Audi A4 B5 1.9 TDI Sport de 1996... o transplante

Olá a todos! :roll:
O meu nome é Pedro, e sou de Viseu.

Aqui vos apresento aquela que é a minha enxadinha de trabalho.

Este é o meu A4. Foi comprado em novo por mim, com dinheiro do meu suor, na Bélgica e legalizei-o em Portugal no mês da compra. Poupei na altura 1500 contos. ;)
Conta actualmente com 340.000 km reais e esteve sempre nas minhas mãos.
É um 1.9 TDI Sport, de 110 CV, motor AFN, de cor LY7M.

20062010246.jpg



1998audia431.jpg


image00364i.jpg


image00472.jpg


img0616ur.jpg


img0721y.jpg


img0725af.jpg


img1073ki.jpg


img9000bn.jpg


img3831z.jpg




Nunca me tinha dado problemas atá à semana passada.
Rachou um pistão ao meio :'(

Sempre fui certinho nas revisões habituais e verifico os níveis assiduamente (óleo e líquidos).

Pelo que me diz o mecânico, foi desgaste, e diz que nunca viu isto acontecer num AFN de 110 cv, mas que costuma acontecer nos de 90 cv.

20130305.jpg


20130305001.jpg


20130301001.jpg


20130301002.jpg


20130301.jpg


20130305002.jpg


As minhas opções, actualmente são:

- Tentar encontrar um motor usado na sucata. O problema é que não se sabe o estado nem os kms que tem.

- Comprar um reconstruído por um preço que poderá atingir os 2500 euros;

- Reconstruir este, o que implica comprar 4 pistões novos (que já trazem os bronzes), fazer as rectificações necessárias e aproveitar para mudar a correia da distribuição... + mão-de-obra, e decerto que manteria a confiança no carro e no motor.

- Comprar novo : faltam os $$$

Gostaria de saber as opiniões e as sugestões aqui do burgo.

Cordiais saudações!

Pedro Costa
 
Ora belo exemplar que ai tens amigo...

Vou dar-te a minha opinião, ao comprares um usado c/ garantia, sempre poupas algum € e estás sempre "protegido" pela garantia, MAS, se comprar um reconstruido o valor é diferente mas sabes que o que lá está é novo e se reconstruires esse acabas por saber tambem o que tens... Tu agora tens de ver a tua disponibilidad€.

Abraço e não te desfaças da tua máquina de guerra, precisa de uns mimos mas primeiro o coração.
 
porque tens que por 4 pistoes novos se eles se vendem a unidade?

o meu 90cv tambem partiu um pistao mas foi na zona dos segmentos
 
vou-te dar um conselho, eu no meu ja tive "3" motores, o primeiro partiu o pistao, o segundo tava farto de me dar dores de cabeça, peguei no meu primeiro motor e fiz o motor como se tivesse ZERO KM, levou tudo a nivel de desgaste, como segmentos, encamisei o bloco todo, retifiquei colassa, retentores tudo novo, bronzes nao pus porque estavam bons, ao todo nao gastei 800euros, mas eu fiz quase tudo a nivel de mao de obra e preço para mim como oficina
as tuas camisas se nao estiveres riscadas poem so um pistao com e poem os segmentos todos novos, bronzes tambem podes por ja que tem muitos km, ficas outra vez com carro para 340mil km

nao ponhas motores reconstruidos porque so dao dores de cabeças
 
Last edited:
Ora belo exemplar que ai tens amigo...

Vou dar-te a minha opinião, ao comprares um usado c/ garantia, sempre poupas algum € e estás sempre "protegido" pela garantia, MAS, se comprar um reconstruido o valor é diferente mas sabes que o que lá está é novo e se reconstruires esse acabas por saber tambem o que tens... Tu agora tens de ver a tua disponibilidad€.

Abraço e não te desfaças da tua máquina de guerra, precisa de uns mimos mas primeiro o coração.


Olá Ricardo! é verdade que se poupa se comprar um usado... o problema é que a nível de garantias, andam em média pelos 3 meses...

Acho que vou aguardar mais um pouco e ver se aparece algo em conta... mas acho que estou virado para a reconstrução do motor de origem... Enquanto houver saúde e trabalho, os euros têm de dar! :)

Pode demorar, mas há-de ficar como novo! ;)

- - - - - - - - - -
 
boas, como te respondi ao topico eu tambem parti um pistao, comprei outro motor, mas tenho o meu em peças, se tiveres interesse vendo-te um pistao com a viela.

posso-te enviar fotos no fim de semana, os pistoes nos 1.9tdi sao todos iguais assim como a cambota, 99% de certesas

vou-te dar um conselho, eu no meu ja tive "3" motores, o primeiro partiu o pistao, o segundo tava farto de me dar dores de cabeça, peguei no meu primeiro motor e fiz o motor como se tivesse ZERO KM, levou tudo a nivel de desgaste, como segmentos, encamisei o bloco todo, retifiquei colassa, retentores tudo novo, bronzes nao pus porque estavam bons, ao todo nao gastei 800euros, mas eu fiz quase tudo a nivel de mao de obra e preço para mim como oficina
as tuas camisas se nao estiveres riscadas poem so um pistao com e poem os segmentos todos novos, bronzes tambem podes por ja que tem muitos km, ficas outra vez com carro para 340mil km

nao ponhas motores reconstruidos porque so dao dores de cabeças

Obrigado pelas dicas Pedro! Tens algum tópico criado sobre esse pistão partido?
Ainda não sei como estão os outros três, mas a substituir, vão ter de ser todos!.. De qualquer modo, ainda ando a ver com o mecãnico e continuo à espera de opções de orçamentos. Sabes dizer-me o preço aproximado dos segmentos? Se puderes, envia-me então as fotos. Acho que um jogo dos 4 pistões ronda os 500 euros, já com os bronzes...
 
o meu de 90cv tb partiu. apos muita pesquisa vim dar a resposta do art. as galerias de arrefecimento de oleo sao insuficientes para arrefecer corretamente
o meu partiu a 180 na auto estrada. meti um afn 110.
 
Back
Top