Audi A4 B6 1.6 Gasolina/GPL 102cv - Erros VAGCOM - carro com soluços

Bom dia malta,
Necessito da vossa ajuda.
À uns tempos atrás, o carro do nada começou aos soluços até às 3.000rpm e acima disso tinha pouca força. Troquei as velas e resolveu.
Passado um tempo aconteceu o mesmo. Neste caso, andando um pouco assim, deu do género de um rater e começou a andar normalmente. Como é crónico nestes carros a bobine de ignição avariar, aproveitei que era necessário trocar um tubo de água e troquei a bobine de ignição por uma completamente nova.
Passado 3 semanas voltou a aconteceu o mesmo, carro aos soluços uns 5 km, deu um rater e voltou ao normal.
Tanto agora como antes e após trocar as velas e bobine de ignição, continua com os erros abaixo VAGCOM VCDS.
Da MAF já li que há marcas que continuam a acusar erro no VAGCOM. A dúvida é se será desse defeito ou mesmo a MAF com problemas.
A MAF ou a válvula N80 que refere no relatório poderá estar a causar tudo isto?

16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 007 - Signal too Low - MIL ON
16685 - Cylinder 1
P0301 - 008 - Misfire Detected - Intermittent
17834 - EVAP Purge Valve (N80)
P1426 - 009 - Open Circuit - MIL ON
17698 - Coolant Temp Sensor at Radiator Outlet (G83)
P1290 - 006 - Signal too Small - Intermittent - MIL ON
16688 - Cylinder 4
P0304 - 008 - Misfire Detected - Intermittent
16684 - Random/Multiple Cylinder Misfire Detected
P0300 - 008 - - Intermittent
 
16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 007 - Signal too Low - MIL ON.
Tens de verificar se tem boa massa e corrente 5v. Se a ficha está em bom estado, contactos ok e boa massa, então será a maf. E maf, só a mesma marca (Hella ou de preferência Bosch) ou original. Nada de poupar euros em mafs.
Tem mesmo que ser assim.
 
16685 - Cylinder 1
P0301 - 008 - Misfire Detected - Intermittent.
Aqui, tens de ver velas, cabos e bobine.
Verificar a EVAP e ligações, pressão de combustível, e pelo vagcom, ver qual o comportamento dos injetores.
Se tiveres o sensor da temperatura do líquido de refrigeração a ler mal, a injeção fica errada, dando origem a misturas ricas e pobres, fazendo falhar a combustão nos cilindros. Ou seja, fica o motor incerto e perde potência. Pelo vag consegues ver qual a leitura do sensor.
 
madlima29, obrigado por todas as respostas. Vou colocar as respostas e dúvidas abaixo.

16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 007 - Signal too Low - MIL ON.
Tens de verificar se tem boa massa e corrente 5v. Se a ficha está em bom estado, contactos ok e boa massa, então será a maf. E maf, só a mesma marca (Hella ou de preferência Bosch) ou original. Nada de poupar euros em mafs.
Tem mesmo que ser assim.

Neste caso, sabes por acaso qual o pino em concreto que deverá ter os 5v e o que deve ser de massa?
Na Autodoc nao me surge da Bosch para este modelo. Da Hella aparece e também da MAGNETI MARELLI. Esta última, não é recomendada?

16685 - Cylinder 1
P0301 - 008 - Misfire Detected - Intermittent.
Aqui, tens de ver velas, cabos e bobine.
Verificar a EVAP e ligações, pressão de combustível, e pelo vagcom, ver qual o comportamento dos injetores.
Se tiveres o sensor da temperatura do líquido de refrigeração a ler mal, a injeção fica errada, dando origem a misturas ricas e pobres, fazendo falhar a combustão nos cilindros. Ou seja, fica o motor incerto e perde potência. Pelo vag consegues ver qual a leitura do sensor.

Neste caso já foram trocadas velas e bobine.
Como posso verificar pelo Vagcom estas situações que referes, isto é, quais serão os valores normais que deverá indicar no Vagcom?
Peço desculpa mas destas coisas não percebo muito o que deverá aparecer como "normal".

Diz me só uma coisa, isto acontece a frio ou só a quente?
Custa mais a pegar a frio/quente?
O carro não custa a pegar. O que acontece é em andamento estar normal e depois anda aos soluços de repente e só pára de soluçar quando ouço uma "explosão" / "rater" e ele "desentope". Se não "desentupir", a frio no dia seguinte soluça e mantem igual a quente a menos que "desentupa" de novo.
 
Os pinos não te sei dizer, mas pelo PN dos sensores, deves encontrar na net.

Os valores referência da injeção e a maioria dos sensores, vem descrito no vagcom.

Pelo teu relato, suspeito do sensor de temperatura a ler um valor demasiado baixo, e vai encharcando o motor até que aquece o suficiente para queimar os excessos, e depois normaliza, mas nunca totalmente. No vagcom, deves conseguir pelo measuring blocks (tens de procurar em que canal) ver que temperatura te está a ler. Imagina que ele te dá a temperatura de 5°C quando na realidade deveria ser 35°C, é o suficiente para teres gasolina em excesso e embrulhar o motor.

Por outro lado, a EVAP ou canister com ma connexao ou tubo roto, também origina sintomas parecidos.
Portanto, só depois de veres bem, é que podes tirar conclusões.

Lembrei me que podes consultar a rosstech wiki error database e ver os detalhes de qualquer erro, e procedimentos.
 
Os pinos não te sei dizer, mas pelo PN dos sensores, deves encontrar na net.

Os valores referência da injeção e a maioria dos sensores, vem descrito no vagcom.

Pelo teu relato, suspeito do sensor de temperatura a ler um valor demasiado baixo, e vai encharcando o motor até que aquece o suficiente para queimar os excessos, e depois normaliza, mas nunca totalmente. No vagcom, deves conseguir pelo measuring blocks (tens de procurar em que canal) ver que temperatura te está a ler. Imagina que ele te dá a temperatura de 5°C quando na realidade deveria ser 35°C, é o suficiente para teres gasolina em excesso e embrulhar o motor.

Por outro lado, a EVAP ou canister com ma connexao ou tubo roto, também origina sintomas parecidos.
Portanto, só depois de veres bem, é que podes tirar conclusões.

Lembrei me que podes consultar a rosstech wiki error database e ver os detalhes de qualquer erro, e procedimentos.
Muito obrigado pela ajuda.
Na rosstech wiki error database ja tinha espreitado e para resolver os erros pode ser problemas em qualquer um dos casos, ou seja, apontam a causa para um dos outros erros. Pode resolver a trocar a bobine, as velas, a N80, etc :duhh:
Vou investigar melhor sobre o que me explicas-te e fazer as medições mas fichas, Vagcom e espreitar os tubos como indicas.
Já pensei que no caso do erro das velas, pode ser muito bem provocado pelo sistema do GPL, por exemplo, que nao liga diretamente à centralina do carro e criar esses erros. Pelos sintomas, dá a entender como indicas, gasolina a mais, tanto pelo embrulhar, como consumos como pelo cheiro a queimado.
 
Muito obrigado pela ajuda.
Na rosstech wiki error database ja tinha espreitado e para resolver os erros pode ser problemas em qualquer um dos casos, ou seja, apontam a causa para um dos outros erros. Pode resolver a trocar a bobine, as velas, a N80, etc :duhh:
Vou investigar melhor sobre o que me explicas-te e fazer as medições mas fichas, Vagcom e espreitar os tubos como indicas.
Já pensei que no caso do erro das velas, pode ser muito bem provocado pelo sistema do GPL, por exemplo, que nao liga diretamente à centralina do carro e criar esses erros. Pelos sintomas, dá a entender como indicas, gasolina a mais, tanto pelo embrulhar, como consumos como pelo cheiro a queimado.
Para descartar problemas de gpl, desligado e testas.
 
Bom dia malta,
Necessito da vossa ajuda.
À uns tempos atrás, o carro do nada começou aos soluços até às 3.000rpm e acima disso tinha pouca força. Troquei as velas e resolveu.
Passado um tempo aconteceu o mesmo. Neste caso, andando um pouco assim, deu do género de um rater e começou a andar normalmente. Como é crónico nestes carros a bobine de ignição avariar, aproveitei que era necessário trocar um tubo de água e troquei a bobine de ignição por uma completamente nova.
Passado 3 semanas voltou a aconteceu o mesmo, carro aos soluços uns 5 km, deu um rater e voltou ao normal.
Tanto agora como antes e após trocar as velas e bobine de ignição, continua com os erros abaixo VAGCOM VCDS.
Da MAF já li que há marcas que continuam a acusar erro no VAGCOM. A dúvida é se será desse defeito ou mesmo a MAF com problemas.
A MAF ou a válvula N80 que refere no relatório poderá estar a causar tudo isto?

16486 - Mass Air Flow Sensor (G70)
P0102 - 007 - Signal too Low - MIL ON
16685 - Cylinder 1
P0301 - 008 - Misfire Detected - Intermittent
17834 - EVAP Purge Valve (N80)
P1426 - 009 - Open Circuit - MIL ON
17698 - Coolant Temp Sensor at Radiator Outlet (G83)
P1290 - 006 - Signal too Small - Intermittent - MIL ON
16688 - Cylinder 4
P0304 - 008 - Misfire Detected - Intermittent
16684 - Random/Multiple Cylinder Misfire Detected
P0300 - 008 - - Intermittent
Vais ter ai ou velas na sucata ou bobine de vela..
Que velas tens montadas ?

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 
Vais ter ai ou velas na sucata ou bobine de vela..
Que velas tens montadas ?

Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Bom dia,
Tem velas e bobine completamente novas.
As velas são as NGK, referência original e que refere no AutoData e Catinfo.
Para GPL não são as melhores mas foi as que consegui encontrar para já recomendadas para este motor.
Muito sinceramente "cheira-me" que é mesmo a N80 (EVAP) mas tenho que fazer os testes e verificações que o madlima29 referiu acima.
 
Ora bom dia,
Encontrei esta informação na net que supostamente é para esta Válvula.
Resistencia da N80: Deverá ter entre 22 - 30 ohms.
Cabos da Ficha da N80: 13-16 Volt
Caso os valores sejam bem diferentes destes, a válvula estará com problemas.
Alguem consegue confirmar se estes valores são de facto para esta válvula?
A que está instalada tem a referência 06B 133 459 D
Obrigado.
 
Ve se nao tens uma entrada de ar anormal no circuito da admissão. Tubos rotos, mal apertados, tubos de vacuo, etc.
Essa maf tem de ser testada, consegues saber qual a massa de ar ao ralenti que ela tá a medir?
E verifica os cabos de vela.
As velas podem nao ser as indicadas para gpl mas a gasolina ele tem de funcionar bem.
 
Ve se nao tens uma entrada de ar anormal no circuito da admissão. Tubos rotos, mal apertados, tubos de vacuo, etc.
Essa maf tem de ser testada, consegues saber qual a massa de ar ao ralenti que ela tá a medir?
E verifica os cabos de vela.
As velas podem nao ser as indicadas para gpl mas a gasolina ele tem de funcionar bem.
Obrigado.
Fiz alguns testes agora mesmo com multímetro.

Ficha da N80 com ignição ligada: 1.5V
Ficha da N80 com motor a trabalhar: 11.8V

N80 - Resistência 23.8ohms.

Liguei uma bateria e ela dá um click mas muito baixo quase como se fosse a faísca.

MAF:
11.8V
Resistência: 0 em qualquer um dos pernos.

Algumas dúvidas.
1. Na Vagcom, vejo no Engine, Measure Blocks, grupo 032? Se sim, Que valores é suposto aparecerem?
2. No tubo de respiro da tampa de válvulas falta-lhe o clip, tenho umas abraçadeiras a segurar enquanto nao arranjo o clip. Poderá ser disso?
3. É normal na N80 ter um barulho tão baixo quando ligado a uma bateria de 12V?
4. Na MAF, não deveria ter valores de resistência?
5. Para ver os cabos sem desmontar, posso ver pela resistência que os cabos fazem? A bobine é nova por isso deveria ter valores "normais" se os cabos estiverem bons, correto?
 
Back
Top