Audi A4 Avant B5 1.9 TDI 1996

Tópico em 'A4 / S4 / RS4' iniciado por AntónioFernandes, 18 Jan 2018.

  1. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Boa noite.

    A breve história da minha carrinha:
    Foi importada da Alemanha e teve um dono em Portugal (sou o segundo).
    Adquiri num stand com garantia de 6meses (motor e caixa).

    Marca: Audi

    Modelo: A4 Avant B5 8D

    Motor e Transmissão: 1.9 TDI 81kw tração frontal.
    Kilometragem: 387000

    Chassis: Suspensão original da versão.

    Travões: Disco atrás e à frente originais da versão.

    Jantes/Pneus:
    Jantes 15" BBS (uma com a aresta danificada).
    Pneus 195/65/R15 (marca fortuna).

    Exterior:
    Cor: Cinza claro (com riscos).
    Óticas e faróis originais (elevada degradação).
    Estado original

    Interior:
    Estofos em tecido.
    AC automático (não aquece).
    Vidros elétricos (tem sistema Confort).
    Computador de bordo completo (resolvido).
    Espelho da consola partido.
    As portas fecham em andamento.

    Audio:
    Sistema original.(apenas colunas frontais).
    Rádio com o visor LCD danificado.

    Próximas Alterações:
    Reparar plásticos interiores danificados.
    Reparar computador de bordo.(feito);
    Reparar riscos exteriores.
    Substituir óticas e faróis (queimadas e estaladas).
    Aplicar Cruise Control. (já tinha);
    Reparar o sistema de luz interior (não desliga quando se fecha a porta).(feito);
    Reparar o AC a quente.
    Substituir jantes por umas 16/17 (se ainda for possível com declaração na SIVA vai 17").
    Aplicar faróis de nevoeiro.(luzes fundidas)
    Rever suspensão (ainda não sei qual).

    Fotos:
    Para breve


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    Last edited: 10 Fev 2018
    racegy, Rui.Sport.Line e Vitor Costa gostam disto.
  2. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Algumas fotografias do interior para já. IMG_20180119_135315.jpg IMG_20180119_135325.jpg IMG_20180119_135425.jpg IMG_20180119_135449.jpg IMG_20180119_135456.jpg IMG_20180119_140017.jpg IMG_20180119_135433.jpg IMG_20180119_135419.jpg IMG_20180119_135413.jpg IMG_20180119_135342.jpg

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  3. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Pelo visto tenho manete de Cruise Control. Mas não está a funcionar ou pelo menos eu não sei lidar com a coisa. IMG_20180119_135336.jpg IMG_20180119_135449.jpg

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  4. Rui.Sport.Line

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    Parece-me bem. Tem um miminhos para receber. O que é normal.
    A suspensão podias optar por coilovers. Ou é para manter original?
    Com umas jantes 17' e um pouco mais baixa ficava logo outra coisa.
     
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  5. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Olá Rui.
    Sim uns belos miminhos a se fazer.
    Para já é para manter original. Vai ser o carro do dia a dia.
    Mas se de futuro reportar fiabilidade aqui ao dono , estou a pensar por uns bilstein b8 com um kit de molas eibach (descer uns 2cm). Coilovers para o percurso que faço não é boa ideia . Isso só se fizesse cidade, aí seria uma aposta.
    Jantes ando a ver o que consigo na SIVA. Já mandei e-mail, vamos ver a resposta deles.
    Eu queria umas 17. 8j com 215/55 ou 225/45 depende o conforto ganho. Caso contrário vão umas BBS CO ou SR em 16" (já tem Homologação).
    Atualmente está com jante 15", originais BBS sem centros e pneumáticos 195/65 fortuna (vieram no negócio).


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  6. Rui.Sport.Line

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    A minha também veio com jante 15'.
    Quando estes pneus forem à vida leva 16'. Mas mais para a frente será 18 ou 19.
    Na SIVA dão-te homologação 225.45.17
    Coilovers consegues regular naquilo que pretendes. E como pra ja so queres 2cm baixo pouca diferença te deve fazer das molas que vais por.
    Eu a gastar na suspensão vai ser logo em coils.
    Já tive uns lowtec 9.1 (b5 anterior) e gostei. Mas existe mais barato. Falam bem dos Jom.
     
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  7. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Os bilstein com molas eibach depois também posso regular a altura mas já seriam uns b12. Coils, não tem a mesma durabilidade, já tive e não gostei. Também pode ter sido má experiência minha.
    Com as bilstein sempre tenho outro Confort. Sabes que as estradas portuguesas (calçada) não é grande coisa para suspensões duras, rapidamente ficaria com o carro cheio de barulhos e para já estou admirado, para os anos que tem.

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  8. racegy

    racegy

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    Boas vai ser mais um projecto para ir acompanhando.
    Quando comecei a ler, inicialmente pensei que tinhas a carrinha mesmo em mau estado... :p
    Mas pelo que vejo, são coisinhas normais dos anos e coisas de facil e barata reparação.
    De mecânica se tiver estimada tens uma carrinha com um motor muito fiável.
    Em relação há suspensão se valorizas o conforto, mete molas, eu tenho coils vmaxx, não são maus... mas...
    Adeus conforto.
    Já andei em carros com JOM e não recomendo.
     
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  9. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Eu depois coloco mais umas fotografias do exterior, mas agora com os exames na universidade não tenho tido tempo.

    A nível mecânico/eletrônica tem três problemas que quero resolver:

    Custa imenso a pegar a frio e faz fumo branco quando pega. A quente não tem problema e não aquece (temperatura 90ºC).
    O AC a quente não funciona, zero.
    O erro brems licht.

    De resto parece estar bem.

    A ideia e não perder conforto.
    Com coils, ponho o carro cheio de ruídos em pouco tempo.
    Portugal no seu geral não é país para carro do dia a dia usarem coils ou suspensão mais dura.
    É a minha opinião.

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  10. racegy

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    O facto de pegar mal a frio, pode ser o sensor de temperatura, ar no gasoleo ou a bomba injectora.
    Se não tens ar quente, deverás ter o radiador da soufagem entupido ou anulado.
    O erro brems licht, deve ser alguma luz de stop fundida.
     
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  11. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Ar não deve ser, porque o ar implicaria mesmo a quente.
    Bomba injetora, mesmo a quente iria ter problemas embora aconteça casos que na substituição desta fique resolvido pelo que tenho lido e ouvido.
    Sensor de temperatura? Como assim?
    E vela de aquecimento do arranque, poderá ser? Nem sei se tem, os diesel de bomba mecânica têm.

    Porque a bateria está boa e o motor de arranque igualmente.

    As luzes de stop dão todas.
    Isto é assim, quando ligo o carro (o computador de bordo já dá) no LCD surge o erro brems licht e passados uns segundos, surge OK, e fica sem nada.
    Li no Manual do carro que se surgir o símbolo por mais de três segundos e apitar e desaparecer é sinal de erro nas luzes stop (fundidas ou cabos), que é o que acontece, mas as luzes dão.


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  12. racegy

    racegy

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    Eu vou mesmo para o radiador entupido ou anulado.
    Tens que ver se o gasóleo recua, se dizes que custa a pegar e faz fumo branco, podes ter isso a desferrar, e isso pode acontecer por vários factores, teres ar no sistema, a válvula anti retorno já não estar boa, ou pior a bomba injectora.
    Nos TDI mais antigos o sensor da temperatura se não estiver bom, pode influenciar, no pegar do motor.
    Se a bateria está boa e o motor de arranque igualmente, podemos eliminar essas opções.
    Velas nesse motor não me acredito, tem que estar temperaturas bem baixas para acender a luz da resistência.
    Em relação ao erro das luzes vê bem isso, penso que as lampadas são de 2 filamentos, pode estar algum queimado, ou o suporte da lampada estar estragado, ve também as fichas.
     
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  13. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Agora nas férias de semestre já vou verificar essa situação.

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  14. rbarata

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    Acho que em relação ao sensor da temperatura, um dos testes que se pode fazer é experimentar desligar a ficha e ver se ele assim pega de "estalo", ele pode estar a dar informação à ECU que o líquido está quente fazendo assim custar pegar.
     
  15. AntónioFernandes

    AntónioFernandes

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    Acabei de fazer esse teste.
    Custou na mesma a pegar e fez na mesma fumo branco. Todavia já vi pela primeira vez a luz da resistência.
    É primeira vez que tenho um TDI. Por isso não sei se é normal neste motores quando se pega no carro de manhã, a luz a resistência surgir ou não. Nos meus carros a diesel que tive, era todos de bomba mecânica. A luz da resistência tinha de ligar obrigatoriamente de manhã cedo.

    Aqui em Bragança chegam estar temperaturas negativas de manhã cedo.

    Eu agora, vou voltar a fazer mais uma viagem (litoral interior) e quando vier de férias do semestre vou me dedicar ao assunto.

    Fico sim é com medo do esforço que cria na mecânica de cada vez que tenho de insistir para o carro pegar.

    Reparei que as fichas que ligam nas belas de aquecimento estão todas partidas. Não sei se por algum motivo alguma possa estar danificada ou a fazer mau contato, mas acho que se isso acontecesse, um dos pistões ficaria a trabalhar mal, digo eu.

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