Boa tarde,
Estou a escrever pois, apesar de ser um curioso, mecanica não é comigo e estou com uma situação na minha viatura que me está a deixar a pulga atrás da orelha.
Na semana passada fui fazer a revisão ao meu A3. À oficina foi ainda pedido para verificarem e orçamentarem umas fugas de oleo que tinham sido identificadas numa intervenção anterior e para verem o motivo pelo qual a climatização não funcionava (nem quente, nem frio).
Ora bem, quando vou levantar a viatura dizem-me que o carro está a aquecer. Estranhei a informação, pois no fim de semana tinha ido ao norte de Espanha, fazendo mais de 600 Kms seguidos em AE e o manomentro da temperatura nunca tinha passado dos 90ºC.
Perante isto disseram-me que o manómetro tinha uma margem de erro muito grande e que tinham detetado que o liquido de refrigeração não estava a circular pois o radiador estava frio. Disseram-me inclusive para fazer o teste e colocar a mão no radiador quando o carro estivesse quente para confirmar, sendo essa a possivel justificação para o AC não fazer quente. Sugeriram que primeiro fosse limpo o circuito de refrigeração para ver se existia algum bloqueio, e que caso não resolvesse teriamos que verificar a bomba de água. Só depois se podeira identificar os danos do sobreaquecimento e tratar das fugas de oleo.
Não sendo mecanico, não pude argumentar com nada, mas não saí muito convencido.
Ao chegar a casa (depois de 8 Kms) lá toquei no radiador e estava quente. Nessa noite fui a um jantar de amigos e tanto ao estacionar no local como depois de regressar a casa o radiador estava quente.
No dia seguinte viagem de 5 Kms estacionei e o radiador estava frio.
Como curioso que sou, pensei que poderia ter sido da distancia. Deixei o carro arrefecer, fui buscar um adaptador EML327 que tinha perdido lá por casa, insalei uma app no telemovel e fui fazer os mesmos 5 Kms. Ao chegar ao destino a app dava a temperatura do liquido de refrigeração nos 85ºC, saí e toquei no radiador que estava frio, dei mais mais umas voltas e assim que chegou aos 92ºC encostei e o radiador já estava quente.
Perante isto não sei o que pensar. Será uma coincidencia e tenho mesmo um problema no circuito de refrigeração? Terá sido o diagnostico da oficina errado?
Se alguém com mais conhecimento me pudesse dar uma ajuda ficaria muito agradecido. Não quero duvidar da oficina nem colocar a competencia deles em causa, mas também não estou confortavél com estas duvidas.
Muito obrigado
Estou a escrever pois, apesar de ser um curioso, mecanica não é comigo e estou com uma situação na minha viatura que me está a deixar a pulga atrás da orelha.
Na semana passada fui fazer a revisão ao meu A3. À oficina foi ainda pedido para verificarem e orçamentarem umas fugas de oleo que tinham sido identificadas numa intervenção anterior e para verem o motivo pelo qual a climatização não funcionava (nem quente, nem frio).
Ora bem, quando vou levantar a viatura dizem-me que o carro está a aquecer. Estranhei a informação, pois no fim de semana tinha ido ao norte de Espanha, fazendo mais de 600 Kms seguidos em AE e o manomentro da temperatura nunca tinha passado dos 90ºC.
Perante isto disseram-me que o manómetro tinha uma margem de erro muito grande e que tinham detetado que o liquido de refrigeração não estava a circular pois o radiador estava frio. Disseram-me inclusive para fazer o teste e colocar a mão no radiador quando o carro estivesse quente para confirmar, sendo essa a possivel justificação para o AC não fazer quente. Sugeriram que primeiro fosse limpo o circuito de refrigeração para ver se existia algum bloqueio, e que caso não resolvesse teriamos que verificar a bomba de água. Só depois se podeira identificar os danos do sobreaquecimento e tratar das fugas de oleo.
Não sendo mecanico, não pude argumentar com nada, mas não saí muito convencido.
Ao chegar a casa (depois de 8 Kms) lá toquei no radiador e estava quente. Nessa noite fui a um jantar de amigos e tanto ao estacionar no local como depois de regressar a casa o radiador estava quente.
No dia seguinte viagem de 5 Kms estacionei e o radiador estava frio.
Como curioso que sou, pensei que poderia ter sido da distancia. Deixei o carro arrefecer, fui buscar um adaptador EML327 que tinha perdido lá por casa, insalei uma app no telemovel e fui fazer os mesmos 5 Kms. Ao chegar ao destino a app dava a temperatura do liquido de refrigeração nos 85ºC, saí e toquei no radiador que estava frio, dei mais mais umas voltas e assim que chegou aos 92ºC encostei e o radiador já estava quente.
Perante isto não sei o que pensar. Será uma coincidencia e tenho mesmo um problema no circuito de refrigeração? Terá sido o diagnostico da oficina errado?
Se alguém com mais conhecimento me pudesse dar uma ajuda ficaria muito agradecido. Não quero duvidar da oficina nem colocar a competencia deles em causa, mas também não estou confortavél com estas duvidas.
Muito obrigado