Boas,
Tenho um Audi A4 1.9 TDI PD130 de 2001, com 253.000 km, e tenho alguns sintomas que gostava de perceber se alguém já teve algo semelhante.
1. Dificuldade em pegar
Resumindo: ao ralenti existe uma vibração ligeira e repetitiva. Em andamento, sobretudo em 3.ª/4.ª/5.ª e abaixo das 2000 rpm, o carro começa a vibrar quando acelero progressivamente. Em subida é mais intenso e manifesta-se como soluços/solavancos. Em plano sinto principalmente uma vibração forte, inclusive na manete das mudanças. Depois das 2000 rpm, o comportamento desaparece.
Alguém já teve um comportamento semelhante num PD130?
Obrigado.
Tenho um Audi A4 1.9 TDI PD130 de 2001, com 253.000 km, e tenho alguns sintomas que gostava de perceber se alguém já teve algo semelhante.
1. Dificuldade em pegar
- O carro tem dificuldade em pegar.
- Ao dar à chave, o motor de arranque roda normalmente, mas o motor demora mais tempo do que o habitual até pegar.
- Depois de pegar, o motor fica a trabalhar normalmente.
- Ao ralenti, o carro apresenta uma ligeira vibração, que acontece sempre com o mesmo padrão.
- Em andamento, o problema é mais evidente em 3.ª, 4.ª e 5.ª velocidades.
- Acontece sempre antes das 2000 rpm.
- Assim que passa aproximadamente as 2000 rpm, o problema desaparece.
- O comportamento é mais evidente quando acelero progressivamente.
- Se carregar mais no acelerador/pisar mais o pedal, o estremecimento parece ser menos perceptível.
- Em subida, o problema é bastante mais evidente: o carro começa a dar soluços/estremecimentos, como se estivesse a andar aos solavancos.
- Em plano, sinto sobretudo o carro a tremer bastante, sendo que a manete da caixa de velocidades vibra imenso durante esse período.
- Depois de ultrapassar as ~2000 rpm, deixa de sentir-se este comportamento.
Resumindo: ao ralenti existe uma vibração ligeira e repetitiva. Em andamento, sobretudo em 3.ª/4.ª/5.ª e abaixo das 2000 rpm, o carro começa a vibrar quando acelero progressivamente. Em subida é mais intenso e manifesta-se como soluços/solavancos. Em plano sinto principalmente uma vibração forte, inclusive na manete das mudanças. Depois das 2000 rpm, o comportamento desaparece.
Alguém já teve um comportamento semelhante num PD130?
Obrigado.