Audi A4 (b5) treme em 4 e 5

Bom dia. Recentemente comprei um Audi A4 1.9 TDI 90cv de 1995, já com 290000km. Já fiz uma pesquisa e não encontro solução para este problema. Em 4 e em 5 velocidade o carro treme, se for em baixas rotações, treme bastante, em rotações mais altas, em maior velocidade, treme menos mas continua sempre a tremer um bocadinho. Nas restantes velocidades nada disto acontece, mesmo em baixas rotações. Nestas velocidades, em 4 e 5, também puxa menos, bem menos, morre depressa. Já foi feita uma revisão total (troca de todos os filtros, correia de distribuição, óleo, um apoio de motor partido, etc) e relativamente a este problema até já se trocou a caixa, até por uma mais recente, de 1999, que parecia estar impecável, mas o problema persiste.
Outra informação que pode ser bastante relevante, e que apenas reparei ontem, pois só ontem andei em auto-estrada, é que quando começo a puxar, em 4, quando chega aos +/- 100 km de velocidade, 2 mil e tal rotações, o carro para de puxar, fica nessas rotações, parece que "vai a lanço", o mesmo acontece em 5 velocidade. Isto a subir, a puxar, pois a descer e plano ele anda bem.
Eu percebo muito pouco de mecânica, por isso estou aqui para tirar as duvidas, mas parece-me que o carro foi alterado para poupar combustível, não sei se é possível, mas o dono é um senhor já com certa idade, que não deveria andar a grande velocidade e não deveria querer gastar muito combustível. Ainda não tive oportunidade de falar com ele sobre o facto de poder ter sido alterado, mas entretanto, espero que me possam ajudar..

Muito obrigado
 
Boas, em relação ao tremer n te posso ajudar, mas o ele n andar mais, pode ser a entrar em safe... Mas sou eu a atirar po ar... Pode ser muita coisa... Ja me aconteceu por uma ou duas vezes, foi so rodar a chave e siga... Os mais entendidos ja ca veem ajudar
 
quando fazes isso nao ves fumo preto a sair com força?????
liga o carro a vagcom porque pode ser ou maf, vavula presao do turbo, fuga no IC....MAS O VAGCOM DESCOBRE TUDO EM PRINCIPIO!!!!
 
Por acaso ainda não reparei no fumo, mas parece-me que não. E já foi ligado a vagcom e não tinha nada.
O mecânico diz que é da caixa, apesar de a mesma já ter sido trocada, como referido..
 
Bom dia jovens!

Perante o teu problema fiquei com uma pequena duvida, o carro ganha vibração com a velocidade ou com a rotação do motor?

O teu caso e mesmo abstrato... no entanto se vibra com a velocidade vê la se não e as rodas descalibradas, pois se for o carro vibra, o volante vibra e etc... o que julgo ser pouco provável porque as rodas descalibradas nada tem a ver com a potencia.

Se e com a rotação que ganha vibração, na teórica (A minha formação foi na Eng. Mecânica … mas não acabei o curso) o problema parece vir do motor e neste caso apontaria para as seguintes causas:

1- Problemas num injetor ou numa vela incandescente que atingindo um certo regime pare de funcionar, e passes a ter o motor com 3 cilindros a funcionar e o quarto morto ( ai justifica perda de potencia). Mas notarias que o funcionamento do mesmo seria irregular.

2 - Um problema na massa de ar ou no turbo que provoque cortes na sobrealimentação ao motor ate porque se e as 2000 rpm que ele corta... e normalmente o ponto inicial do seu desempenho ( e a parte inicial da curva de desempenho do turbo) como podes ver no gráfico a seguir.

Cuidado este gráfico e de um motor de 160 CV quitado para 190 CV no entanto da para ter uma ideia da curva de funcionamento dos motores VW e como podes ver depois das 1500 rpm a curva apresenta uma subida cada x mais acentuada.

http://h7performance.com/wp-content...-Cupra-TDI-160cv-grafico-potencia-cavalos.jpg


3- Pode apenas ser a válvula de descarga do turbo que esteja despachada e de inicio a descarga muito sedo... mas isso não justifica a vibração.

4- O menos provável de todos motor dês-comandado, ou seja quando trocaram a correia de distribuição ter saltado alguma das trancas, e terem adiantado ou atrasado alguns dentes nalguma das poli... ai justificaria a perda de potencia mas não sei se justificaria a vibração do motor ou corte as 2000 rpm .


Algumas das alinhas que apontei só por si não justificam anomalia por ti descrita, no entanto pode acontecer que seja a junção de algumas delas.. no entanto acho estranho se o vag-com não aponta nada....


Para terminar ... se já trocaste a caixa e a coisa esta igual não acredito que o gato venha dai.... mas cuidado deves dar mais voto a palavra do mecânico ... vai topando a ver se mais alguém tem a mesma opinião que eu.. já sabe uma ideia e uma ideia ... 2 pode ser apenas coincidência mas 3 ... já pode ser coisa solida.:)
Volto a informar que o gráfico não e correto e rigoroso no entanto da para ter uma ideia.
 
Last edited:
Muito obrigado pelas opiniões, especialmente ao Paulo. Vou falar com o mecânico (que por acaso é meu tio, e facilita as coisas) sobre todas essas situações. Vamos estudar muito bem o caso, que não gosto nada de andar assim com o carro, ando devagar treme (4 e quinta), ando de gás, para de andar, estou bem lixado. Mas saliento que ele vibra bastante é em baixas rotações nas mudanças referidas, em altas rotações treme menos, bem menos, mas treme na mesma, nem que um bocadinho.
Mais uma vez obrigado, quando tiver novidades digo. E novas opiniões são sempre vem vindas. :)
 
Muito obrigado pelas opiniões, especialmente ao Paulo. Vou falar com o mecânico (que por acaso é meu tio, e facilita as coisas) sobre todas essas situações. Vamos estudar muito bem o caso, que não gosto nada de andar assim com o carro, ando devagar treme (4 e quinta), ando de gás, para de andar, estou bem lixado. Mas saliento que ele vibra bastante é em baixas rotações nas mudanças referidas, em altas rotações treme menos, bem menos, mas treme na mesma, nem que um bocadinho.
Mais uma vez obrigado, quando tiver novidades digo. E novas opiniões são sempre vem vindas. :)

Boas ruiman23,

Tenho o mesmo problema na minha carrinha A4 B5 Avant 115cv. Em 4a e 5a velocidade entre as 2000 - 2300 rpm começa com uma trepidação absurda (principalmente em 5a) sendo que se puxar por ela nota-se muito menos. O motor dela não é o original (BKE 115cv de uma Audi A4 B7 creio). Como resolveste o teu problema? Cumps.
 
Boas ruiman23,

Tenho o mesmo problema na minha carrinha A4 B5 Avant 115cv. Em 4a e 5a velocidade entre as 2000 - 2300 rpm começa com uma trepidação absurda (principalmente em 5a) sendo que se puxar por ela nota-se muito menos. O motor dela não é o original (BKE 115cv de uma Audi A4 B7 creio). Como resolveste o teu problema? Cumps.

eu ja tive um problema identico, em 4º trepidava e desde que limpei a maf deixou de trepidar
mas á casos e casos
 
Boas pessoal, comprei este carro em Dezembro, um A4 b5 90cv.
Esta semana notei uma vibração bastante forte acima das 2000 rotações com o pedal a fundo.
Já tinha notado um pouco isto antes mas não liguei muito por não conhecer muito bem o carro e também ainda não tinha puxado assim por ele.
Abaixo das 2000 rotações tem um comportamento completamente normal.
Por acaso em conversa ontem, com um colega que tem uma B7 2.0, está com um problema semelhante ao meu.
O mecânico dele disse lhe que o problema deve estar na admissão e turbo.
 
Back
Top