Audi A4 B6 não pega.

Boa tarde.
Há uns dias que pontualmente aparecia este problema. Após algumas tentativas, lá conseguia voltar ao normal. Hoje berrou...
Insiro a chave, rodo a ignição e o quadrante parece uma árvore de Natal. As pastilhas, o nível do óleo dos travões estão ok, assim como a bateria, mas o carro não pega.
Assim que rodo a ignição e as luzes no cimo ao centro aparecem com uma intensidade de cor mais fraca que o normal, já sei que nem vale a pena rodar a chave para pô-lo a trabalhar.
Inseri um vídeo para verem o que me sucede: https://youtu.be/f79uo4-zVDg
Alguém me poderá dar uma ajuda? Obrigado.
 
Experimentas-te com outra chave?
Se poderes liga ao vagcom
Aconteceu-me a semana passada algo parecido, mas o problema era o canhão de ignição, ele nem dava sinal de querer pegar, as luzes todas acesas e por vezes a fraquejar, se ligasse os mínimos, médios , não sei porque o ponteiro de gasóleo descia automaticamente, se as desligasse ele levantava
 
Last edited:
Verifica o contactor de igniçao..
Verifica a bateria.
Verifica a conexao dos bornes de bateria.
Verifica se os pontos de massa do motor e habitaculo estao bem apertados.

- - - - - - - - - -

E a famosa frase: ligar o vagcom
 
Verifica o contactor de igniçao..
Verifica a bateria.
Verifica a conexao dos bornes de bateria.
Verifica se os pontos de massa do motor e habitaculo estao bem apertados.

- - - - - - - - - -

E a famosa frase: ligar o vagcom

Já experimentei as duas chaves, a bateria foi colocada há relativamente pouco tempo e os bornes estão fixes. Não tenho VAGCOM...
Como posso verificar os pontos de massa do motor e habitáculo? Existem videos na net?
Obrigado pela ajuda de todos ;)
 
O que acontece mesmo quando rodas a chave para ligar o motor?
Aconteceu-me algo muito semelhante na semana passada, mas o problema era o canhão de ignição marado.
Eu ligava na "pré-ignição" e ele ligava as luzes todas e ficavam fracas do nada (no quadrante), se ligasse os mínimos/médios o ponteiro de combustível descia, se desligasse os mínimos/médios ele subia.
Se o tentasse ligar ele fazia uma espécie de "corte corrente", desligava tudo de vez,nem dava qualquer sinal de querer pegar, depois só retirando um borne da bateria e voltar a pôr, ele lá voltava a dar luzes de natal no quadrante, mas colocar o motor a trabalhar nada..
A bateria estava OK..
O problema era "só" mesmo o canhão...
 
Já experimentei as duas chaves, a bateria foi colocada há relativamente pouco tempo e os bornes estão fixes. Não tenho VAGCOM...
Como posso verificar os pontos de massa do motor e habitáculo? Existem videos na net?
Obrigado pela ajuda de todos ;)
E o contactor de ignição, viste?
Os pontos de massa, tens um cabo em malha apertado ao motor, e um ponto de massa junto aos pés do condutor, por trás dos plásticos.
Vagcom, pede a alguém da tua zona
 
Boas,

tive um problema semelhante na minha B6, não pegava (não dava sinal nenhum ao rodar a chave) as luzes acendiam com boa intensidade só não piscavam e pegar nada!
Era das escovas do motor de arranque...
 
Esse quadrante é original de B6 e desde o inicio pertencente a essa viatura?

Sim, o quadrante é original. Como podem verificar pelo conta rotações, trata-se de um argolas a gasolina (1.6).
Desliguei os bornes da bateria e ficou assim o dia inteiro, com a esperança que o gajo "se esquecesse", voltei a colocá-los e a situação mantém-se. Tem que ser ligado à máquina, se é que se conseguirá estabelecer a ligação...
 
Last edited:
Acho que já se encontrou o "gato": casquilho da ignição (penso que seja este o nome correcto) (desmonta-se a coluna da direcção e acede-se a essa peça branca cilíndrica com uma série de contactos que se encaixa noutra preta). Agora falta saber o preço de uma original e de uma da concorrência, se bem que o conselho é de colocar uma original...
 
Acho que já se encontrou o "gato": casquilho da ignição (penso que seja este o nome correcto) (desmonta-se a coluna da direcção e acede-se a essa peça branca cilíndrica com uma série de contactos que se encaixa noutra preta). Agora falta saber o preço de uma original e de uma da concorrência, se bem que o conselho é de colocar uma original...

ui.. estás a ver... quase praticamente o que me aconteceu! eu foi "mais a cima" na parte onde se insere a chave, troquei logo o canhão todo na via das dúvidas.

essa peça já vi na concorrência à volta dos 30€ (para B5)

(Tentas-te limpar os contactos a ver se resultava?)
 
Last edited:
Acho que já se encontrou o "gato": casquilho da ignição (penso que seja este o nome correcto) (desmonta-se a coluna da direcção e acede-se a essa peça branca cilíndrica com uma série de contactos que se encaixa noutra preta). Agora falta saber o preço de uma original e de uma da concorrência, se bem que o conselho é de colocar uma original...
É o contactor que te falei para veres.
Custa na origem cerca de 40€.
 
Boas!
Aquilo a que os ingleses dão o nome de "ignition switch", foi retirado, levou com WD40 e uma lixa nos contactos, foi só voltar a colocar e... funcionou. Não é de confiar, pois a qualquer altura vai berrar outra vez, mas concluiu-se que deve ser essa a peça que necessita de ser substituída. Pelas vossas respostas, verifico que deverá ser um problema comum nos nossos argolas. Ontem, antes de toda esta operação tentei novamente ver se já lhe tinha passado a mosca, mas nada, chateado comecei a olhar para o quadrante e a mexer na manete das mudanças, engrenando as mudanças uma a uma "inconscientemente" até me aperceber que quando metia a marcha-atrás, o quadrante apagava-se!!! Fiquei passado! Correu-se o carro de uma ponta à outra até se chegar à já falada peça (GENUINE VW AUDI SEAT SKODA IGNITION STARTER SWITCH 4B0905849 - NEW | eBay)

Obrigado a todos pela ajuda :) ;)
 
Boas!
Aquilo a que os ingleses dão o nome de "ignition switch", foi retirado, levou com WD40 e uma lixa nos contactos, foi só voltar a colocar e... funcionou. Não é de confiar, pois a qualquer altura vai berrar outra vez, mas concluiu-se que deve ser essa a peça que necessita de ser substituída. Pelas vossas respostas, verifico que deverá ser um problema comum nos nossos argolas. Ontem, antes de toda esta operação tentei novamente ver se já lhe tinha passado a mosca, mas nada, chateado comecei a olhar para o quadrante e a mexer na manete das mudanças, engrenando as mudanças uma a uma "inconscientemente" até me aperceber que quando metia a marcha-atrás, o quadrante apagava-se!!! Fiquei passado! Correu-se o carro de uma ponta à outra até se chegar à já falada peça (GENUINE VW AUDI SEAT SKODA IGNITION STARTER SWITCH 4B0905849 - NEW | eBay)

Obrigado a todos pela ajuda :) ;)

Eh pah e tiveste com isso desmontado na mão?! e não mudaste isso para um novo??? :eek: isso é barato, compras na maioria das casas de peças... com esse assim lixado podes ter azar de depois ter que mudar mais alguma coisa... ganha lá coragem, compra um e desmonta isso e coloca ao sitio :)
 
Nestas coisas é que faz jeito o vagcom.
No meu caso assim que vi que algo não estava bem nem insisti mais, fui logo buscar o cabo e dei logo com o problema.. a solução é que foi demorada.
 
Back
Top