel com muitas limitações, com muito trabalho e investimento, não é na verdade uma fácil e boa solução nem há muita gente que o tenha feito.

Existem 2 hipóteses:
1-Manter o Radio RNS-E OEM com muita qualidadade de som, estética e integração e ser escalável para muitos upgrades acessórios (AMI no 193, AUX pelo telemovel, telefone mãos livres, TV, camera marcha atras, etc) e usar as funções de Waze, Spotify, etc pelo telemóvel, ou

2-Substituir o RNS-E por um radio android direto (existem várias marcas e modelos no mercado), têm quase todas a funções necessárias disponiveis, mas na minha opinião, não tem nem a estética nem a integração com o carro, nem a qualidade som idêntica (exceto se tiver o sistema Bose que o colmata), além de ter de investir na adaptação da recepção FM (que se perde) e no som das portas traseiras e subwoofer (que tb se perde). Tem outros pequenos inconvenientes dependendo da memória instalada como o tempo de arranque e a qualidade do ecra com reflexos em situações com muita luz.

Já para os modelos A4 e A5 (plataformas B8 e B8.5) existem soluções adaptaveis que não interferem na estética e podem ser boas soluções para complementar os sistemas multimédia existentes dependendo das versões.
Obrigado pela resposta, estava com a ideia que seria algo complicado e caro de fazer.

Também estava com ideia de dar upgrade para o RNS-E 193, mas andei a pesquisar e tou confuso com tantas versões e, para além disso, pelo que percebi, não chegaram a sair carros A4 com esse rádio; logo, a faceplate seria diferente, então teria que a trocar para encaixar?
Mas era um bom upgrade pelo ecrã e pela atualização de firmware que dá acesso a mais features.

Vou discordar totalmente no capítulo da qualidade de som de um android. Na minha opinião, ha nao superior, mas muito superior a OEM. É preciso escolher bons fabricantes.
Recomendo da XONRICH, disponível no aliexpress e 100% de assistência.
Compreendo querer manter a estetica oem. Ha modelos que imitam os originais, porém so a 90%. Há sempre pequenos detalhes. Pessoalmente, fazer upgrade para um ecrã maior e radio apenas touch sem qualquer botão, parece me o melhor. Mais actual e mais prático, mas so se possuir comandos de volante.
O radio deve ter DSPfull, 8gb de ram e octacore. Fica 100% compativel com o carro podendo integrar o vcds mobile w torque conectados ao veículo através do dong da audi ou aftermarket na porta obd2.

Pela minha experiencia, os radios android deixam um som mais "sujo". Se fica mais alto? sim, mas para mim nao melhora na qualidade. Na altura em que instalei nos meus, andavam a volta dos 300-350 euros, nao me lembro da marca. Agora no b8 instalei um adaptador carplay, e tambem piorou o som. Tenho andando a pensar em retirar aquilo, porque dou mais prioridade a qualidade de som do que ao carplay em si.

Pela minha experiencia, os radios android deixam um som mais "sujo". Se fica mais alto? sim, mas para mim nao melhora na qualidade. Na altura em que instalei nos meus, andavam a volta dos 300-350 euros, nao me lembro da marca. Agora no b8 instalei um adaptador carplay, e tambem piorou o som. Tenho andando a pensar em retirar aquilo, porque dou mais prioridade a qualidade de som do que ao carplay em si.
Com os clones DSP pioneer disponível em muitos androids, acho difícil superar. Nao pelo volume, mas pelo som mesmo. Falamos de melhorias ambientes, eq de 32 faixas e com bastante precisão. Ou tive muita sorte, ou encontrei mesmo das melhores marcas. Ja no meu mini one, foi da marca Junsun, e aí noto que é inferior no som. Nada a ver com xonrich.

O problema desses androids, é que nao sabes o que vai chegar. No anuncio dizem uma coisa, e se desmontares o radio vais ver componentes totalmente diferentes. Podes receber 5 radios bons, e outros 10 com componentes mais rascos. Se nao me engano, no b6 tive junsun tambem, mas nao fiquei lá muito satisfeito, o radio original (daqueles 1 din) tocava melhor. No skoda superb, que acabei por vender a um amigo, instalamos um xonrich (custou cerca de 280 euros), e ao nivel de som era muito semelhante ao meu junsun. Talvez nos modelos mais caros as coisas melhoram.

O problema desses androids, é que nao sabes o que vai chegar. No anuncio dizem uma coisa, e se desmontares o radio vais ver componentes totalmente diferentes. Podes receber 5 radios bons, e outros 10 com componentes mais rascos. Se nao me engano, no b6 tive junsun tambem, mas nao fiquei lá muito satisfeito, o radio original (daqueles 1 din) tocava melhor. No skoda superb, que acabei por vender a um amigo, instalamos um xonrich (custou cerca de 280 euros), e ao nivel de som era muito semelhante ao meu junsun. Talvez nos modelos mais caros as coisas melhoram.
Se referi os modelos de topo, é por alguma razão

Fazer um upgrade do RNS-E 192 para um 193 será plug n play? Pelo que percebi o 193 não saiu de origem nos A4s, portanto a faceplate será diferente? Mais algo?

Back