Audi a4 2.0TDI 170cv - filtro de partículas, fumo e cheiro.

Boa noite,

Já li no forum vários tópicos relacionados com a minha carrinha e sobre este problema, no entanto decidi pedir a vossa opinião porque poderá não ser a mesma coisa.
Vamos lá...
A História dela...

1) À pouco tempo quando ia para a Auto-estrada, a carrinha entrava em safe-mode e piscava a luz amarela da resistência. Fui ao mecânico e disseram que seria a válvula do travão, válvula nova, problema continua.

2) Para além deste problema a carrinha volta e meia ficava com um trabalhar ruidoso, engasgava-se, puxava aos soluços e perdia muita potencia. Problema agora: TURBO, foi para reparar e tudo continua na mesma.

3) Volta a acontecer, foi à máquina, injetor 2 com anomalia, uma vela queimada. Fui à Audi porque li no audiPT que poderiam-se responsabilizar. Tive SORTE! Meteram 4 injetores novos a custo zero! Ainda disseram que tinha uma carrinha nova e incrivelmente estimada.

4) Passado dois dias, continua o problema. Fui à audi, e na máquina acusou um sensor de temperatura, não sei que mais do vácuo e uma válvula do turbo. Foi tudo metido.

5) Passado 3 dias e 40 kms, ligo a carrinha, achei que tinha um trabalhar muito martelado, arranquei devagar porque estava fria e cheirou-me a gases e óleo, olhei pelo retrovisor e vi algum fumo, a carrinha nunca fez fumo, achei estranho, parei e desliguei. Voltei a ligar e voltou a fazer a mesma coisa mas sem fumo. Vim para casa (2km de distancia) e passado 2/3min acendeu a luz do filtro de partículas.

A carrinha tem 171mil kms e tudo isto aconteceu desde os 165mil kms. Até agora não tinha dado nenhum problema.
Alguém tem algum conselho, opinião ou sugestão sobre tudo isto?

Desde já agradeço a vossa atenção,

Cumpts,
 
Boa noite,

Já li no forum vários tópicos relacionados com a minha carrinha e sobre este problema, no entanto decidi pedir a vossa opinião porque poderá não ser a mesma coisa.
Vamos lá...
A História dela...

1) À pouco tempo quando ia para a Auto-estrada, a carrinha entrava em safe-mode e piscava a luz amarela da resistência. Fui ao mecânico e disseram que seria a válvula do travão, válvula nova, problema continua.

2) Para além deste problema a carrinha volta e meia ficava com um trabalhar ruidoso, engasgava-se, puxava aos soluços e perdia muita potencia. Problema agora: TURBO, foi para reparar e tudo continua na mesma.

3) Volta a acontecer, foi à máquina, injetor 2 com anomalia, uma vela queimada. Fui à Audi porque li no audiPT que poderiam-se responsabilizar. Tive SORTE! Meteram 4 injetores novos a custo zero! Ainda disseram que tinha uma carrinha nova e incrivelmente estimada.

4) Passado dois dias, continua o problema. Fui à audi, e na máquina acusou um sensor de temperatura, não sei que mais do vácuo e uma válvula do turbo. Foi tudo metido.

5) Passado 3 dias e 40 kms, ligo a carrinha, achei que tinha um trabalhar muito martelado, arranquei devagar porque estava fria e cheirou-me a gases e óleo, olhei pelo retrovisor e vi algum fumo, a carrinha nunca fez fumo, achei estranho, parei e desliguei. Voltei a ligar e voltou a fazer a mesma coisa mas sem fumo. Vim para casa (2km de distancia) e passado 2/3min acendeu a luz do filtro de partículas.

A carrinha tem 171mil kms e tudo isto aconteceu desde os 165mil kms. Até agora não tinha dado nenhum problema.
Alguém tem algum conselho, opinião ou sugestão sobre tudo isto?

Desde já agradeço a vossa atenção,

Cumpts,

Boa noite, pelo que sei quanto essa luz acende, tens de fazer 40kms AE a velocidade constante, foi o que me disseram e é o q vou fazer se me acontecer ao meu
 
boas

antes de mais tens de arranjar um cabo vagcom para te orientares quando precisares, a não ser que gostes de ser assaltado pelos mecânicos..era isto e aquilo e na verdade o problema continuava! :S

o problema é o filtro de partículas que quer regenerar e tu não deixas lol
se o filtro não regenerar(auto-limpeza) o motor embrulha-se todo..

solução para isso: pisar o pedal direito de vez em quando!

ve la o que diz o manual acerca do filtro de partículas...

cump
 
boas camarada,ja tive esse problema e resolvi num estantinho,como dix o outro sem fumos nem cheiros,e sem mais preocupaçoes,se tu tens esse carro e fazes mt circuito de estrada nacional para arranca ou circuito de cidade, aviso ja que vais ter imensos problemas com isso e quando nos compramos um carro e para nao dar chatices de preferencia,alem do mais as auto estradas sao a pagar e nao sao baratas abraço

alem do mais sem isso o carro fica mt mais solto pois essa cena de filtro particulas abafa o motor,atençao se andares com o carro em safe moda tentar apagar a tal dita luz tipo regenerar o filtro podes ter o azar tambem de incendiar a viatura cuidado com a cena
 
Last edited:
Boa noite,

Desde já agradeço a vossa atenção.
No dia seguinte ao ter acendido a luz do filtro de partículas, acendeu a luz da resistência sempre a piscar, acendeu luz do motor e continuava a do filtro de partículas. A somar a isto a carrinha não passa dos 60 km/h, e perdeu a potencia por completo.
Falei com um mecânico e ele disse que já não conseguia fazer a regeneração normal, mas que tinha de fazer uma regeneração do filtro de partículas forçada.
Fiquei de estar com ele amanhã, para ele resolver o problema. Pelos vistos não é nada de grave.
A ver vamos...

Cumpts
 
Isso para apagar a luz do filtro de partículas vem como fazer no manual , penso que seja em 4 velocidade numa rotação entre as 3000 e as 4000 durante 15 minutos penso eu , no meu como é de cx automática foi só colocar no S e controlar nas 4000 rotações.
 
Boas amigo, a meu ver isso pode ser problemas de massa dar ou fuga de ar a saída do intercoler como ja me aconteceu rebentar o vedante que tem no tubo que liga o intercoler a admiçao e como perdia a pressão do ar ele não deixa puxar como devia e acendeu essa luz que tu dizes, mas sem duvida que devias também ligar o vag com para teres 100 % a certeza :D
 
A minha andou +/- com o mesmo mal da tua!! Era o filtro de particulas!! O melhor será remove-lo (caso seja esse o problema), numa casa especializada. O meu ainda não foi embora... mas há-de ir!
 
A fap está lá só tirei o miolo. Na reprogramação fazem o ajuste dos gases de escape por causa do ipo

E nao dá para tirar mesmo, ouvi dizer que isso aumenta 0.3-0.5 os consumos médios, em tirar mesmo quero dizer desligar os sensores com reprogramaçao e soldar um tubo no lugar do filtro
 
E venho cá dizer o que já 2 ou 3 users disseram: tubo directo dentro do FAP, regenerações anuladas e tá resolvido ;)

De resto tens aí uma bela máquina :assobio:
 
Back
Top