Audi A3 VS. BMW 116/8D

Bom dia amigos,

Possuo um Audi A3 1.9 TDi (8L) de 98 e estou muito satisfeito com ele. Mas devido a ter apenas 3 portas e a pensar em aumentar a familia, estou a considerar comprar um 2º carro de 5 portas e mais moderno, mas não novo porque são muito caros. Apenas estou indeciso entre a BMW Série 1 (116d ou 118d) e Audi A3 (1.6 ou 2.0).

Budget: Até 20.000€

A pensar no BMW:
- Carro com mais potência
- Sistema de navegação bem posicionado
- Muitos problemas com o motor N47 em carros fabricados antes de 2011.

A pensar na Audi:
- Carro com menos potência se estivermos a falar no de 1.6 com 105cv.
- Sistema de navegação mal posicionado (no sítio do rádio)
- Mais bonito esteticamente
- Mais económico

Confesso que passei 3 semanas a estudar os BMW, visitei cerca de 8 carros usados que estavam para venda, vi tudo o que havia de extras, etc... adoro o carro e estive quase quase para comprar um, isto até saber do problema dos motores N47 que me deixou muito desiludido com a BMW.

Eis o carro que tive para comprar:
BMW 118 D Sport
Portas: 5
Ano: 10/2007
Km: 142.000 km
Motor: N47
Potência: 143 CV (2.000 cm3)
Cor: Branco
- Sensores de Estacionamento
- Sensores de Chuva
- Jantes de Liga Leve
- ABS
- Livro de revisões completo
- AC Independente
- 6 Airbags
- Alarme
- Imobilizador
- Suspensão Desportiva
- Trancamento Auto das Portas
- Faróis de Nevoeiro
- Computador de Bordo
- Cruise Control
- Apoio de Braço
- Bancos Desportivos
- Bancos Dianteiros Aquecidos
- Retrovisores com regulação eléctrica
- Volante Multifunções
- Vidros: Eléctrico Dianteiros e Traseiros
- Leds brancos nos puxadores e matricula traseira
- Pneus novos

Preço: 14.500€

Nota: Tem o motor N47, não tem sistema de navegação (que gostava que tivesse), não tem bluetooth, o exterior não tem um único risco na pintura e por dentro está impecável excepto o acessório da porta onde agarramos que o vendedor diz ser causado com as alianças. Mas isso posso comprar facilmente e fica a festa barata. O carro tem uma presença enorme, é lindo! O único senão é o barulho que ouvi no motor quando pedi ao vendedor para liga-lo. Oiço um barulho metálico que se ouve quase de segundo a segundo ou 2 em 2 segundos, contínuo... o que me preocupa.

Fui à BMW com o número do chassis pedir um orçamento para o novo kit de distribuição, que segundo eles, resolve por completo o problema do motor.

Valor total Kit + MO: 1,900€
Só a MO: 570€

A parte que gostei foi de darem 2 anos de garantia do Kit o que dá para ficar descansado. Mas no que toca a este motor estou sempre com um pé atrás e também não confiei no vendedor ao dizer que não tinha conhecimento deste problema dos N47 e de recusar-se em comprar o kit de distribuição.

Daí andar agora a ver os Audis A3, mas com qual fico melhor servido? Com 1.6 ou 2.0?
Tenho reparado que existem muitos 1.6 no mercado (com e sem TDi), mas quer isto dizer que o meu carro de 1998 é mais potente que o 1.6 tendo em conta que o meu tem 1.9 110cv e o 1.6 tem 105cv? Nota-se assim muito a diferença?
Já os 2.0 parecem melhores mas claro, também mais caros... valerá a diferença de valor? E não consumirá muito mais?

O que recomendam dentro do meu budget?
Budget: Até 20.000€
Ano: após 2010
Cores: Branco ou Cinza

Como é óbvio, quanto mais extras melhor hehe alguns extras que procuro no carro:

- Sistema de navegação com os sensores de estacionamento incorporado
- Kit mãos livres com bluetooth
- Computador de Bordo (penso que hoje em dia todos trazem)
- Cruise Control
- Sensores de Estacionamento (não apenas sonoro)
- Sensores de Chuva
- Jantes de Liga Leve (penso que hoje em dia todos trazem)
- Volante Multifunções
- AC Independente
- Imobilizador
- Trancamento Auto das Portas
- Faróis Xenon ou Bixenon
- Faróis de Nevoeiro frente
- Bancos Dianteiros Aquecidos
- Retrovisores com regulação eléctrica
- Vidros: Eléctrico Dianteiros e Traseiros

Tenho andado todos os dias no standvirtual mas ainda não encontrei nada. Aliás, encontrei um A3 branco com muitos extras mas não gostei do facto de ter o gps no sítio do rádio (gosto mais por cima do tablier), de não ter volante multi-funções e não ter faróis xenon ou bixenon. Mas penso que isto posso comprar à parte certo? Excepto o sistema de navegação ;(

Aguardo as vossas sugestões pessoal, obrigado :)
 
Last edited:
Obrigado pelas vossas respostas amigos.

Então pelo que percebi, A3 2.0 TDi de 170cv se for anterior a 2008 é de evitar. Após disso é de confiança, certo?

Já agora, estou de olho num A3 1.6 TDi de 07/2010 mas não tem volante multi-funções.
Alguém sabe se dá para comprar à parte e montar com tudo funcional? e já agora, quais os valores?

Tenho reparado que existem muitos 1.6 no mercado (com e sem TDi), mas quer isto dizer que o meu carro de 1998 é mais potente que o 1.6 tendo em conta que o meu tem 1.9 110cv e o 1.6 tem 105cv? Nota-se assim muito a diferença?
 
Os A3 2.0 TDI 170 cv até mais ou menos Agosto/setembro ainda pode ter problemas de injectores apartir de setembro/outubro já entra o novo modelo do A3 e os novos motores commom rail e aí os problemas dos injectores acabaram .
 
Obrigado pelas vossas respostas amigos.

Então pelo que percebi, A3 2.0 TDi de 170cv se for anterior a 2008 é de evitar. Após disso é de confiança, certo?

Já agora, estou de olho num A3 1.6 TDi de 07/2010 mas não tem volante multi-funções.
Alguém sabe se dá para comprar à parte e montar com tudo funcional? e já agora, quais os valores?

Tenho reparado que existem muitos 1.6 no mercado (com e sem TDi), mas quer isto dizer que o meu carro de 1998 é mais potente que o 1.6 tendo em conta que o meu tem 1.9 110cv e o 1.6 tem 105cv? Nota-se assim muito a diferença?

Sim, ou então se vires algum 2.0TDi desse ano, pergunta ao vendedor se já efectuou a troca de injectores ao abrigo da garantia, a marca chamou todos os carros dessa cilindrada para trocar gratuitamente os injectores a esses motores .. Caso adquires um 2.0 TDi podes ir à marca e pedes a substituição dos injectores.

Em relação ao volante, sim, consegues meter tudo a funcionar, há pessoal que já fez isso aqui no forum .. ;)

Potência não te posso dar a minha opinião, tenho um 1.8T de 150Cv, já conduzi um leon de 105cv e é lento, demora algum tempo a desenvolver, com uma repro soft (como um amigo meu fez) fica um carro bem engraçado, mas de origem é um carro para velocidades médias e consumos, 2.0TDi conduzi um sportback de 143cv e confesso que é um bom brinquedo de se conduzir .. ;)
 
Livra, mas adoram falar mal dos 2.0 TDI

Todos os 170 com defeito nos injetores a marca substitui a borla, grátis, sem pagar e podem nunca la ter feito as revisões.
 
não é por ter um audi, mas de longe o A3 ao 116/8..
o pessoal fala mal dos 2.0 porque as pessoas não tem medo de falar..
os problemas que os 116/8 dão ninguém fala pois parece mal ter um BMW novo que dá problemas..
e assim se mantém em silêncio..

procurem bem e vão ver que os novos motores bmw são 10x mais problemáticos do que os 2.0 algum dia foram..
 
Se fossem só os novos motores XZONE...
É verdade que os primeiros 2.0 TDI eram um cancro...mas depois eles foram melhorando e a partir de 2005/2006 é completamente seguro comprar um 2.0 TDI. Adicionalmente os 2.0 CR são reconhecidos como motores bastante fiáveis! Evidentemente que podem avariar como qualquer carro! Mas não têm problemas crónicos reconhecidos. Os 1.6TDI têm alguns problemas de injectores mas são substituidos pela marca de borla, portanto não vale a pena fazer alarido!
Depois há a questão relacionada com a quantidade de motores 2.0 que sairam, basta 1% dar problemas que já dá muito motor...
Quanto aos BMW nem falo se não sou logo acusado de ser este e aquele quando até tenho um na garagem! Mas questão é, se fores pegar nos motores 4 cilindros diesel BMW dos ultimos 10 anos encontras problemas pequenos que normalmente levam à quebra do motor. Os únicos que ainda se safam são os últimos M47 (163cv)...
 
Sim... O ponto é quando disseste os novos, se fossem só os novos :p Não são só os N47. O pessoal agora fala nos N47 mas até se esquece dos problemas dos M47 e mesmo dos M41...
 
Back
Top