Audi A4 B5 1.6i soluça e agora não pega

Boas pessoal,

Preciso da vossa ajuda e agradeço todos quantos me dêem umas dicas.
Comprei este carro à pouco tempo, e estava tudo a trabalhar na perfeição (quanto ao motor) excepto a temperatura que não subia, mas sabia que teria de lhe trocar o termostato. O que ainda não aconteceu. De à um mês para cá, tenho notado que quando carrego no pedal do acelerador a fundo o carro começa a soluçar, mais ó menos entre as 1800-2800rpm e só em algumas mudanças (1ª, 2ª e 3ª..) nas outras já não acontece com tanta frequência... Se acelerar lentamente já não acontece qualquer soluçar.
Por vezes também custa um bocado a pegar, e o tempo frio não tem ajudado. Parece-me que por vezes ao pegar não estão a trabalhar todos os cilindros, mas depois estabiliza com relenti alto como é normal quando está frio.
Acontece às vezes que depois de andar um pouco e parar, o relenti não é estável, parecendo que se vai desligar, mas depois volta a estabilizar.
Hoje, mais uma vez, custou-lhe pegar mas lá arrancou; o soluçar manteve-se e ao chegar a casa, desliguei-o e nunca mais consegui coloca-lo a trabalhar. Ao tentar coloca-lo a trabalhar não aconteceu como quando está frio o motor, ou seja, está sempre a tentar ligar-se mas nunca chega a ligar-se.
Agradeço a quem me possa ajudar porque está-me a tirar o sono este problema.
 
Agora fui voltar a tentar ligá-lo e pegou à primeira... Não consigo perceber..
Pratinhol, pois já tinha lido algures que podia ser esses alguns dos problemas, e amanhã vou tentar ir ao mecânico...
Poderá ter a ver com o termostato avariado? O carro nunca aquece em andamento, isto é, o ponteiro sobe ligeiramente até aos 60e poucos graus...só quando está parado durante um grande período de tempo, é que a temperatura sobe até aos 90º, mas se começar a andar ela baixa até ao ponteiro encostar nos 60º novamente...
 
Não é tentares ir... vai... :D

Mesmo do termostato , são reparações simples e baratas, mas que se podem tornar caras se não forem resolvidas a tempo...
 
Pois terei de ir, porque isto anda-me a tirar o sono.
Pois, eu sei que tens razão, mas há outros que's... A vida está difícil...
Li em outros tópicos que outros users trocaram velas, cabos, bobines entre outras coisas e que nada resultou... poderá ter a ver com o filtro da gasolina ou mesmo com a marca do combustível? Será que um aditivo no combustível pode ajudar a fazer um limpeza nos injectores e no filtro?
Estou aqui a levantar certas perguntas, que a meu ver poderão ter alguma influência, e gostava que me dessem as vossas opiniões.
Obrigado.
 
Boas pessoal,

Esta semana fui ao mecânico com o intuito de resolver o problema do soluçar e mudar o termostato.
Quando expliquei ao mecânico a situação, falei-lhe na limpeza da borboleta, e como em casa desmontei os tubos e espreitei a borboleta e não me pareceu ter sujidade, ele disse que não devia ter a ver... Sugestão dele, "olha, à uns tempos tive aqui um mercedes a gasolina com os mesmos sintomas que o teu... e o gajo já tinha gasto quase 300€ no electrecista, que não lhe resolveu nada...já lhe queria mudar injectores e tudo. Chegou-me aqui e eu disse-lhe que a primeira coisa que mudava era o filtro da gasolina e foi o que fiz! E, problema resolvido!". Pronto, já estão a ver o que é que ele me fez...trocou o filtro da gasolina, e embora não tenha feito ainda muitos quilometros, a verdade é que aparenta ter deixado de soluçar!
Agradeço ao Pratinhol as dicas! Ao restante pessoal que algum dia tenha um problema parecido, aqui fica mais uma coisa a ver, até porque se for apenas o filtro, é barato.

Abraço
 
bem provavel q seja disso...
num n/a gasolina a causa desses sintomas costuma ser ignição...
velas ou respectivos cabos, distribuidor, ou algo relacionado com a gasolina (filtro, injectores, bomba...)
 
Boas noites,

Bom, hoje fiz 70km(35 de manhã e 35 á tarde)...os km que fiz de manha foram logo a seguir a ter feito a substituição do filtro de gasolina e ter colocado um pouco de gasolina 98. O carro portou-se bem sem soluçar. Agora à tarde quando saí do trabalho coloquei gasolina 95 e notei que de vês em quando soluça um pouco e quando parei, o relenti não ficou tão estável como devia. Será que a gasolina me está a provocar este soluçar? Não acho muito normal esta situação, mas amanhã vou ver o que acontece.
Se alguém me puder dar umas dicas, agradeço!

Cumprimentos
 
Boas pessoal,

Ninguém me dá uma ideia do que possa ser? Hoje, depois de ter passado num percurso de aproximadamente 2km a subir muito e com muitas curvas, ao tentar acelerar o carro morreu-me em 3a, tive de meter 2a...acelerei, morreu-me mais, tive de meter primeira...e tive de parar e voltar a arrancar... arrancar lentamente pois não posso acelerar muito...
No sábado o mecânico disse-me que as velas que tenho, embora sejam bosh, não são tão boas como as ngk...ele tirou apenas uma vela e disse que não aparentava estar estragada...será que uma substituição de velas poderá resolver isto? Se alguém me der umas dicas à cerca da gasolina também agradecia... Acho estranho o facto de no sábado ter colocado 5 litros de bp ultimate, ter mudado o filtro da gasolina e o carro em 35 km que fiz na 2a feira de manhã se ter portado bem...e à noite fiz outros tantos km e ao chegar a casa notei que já não estava como de manhã, isto depois de ter colocado 26 litros de gasolina 95...
Agradeço a quem me possa ajudar.
Cumps
 
Verifica se os cabos das velas passam corrente ou se estao bons, ou como o colega Grale diz verificar a Admissao , o meu soluçava e desde que mudei os cabos nunca mais tive esse problema mas , antes de os comprar punha a trabalhar e tirava um cabo e verificava se passava corrente , no meu caso eram 3 cabos em mau estado ,comprei da beru e 5 estrelas
 
Boas pessoal,

Esta semana fui ao mecânico com o intuito de resolver o problema do soluçar e mudar o termostato.
Quando expliquei ao mecânico a situação, falei-lhe na limpeza da borboleta, e como em casa desmontei os tubos e espreitei a borboleta e não me pareceu ter sujidade, ele disse que não devia ter a ver... Sugestão dele, "olha, à uns tempos tive aqui um mercedes a gasolina com os mesmos sintomas que o teu... e o gajo já tinha gasto quase 300€ no electrecista, que não lhe resolveu nada...já lhe queria mudar injectores e tudo. Chegou-me aqui e eu disse-lhe que a primeira coisa que mudava era o filtro da gasolina e foi o que fiz! E, problema resolvido!". Pronto, já estão a ver o que é que ele me fez...trocou o filtro da gasolina, e embora não tenha feito ainda muitos quilometros, a verdade é que aparenta ter deixado de soluçar!
Agradeço ao Pratinhol as dicas! Ao restante pessoal que algum dia tenha um problema parecido, aqui fica mais uma coisa a ver, até porque se for apenas o filtro, é barato.

Abraço

Caro amigo... Tenho tido o mesmo problema que o seu... irei trocar o filtro de combustivel assim que possivel... agradeço por compartilhar seu problema e resolução!

Desculpe meu dialeto diferente... é porque sou do Brasil e espero ser bem vindo aqui =)
 
Atenção que a gasolina do intermache também não lhe dá muita saúde... (não sei se é o caso)

verifica a admissão.

cumprs
jorgix
 
Bons dias,

Conforme aqui tinha dito à uns dias, continuo com o problema do soluçar. Hoje estive a verificar os cabos e as velas, e ao desligar as velas uma a uma, ao relenti, o carro começava a fazer um "tac-tac-tac"... Depreendo que seja pelo facto de não haver combustão no cilindro. Os cabos das velas aparentam estar em boas condições. Quando faço algum tempo de condução sempre a acelerar verifico que ele não se "engasga" quando deixo ir até ao relenti. Quando faço algum tempo sem acelerar noto que se engasga no relenti... Será que as velas de vês em quando como que "encharcam"?
Devido à quantidade de quilómetros que ando a fazer por dia, possivelmente, irei trocar este A4 por um clio ou um corsa de dois lugares, porque não me fica barato fazer 70km em serra todos os dias. Sinceramente, ando com a sensação que a qualquer momento este carro me vai deixar a pé, dai estar a pensar em trocar. Como não tenho possibilidade ainda de comprar um carro mais "à minha maneira", um carro económico nesta altura vai-me encher as medidas.
Cumprimentos a todos.
 
Back
Top