Audi A3, possivel problema na circuito de refrigeração.

  • Thread starter Thread starter PauloC
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Boa tarde,

Estou a escrever pois, apesar de ser um curioso, mecanica não é comigo e estou com uma situação na minha viatura que me está a deixar a pulga atrás da orelha.

Na semana passada fui fazer a revisão ao meu A3. À oficina foi ainda pedido para verificarem e orçamentarem umas fugas de oleo que tinham sido identificadas numa intervenção anterior e para verem o motivo pelo qual a climatização não funcionava (nem quente, nem frio).

Ora bem, quando vou levantar a viatura dizem-me que o carro está a aquecer. Estranhei a informação, pois no fim de semana tinha ido ao norte de Espanha, fazendo mais de 600 Kms seguidos em AE e o manomentro da temperatura nunca tinha passado dos 90ºC.

Perante isto disseram-me que o manómetro tinha uma margem de erro muito grande e que tinham detetado que o liquido de refrigeração não estava a circular pois o radiador estava frio. Disseram-me inclusive para fazer o teste e colocar a mão no radiador quando o carro estivesse quente para confirmar, sendo essa a possivel justificação para o AC não fazer quente. Sugeriram que primeiro fosse limpo o circuito de refrigeração para ver se existia algum bloqueio, e que caso não resolvesse teriamos que verificar a bomba de água. Só depois se podeira identificar os danos do sobreaquecimento e tratar das fugas de oleo.

Não sendo mecanico, não pude argumentar com nada, mas não saí muito convencido.

Ao chegar a casa (depois de 8 Kms) lá toquei no radiador e estava quente. Nessa noite fui a um jantar de amigos e tanto ao estacionar no local como depois de regressar a casa o radiador estava quente.

No dia seguinte viagem de 5 Kms estacionei e o radiador estava frio.
Como curioso que sou, pensei que poderia ter sido da distancia. Deixei o carro arrefecer, fui buscar um adaptador EML327 que tinha perdido lá por casa, insalei uma app no telemovel e fui fazer os mesmos 5 Kms. Ao chegar ao destino a app dava a temperatura do liquido de refrigeração nos 85ºC, saí e toquei no radiador que estava frio, dei mais mais umas voltas e assim que chegou aos 92ºC encostei e o radiador já estava quente.

Perante isto não sei o que pensar. Será uma coincidencia e tenho mesmo um problema no circuito de refrigeração? Terá sido o diagnostico da oficina errado?

Se alguém com mais conhecimento me pudesse dar uma ajuda ficaria muito agradecido. Não quero duvidar da oficina nem colocar a competencia deles em causa, mas também não estou confortavél com estas duvidas.


Muito obrigado
 
Boas
Para mim tens o termóstato com avaria mas aguarda por mais opiniões
Termóstato de origem porque os outros nao trabalham bem a 100cento e duram pouco um abraço

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Boa tarde,

Estou a escrever pois, apesar de ser um curioso, mecanica não é comigo e estou com uma situação na minha viatura que me está a deixar a pulga atrás da orelha.

Na semana passada fui fazer a revisão ao meu A3. À oficina foi ainda pedido para verificarem e orçamentarem umas fugas de oleo que tinham sido identificadas numa intervenção anterior e para verem o motivo pelo qual a climatização não funcionava (nem quente, nem frio).

Ora bem, quando vou levantar a viatura dizem-me que o carro está a aquecer. Estranhei a informação, pois no fim de semana tinha ido ao norte de Espanha, fazendo mais de 600 Kms seguidos em AE e o manomentro da temperatura nunca tinha passado dos 90ºC.

Perante isto disseram-me que o manómetro tinha uma margem de erro muito grande e que tinham detetado que o liquido de refrigeração não estava a circular pois o radiador estava frio. Disseram-me inclusive para fazer o teste e colocar a mão no radiador quando o carro estivesse quente para confirmar, sendo essa a possivel justificação para o AC não fazer quente. Sugeriram que primeiro fosse limpo o circuito de refrigeração para ver se existia algum bloqueio, e que caso não resolvesse teriamos que verificar a bomba de água. Só depois se podeira identificar os danos do sobreaquecimento e tratar das fugas de oleo.

Não sendo mecanico, não pude argumentar com nada, mas não saí muito convencido.

Ao chegar a casa (depois de 8 Kms) lá toquei no radiador e estava quente. Nessa noite fui a um jantar de amigos e tanto ao estacionar no local como depois de regressar a casa o radiador estava quente.

No dia seguinte viagem de 5 Kms estacionei e o radiador estava frio.
Como curioso que sou, pensei que poderia ter sido da distancia. Deixei o carro arrefecer, fui buscar um adaptador EML327 que tinha perdido lá por casa, insalei uma app no telemovel e fui fazer os mesmos 5 Kms. Ao chegar ao destino a app dava a temperatura do liquido de refrigeração nos 85ºC, saí e toquei no radiador que estava frio, dei mais mais umas voltas e assim que chegou aos 92ºC encostei e o radiador já estava quente.

Perante isto não sei o que pensar. Será uma coincidencia e tenho mesmo um problema no circuito de refrigeração? Terá sido o diagnostico da oficina errado?

Se alguém com mais conhecimento me pudesse dar uma ajuda ficaria muito agradecido. Não quero duvidar da oficina nem colocar a competencia deles em causa, mas também não estou confortavél com estas duvidas.


Muito obrigado
Tudo absolutamente normal.
Enquanto a água do motor não atinge os 90°C, o termostato não abre e apenas circula água no motor. Ao ultrapassar os 90°C, abre o termostato (gradualmente) e passa a circular também pelo radiador, ajudando a arrefecer. Quando o circuito do motor e radiador ultrapassa os 90 a 92°C, aí dispara a ventoinha para arrefecer o circuito.
8 e 5kms, nem sequer chega para aquecer devidamente o carro, daí por vezes teres o radiador frio. Ainda mais que tem estado frio por estes dias.
Presumo que tudo esteja mais que bom, e que na oficina fumam ganza... :D

Quanto ao que chamas de AC dar quente, nada disso. AC aka ar condicionado, apenas é para frio. A chaufagem é que dá quente. No carro, ambos trabalham de forma isolada ou combinada.
Não confundir as coisas.

Quanto a chaufagem não funcionar corretamente, o que tem ou tinha e o que fizeram?
 
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Tudo absolutamente normal.
Enquanto a água do motor não atinge os 90°C, o termostato não abre e apenas circula água no motor. Ao ultrapassar os 90°C, abre o termostato (gradualmente) e passa a circular também pelo radiador, ajudando a arrefecer. Quando o circuito do motor e radiador ultrapassa os 90 a 92°C, aí dispara a ventoinha para arrefecer o circuito.
8 e 5kms, nem sequer chega para aquecer devidamente o carro, daí por vezes teres o radiador frio. Ainda mais que tem estado frio por estes dias.
Presumo que tudo esteja mais que bom, e que na oficina fumam ganza... :D

Quanto ao que chamas de AC dar quente, nada disso. AC aka ar condicionado, apenas é para frio. A chaufagem é que dá quente. No carro, ambos trabalham de forma isolada ou combinada.
Não confundir as coisas.

Quanto a chaufagem não funcionar corretamente, o que tem ou tinha e o que fizeram?

Não fizeram nada. Assumiram que como não circulava o liquido de refrigeração não havia calor para a chaufagem (sei que disse AC, mas é porque a climatização não tem estado boa, só faz frio quando lhe apetece apesar de ter gás, pelo que suspeito que possa exitir ligação entre o quete e o frio). Contudo o ar continua a não sair quente, ainda agora cheguei a casa, por vezes a chaufagem parecia começar a mandar ar quente mas depois volta ao que estava (algo que também acontece com o frio do AC).

O que estou a estranhar é que eles afirmam que o carro tem que sobreaquecer e quando eu digo que em 600 Km ele nunca possou dos 90º eles dizem que a margem de erro é grande e que o liquido até pode estar a 130º e o manometro (por ser analógico) estar nos 90º. Seria possivel uma margem de erro tão grande?
 
Não fizeram nada. Assumiram que como não circulava o liquido de refrigeração não havia calor para a chaufagem (sei que disse AC, mas é porque a climatização não tem estado boa, só faz frio quando lhe apetece apesar de ter gás, pelo que suspeito que possa exitir ligação entre o quete e o frio). Contudo o ar continua a não sair quente, ainda agora cheguei a casa, por vezes a chaufagem parecia começar a mandar ar quente mas depois volta ao que estava (algo que também acontece com o frio do AC).

O que estou a estranhar é que eles afirmam que o carro tem que sobreaquecer e quando eu digo que em 600 Km ele nunca possou dos 90º eles dizem que a margem de erro é grande e que o liquido até pode estar a 130º e o manometro (por ser analógico) estar nos 90º. Seria possivel uma margem de erro tão grande?
Claro que não.
Seria na pior das hipótese uns 100°C ao bloco. Nunca mais. A água não pode entrar em ebulição, como é óbvio. Senão quem sofre é a junta da colaça com o excesso de temperatura.
E se a conversa foi essa, troca de oficina.
Pergunto eu, eles fizeram os testes de pressao do circuito? Verificaram bem o retorno? Verificaram contaminação do circuito? Etc...
Ligaram a máquina para ver se há erros do climatronic?
Leram os MVB do climatronic a ver se estava tudo funcional?
O G12 está limpo e rosa?
Podes ter apenas o AC com falta de gaz, e o radiador da chaufagem entupido, como outras coisas simples.
Há que ver com olhos de ver .
O teu é a3, mas que ano, que motor?
 
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Claro que não.
E se a conversa foi essa, troca de oficina.
Pergunto eu, eles fizeram os testes de pressao do circuito? Verificaram bem o retorno?
Ligaram a máquina para ver se há erros do climatronic?
Leram os MVB do climatronic a ver se estava tudo funcional?

Sinceramente duvido,

Até porque trocaram-se todos e não estava a contar com o carro e como precisava dele no final do dia ficou acordado que iriam só fazer a revisão e ver as situações das fugas de oleo para orçamentarem.

Dizem que detetaram este suposto problema no circuito de refrigeração no teste de estrada. O carro às 16h estava pronto, pelo que duvido que tenham tido tempo de fazer esses diagósticos.

A conversa foi que depois do teste de estrada o liquido no vaso de expansão estava quente e que o radiador estava frio, e que as temperaturas entre o sensor interno do motor e do sensor à saida do radiador não coincidiam. Por isso o liquido não circulava e era melhor limpar o circuito de refrigeração para ver se não era nenhum bloqueio. Caso o problema se mantivesse poderia ser a bomba de água.
Só depois é que iriam ver os danos que o sobreaquecimento (que eles dizem que aconteceu) poderia ter provocado no motor.

Edit,

Só agora vi o resto das questões:
É um A3 SB de 2007, motor BMN.
Quanto ao AC, já levou carga de gás e ficou na mesma. Arranca quando lhe apetece, por vezes é preciso ligar e desligar o AC varias vezes até começar a fazer frio (por vezes começa ao fim de 1 Km, por vezes chego a fazer 20 kms e já aconteceu não dar ar frio mesmo depois de meia hora a tentar), mas depois de começar a bombar o frio do AC faz frio sem problemas até o desligar.
 
Last edited:
Sinceramente duvido,

Até porque trocaram-se todos e não estava a contar com o carro e como precisava dele no final do dia ficou acordado que iriam só fazer a revisão e ver as situações das fugas de oleo para orçamentarem.

Dizem que detetaram este suposto problema no circuito de refrigeração no teste de estrada. O carro às 16h estava pronto, pelo que duvido que tenham tido tempo de fazer esses diagósticos.

A conversa foi que depois do teste de estrada o liquido no vaso de expansão estava quente e que o radiador estava frio, e que as temperaturas entre o sensor interno do motor e do sensor à saida do radiador não coincidiam. Por isso o liquido não circulava e era melhor limpar o circuito de refrigeração para ver se não era nenhum bloqueio. Caso o problema se mantivesse poderia ser a bomba de água.
Só depois é que iriam ver os danos que o sobreaquecimento (que eles dizem que aconteceu) poderia ter provocado no motor.

Edit,

Só agora vi o resto das questões:
É um A3 SB de 2007, motor BMN.
Quanto ao AC, já levou carga de gás e ficou na mesma. Arranca quando lhe apetece, por vezes é preciso ligar e desligar o AC varias vezes até começar a fazer frio (por vezes começa ao fim de 1 Km, por vezes chego a fazer 20 kms e já aconteceu não dar ar frio mesmo depois de meia hora a tentar), mas depois de começar a bombar o frio do AC faz frio sem problemas até o desligar.
E ligar o vcds e ver as temperaturas dos sensores e erros, assim como as flaps.
 
Ora bem,
Não encontrar o cabo, pelo que tive que caçar com gato.
Lá liguei o EML outra vez e fui fazer uns testes com mais tempo para ver como a coisa corria e parece que, sem querer, encontrei o razão para na oficina o radiador estar frio.

Com o carro a frio fui dar uma volta com mais tempo e a temperatura subiu até aos 96º, depois começou a descer e manteve-se entre os 92 e os 96. Parei o carro e o radiador estava quente.

Andei mais uns 5 kms até outro local e quando estava a chegar lembrei-me de ligar a chaufagem. Primeiro veio ar morno e depois arrefeceu. Estacionei e fui ver o radiador e estava completamente frio. Abri ligeiramente a tampa do vaso de expansão, saiu algum ar e quando o liquido começou a sair fechei a tampa e o radiador já estava quente outra vez.

Fiz uma compras e voltei ao carro para fazer a viagem de regresso a casa. O carro estava nos 80º quando arranquei e tal como da primeira vez subiu até aos 96º e depois começou a descer variando entre os 92 e os 96.
Quando estacionei fui ver o radiador e estava quente. Testei então ligar a chaufagem e fui ver o radiador e senti a temperatura deste a descer até ficar completamente frio.

Vinte minutos depois resolvi ir fazer a mesma volta e ainda nem 5 Kms depois carro já estava nos 98º, tendo chegado aos 100º. Parei, o radiador estava frio. Deixei o carro arrefecer um pouco e fiz a viagem de regresso, o carro chegou aos 103º, mantendo então a temperatura entre os 96º e os 99º.

Deixei o carro arrefecer por completo e à noite fui fazer novo teste. Tal como da primeira vez chegou aos 96 e depois manteve-se entre os 92 e os 96.

Julgo que deve ser alguma coisa ligada com o circuito de chaufagem que bloqueia o circuito de refrigeração, será isso possivel?

Qual a vossa opinião e sugestões?

Obrigado
 
Quando ligas a chaufagem, é normal a temperatura descer do circuito, pois estas a usar o calor para aquecer o habitáculo. Tudo normalíssimo, visto fazeres trajetos mesmo curtos. Aos 5kms, não é nada.
Agora o passar dos 96 é que não. Mas tens de fazer o carro aquecer, chaufagem no quente e andar até aquecer bastante e testar. Mas eu diria que o teu termostato tem alguma dificuldade em abrir. Mas tens de testar mais.
O liquido está limpinho, translúcido e rosa? Ou está acastanhado?
 
Acho que o radiador da sofagem tem algum problema ou tem algo que não deixa a água circular. Se for esse o caso vais ter muita dificuldade em estabilizar a temperatura. Poderás também ter ar no circuito e provoca esses sintomas...
 
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O liquido está limpinho, translúcido e rosa? Ou está acastanhado?
Acho que o radiador da sofagem tem algum problema ou tem algo que não deixa a água circular. Se for esse o caso vais ter muita dificuldade em estabilizar a temperatura. Poderás também ter ar no circuito e provoca esses sintomas...

Obrigado a ambos. O liquido está em muito mau estado (castanho), já tinha pensado em fazer a limpeza do circuito. Acham que poderá resolver? (por exemplo existir algum bloqueio à no radiador da sofagem).

Obrigado
 
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