Audi a3 com barulho/ruido vibração

Venho desenterrar o tópico, ja tenho o problema parcialmente resolvido

- Vibração e ruído Parcialmente resolvido, troquei braços da direção
- Não sei se está relacionado com o ponto anterior, mas a vibração e ruído aumentam consideravelmente se passar dos 140 km/h.

- Enorme vibração se for a alta velocidade (150+ km/h) e travar, principalmente se for a curvar e travar (vou trocar os discos brevemente)

- Estalo metálico quando esforço a direcção - Resolvido, era a manga de eixo

---

Ora bem, vamos por partes

Já troquei:
-braços direcção
-as duas mangas de eixo e respectivos rolamentos
-1 rolamento de trás
-1 Cardan e uma transmissão.
-2 pneus e calibrei os 4 (já experimentei com outras jantes e outros pneus por isso o problema não é daqui)
-Caixa da direcção completa (ponteias direcção incluídas)

Continuo a ouvir um ruído/vibração, dá a ideia de ser de um rolamento , mas eu tenho os rolamentos bons, depois de varias opiniões um mecânico disse que podia ser um rolamento da caixa de velocidades.

Já alguém teve uma situação destas? já alguém trocou o rolamento da caixa?

De notar que a vibração/ruído tanto acontece com o carro engatado como desengatado.
 
Last edited:
@madlima29
As ponteiras da direcção já foram tocadas, aliás a caixa da direcção completa foi trocada.
As rotulas inferiores que te referes são as dos braços da direcção certo? nesse caso foram trocados os braços e todas as rotulas.
 
Bom, isto está a acontecer num A3, né? Eu tenho um A4, e sou 0 em mecânica, mas vou falar pela minha experiência.
Os braços de suspensão que meteste foram para que preço? Por norma são peças um pouco caras. Certifica-te que são bons e que o que meteste foram mesmo os braços de suspensão inferiores. Existem também as barras de direcção, que é o que leva aperto para alinhar a direcção (também já tive de trocar).
Em relação aos rolamentos da caixa, eu já mudei no meu. O sintoma era uma zoada forte em descidas, mas só se fosse engatado e sem acelerar. Se acelerasse a zoada desaparecia, se usasse a embraiagem também desaparecia, assim como se desengatasse.
Se no teu caso acontece das duas formas (engatado e desengatado), por isso, não acredito muito que seja da caixa. Mas deixa ouvir mais opiniões de pessoas entendidas em mecânica. Boa sorte
 
@teix.bruno
Obrigado pelo fedback, sim é num A3
Os braços que meti custaram 130€ salvo erro. sim foram os inferiores. quando troquei os braços, o barulho que fazia a andar em paralelo desapareceu.

Pois a mim o carro vibra estando ou não engatado. queria mais fedback de pessoal que tenha trocado algum rolamento da caixa de velocidades.
 
Passados cerca de 4 meses, depois de trocar todo que havia para trocar, e o problema não ficar resolvido venho cá relatar de forma mais pormenorizada a ver se alguém me consegue ajudar.
2 dos 3 problemas estão resolvidos, foram resolvidos com a troca da manga de eixo (estalo metálico) e com a troca dos discos (vibração ao travar), mas um dos problemas perciste e não há quem saiba de onde vem

O carro vibra/treme
Vibra, seja a pouca ou muita velocidade, se bem que a mais velocidade é mais notório.
Tanto vibra engatado como desengatado
Não é um vibrar muito notório mas é perceptível.

Troquei: (30/06/2017)
-braços direcção
-as duas mangas de eixo e respectivos rolamentos
-1 rolamento de trás
-1 Cardan e uma transmissão.
-Caixa da direcção completa (ponteias direcção incluídas)
Troquei: (10/12/2017)
-as 4 jantes
-os 4 pneus novos
-os 4 discos dos travões e respectivos calços

Posto isto alguém me sabe dizer de onde pode vir esta vibração?
 
Vamos por partes deduzo que ao colocar os pneus viram que a jante não estava empenada.
Só trocaste 1 cardan e 1 transmissão como está do outro lado?
A troca da manga de eixo foi por que motivo se trocaram os rolamentos?
 
E a cadência da vibraçao acompanha a velocidade do carro?
Sim, é um vibrar cíclico, e sincronizado.

Vamos por partes deduzo que ao colocar os pneus viram que a jante não estava empenada.
Só trocaste 1 cardan e 1 transmissão como está do outro lado?
A troca da manga de eixo foi por que motivo se trocaram os rolamentos?

Não é problema nem do pneu nem das jantes, cama tirar as duvidas comprei outro jogo de jantes e meti pneus novos e o vibrar ficou exactamente igual.

Troquei de um lado, do outro lado penso que o mecânico chegou a experimentarcom uma usada e o problema continuou igual.

Troquei as duas mandas de eixo mas só uma tinha problemas, o rolamento tinha folga e dava um estalo de vez enquanto.
-------

Poderá ser algo relacionado com os apoios do motor, apoios da caixa, ou até algo relacionado com a caixa de velocidades?
 
Last edited:
Back
Top