Audi A4 Avant - Filtro de Partículas.

Bom dia.

Tenho uma Audia a4 avant de 2013 e, muitas vezes, quando desligo o carro, ouço as ventoinhas a trabalhar e sinto calor a sair de baixo do carro. Imagino que seja a regeneração do filtro a funcionar.

As minhas dúvidas são as seguintes:

1- A regeneração continua com o carro desligado ou deverei aguardar que a mesma termine para desligar o carro?

2- Quanto tempo demora a regeneração?

3- Como saber quando a regeneração começa e termina? (nunca reparei no acendimento de nenhuma luz no painel de instrumentos).

Obrigado.

Cumprimentos.
 
Boas.
Também tenho uma a4 de 2013 e as vezes também me acontece isso.
Mas quando desligas o carro e notas que as ventoinhas ficaram a trabalhar quer dizer que acabaste de interromper uma regeneração, como é óbvio com o carro desligado aquilo não vai regenerar pois precisa de atingir altas temperaturas para o fazer.
Acho que as regenerações não têm um tempo específico para o fazer, o melhor é fazeres 10km-15km em AE e a partida fica feita.
Eu no meu costumo notar de 2 formas que está a regenerar, uma é na rotação, com o carro parado e se tiver a fazer a regeneração as rotações sobem para as 1000, a outra forma é como tu já notaste também que é quando desligas o carro e as ventoinhas ficas ligadas.
Eu no meu caso quando noto que ele está na fase de regeneração tento logo assim possa ir até a AE faço 10km-15km ou até 20km a uma velocidade estável e fica resolvido... por mais uma semanita :D
 
Que grande porcaria... É suposto eu chegar a casa, estacionar na garagem, sair do carro para ver se a regeneração está em curso e, caso afirmativo, voltar a sair da garagem e ir para a AE? Ora aí está um sistem que está a precisar de alguns melhoramentos...
 
É preciso ter em conta que um diesel é (supostamente) concebido para fazer km, distâncias longas e quem utilizar um diesel assim não terá problemas com regenerações. Mas quem o utiliza maioritariamente na cidade e distâncias curtas está sujeito a estas situações.

Mas voltando a tua questão, não é suposto nada disso.
Se estacionares o carro e te apercebeste que interrompeste a regeneração então paciência está interrompida, não vai partir o motor por causa disso.
Simplesmente sabes que o carro está no processo de regeneração e de uma das próximas vezes que pegares no carro se tiveres tempo vais num instante a AE fazes os tais 15 a 20 km e fica resolvido e estas ajudar a prolongar o tempo de vida do teu filtro. Se não tiveres tempo olha deixa andar que ele lá acabará por conseguir regenerar.
 
Back
Top