Audi A3 8PA » Erro de FAP/ Start&Stop

Vamos lá ao testamento e explicar correctamente as coisas.

Antes de mais sou sincero, acho que ou tenho muito azar ou acho que vou fugir dos argolas mas à séria! Já vendi o primeiro que me custou imenso, quer à carteira quer ao coração por vê-lo sair mas...

Ía colocar no meu post anterior mas como o problema é outro, assim, acho que fica mais fácil para se entender e agradeço a ajuda de toda a malta que também já me estava a dar uma mão no post que ressuscitei.
(não levem a mal o que digo porque devem haver muitos mecânicos por aqui mas, para além de não conhecer «os bons» tenho um azar de todo tamanho nos que se vou escolhendo... a sério é com cada um)

Ora bem... Contexto não se massem a ler se não tiverem tempo

Primeira facada, carro morre do nada e sem motivo aparente e a melhor solução dada foi ter que mudar os 4 injectores.
Lá se fez na oficina de confiança da familia, resultado:

Vou fazer a inspecçao e o gajo diz que cheirava muito a gasóleo "pois fui buscá-lo ontem à noite à oficina" e ele disse que é normal. Fiquei com a pulga na orelha e por acaso tinha surgido um novo mecânico e levei-o lá (nada contra, gosto muito dele mas não gosto do tipo de pessoas que parecem que se choram e me estão a fazer um favor quando na verdade estou a pagar preços premium e sem factura ou IVAs, logo na realidade é mais caro que em qualquer lado).
Resultado, insiste em ver e o motor estava encharcado com fugas de gasóleo, a oficina de "família" cruz, credo!

Pah quero que fique tudo arranjado e impecável. Já que estamos aqui o carro tem um problema no S&S que acciona do nada, vê-me isso pf.
Eu mal comprei o carro pedi uma revisão completa com mudança de tudo e mais alguma coisa, sangramento de óleos caixa, travões bla, bla, bla - não foi preciso muita coisa disseram-me que o carro estava impecável e eu fiquei super descansado (e com a cena que fiz bom negócio).

Dia seguinte o mecânico telefona-me e pede-me para lá ir, já tinha dito que o provável é que fosse a embraiagem. Mostra-me a coisa, aquilo estava completamente seco já com as peças ou soltas ou a desfazerem-se entre outras coisas a oficina anterior meu deus... E em lisboa a oficina fez o mesmo à ex-dona porque ela tinha várias facturas e a dada altura telefonei para lá e batia tudo mais ou menos certo, não eram faturas falsas/inventadas - não percebo esta malta que não trata dos carros meu.
Resultado, comprei carro e em seis meses já lhe tinha posto mais de 5mil euros!


Adiante..

Carro ficou impecável, a consumir 5L/100km em misto se não puxasse pelo bicho e eu todo contente.

Passado uma semana aparece o símbolo do motor no quadrante:
Erro 1
upload_2022-11-21_22-34-59.png

Eu podre lá fui, foi à máquina e era erro de filtro de partículas.
Não te preocupes, faz a regeneração e isso fica impecável - apagaram o erro ao final de mais uns dias voltou a acontecer (não sei se na altura terei feito a regeneração correctamente).

Estive fora do país uns valentes meses e o carro ficou parado, cheguei peguei no carro e nada - OK bateria nas lonas » levei à oficina e troquei a bateria (mais uma vez fiquei podre porque paguei um preço premium por material de primeira e puseram-me uma bateria de caca [AUTOSIL] ao preço de uma XPTO que foi o que pedi, só a mim! (paguei mais que numa instalação nas Norautos desta vida por uma Bosch ou Varta)
[mudei a bateria também porque quer a primeira oficina da "família" quer aqui me tinham dito que seria muito provavelmente esse a causa do S&S estar marado]

Podre mas paga-se e siga para bingo.

Dia seguinte, ligo o carro e pimbas:
Erro 2
upload_2022-11-21_22-46-3.png

Fiquei tolo, já estava podre com esta, fui reclamar, falámos e fiquei de levar o carro lá passado uns dias.
(não percebo boi disto, peguei no livro e basicamente a Audi, quando isto acende, diz que é o fim do mundo em cuecas já estava a ficar fulo mesmo mas afinal isto pode ser por coisa nenhuma)

Passado os dias, lá fui e fizeram a regeneração forçada (nem fumo branco se nao fosse a temperatura nem se notava nada por ai além no escape), limparam os erros e à partida estaria OK, em todo o caso avisaram-me:

não é propriamente solução porque estás a chegar aos 120.000 kms e vai acontecer novamente, tens 3 alternativas:

Trocar o FAP;
Limpeza do FAP
Ou retirar o FAP (isso eles não faziam mas sabem onde me indicar, bla, bla, bla)

Resultado: não tinha passado meia hora e a porra da argola lá tinha aparecido novamente (nunca tinha acontecido antes da troca da bateria, só o erro 1 quanto mais com esta freqência).
O estranho é que parece-me estar interligado com o tal problema do S&S! Das primeiras vezes depois da troca de bateria funcionava bem mas quando o S&S voltou a acionar sem qualquer necessidade (tipo quando somos putos e deixamos o carro ir abaixo completamente à toa) agora é logo quando acende a luz do Erro 2 e às vezes, acontecendo quando a argola já lá está, esse mitranço ao acontecer apaga a luz do erro - entretanto desde o fim de semana ligou novamente o Erro 1 (motor e não desligou mais desde então como estava antes)

Valores após a regeneração forçada:

carga fuligem actual (calculated):
5.31g
carga fuligem actual (measured):
7.84g

Não sei se os erros/códigos serão os mesmos já que a oficina onde levei não usa o VAGCOM
ERROS:
P040100 recirculação gases - fluxo muito baixo
P245400 filtro de partículas - curto circuito à massa

Supostamente não terá mais erros em qualquer sector.

Que se poderá fazer?
Será mesmo só o FAP? com as velas estará tudo bem mas pode ser algum erro daí? O Start&Stop (S&S) terá alguma coisa a ver com isto ou é só um sintoma do erro do FAP como já li em vários locais?
 
Last edited:
Viva!

Antes de mais, acho importantíssimo o colega parar de levar o carro a oficinas que só têm mesmo o nome de oficinas. Do que conta, o seu carro não está a ser diagnosticado corretamente o que está a fazer com que o colega gaste dinheiro desnecessariamente e tenha a agravante de não resolver os problemas.

Primeiramente, há que ligar o carro a uma boa máquina de diagnóstico sendo preferível o uso de um vag com. Se o colega puder adquirir um (ronda os 40€ no olx) seria perfeito. A sua utilização é relativamente simples e uma grande mais valia no diagnóstico de problemas mais complexos.

Em seguida, caso os erros indicados não sejam conclusivos, há que ler valores em tempo real do filtro de partículas e de todo o sistema de gases de escape e admissão para perceber se existe algum sensor defeituoso.

Na minha opinião, baseada no que o colega conta, o seu filtro de partículas não precisa de ser limpo. Existe sim algum sensor que está a impedir que a regeneração ocorra normalmente ou então algum problema que está a fazer com que o filtro entupa com fuligem demasiado rápido e consequentemente origine constrangimentos nas regenerações (no meu BMW F20, o FAP estava a regenerar a cada 4 kms, ou seja, em 4 kms ganhava cerca de 40g de fuligem, o que originava graves problemas/constrangimentos na utilização do carro e nas regenerações do filtro de partículas. No meu caso, o problema estava nos 4 injetores.) que poderá ter origem nos injetores ou num simples sensor do sistema de admissão.

Quanto ao problema do S&S, a nova bateria foi registada? Recordo-me que há uns anos, um colega partilhou aqui no fórum um problema semelhante e penso que a origem estava num sensor do pedal da embraiagem ou algo do género. Mais uma vez, é importante fazer um diagnóstico correto e analisar parâmetros em tempo real.
 
Sim foi registada que por acaso estava na oficina nessa altura.
Estive mesmo quase para a mudar eu só pelo crash course que tinha feito no meu A6 umas semanas antes mas não - eu sempre tive muito cuidado com este e supostamente em carros modernos não é mudar e andar! bem queria eu

Supostamente (mas como disse não sou entendido na coisa) neste momento levei a alguém bastante competente embora ache que eventualmente terei de concordar

parar de levar o carro a oficinas que só têm mesmo o nome de oficinas. Do que conta, o seu carro não está a ser diagnosticado corretamente o que está a fazer com que o colega gaste dinheiro desnecessariamente e tenha a agravante de não resolver os problemas

Não poderá também ser do sensor de pressão partículas (acaba por ser o mais comum ao que estou a ler) ou então como @Robb dizes será que entope com a fuligem demasiado rápido?

Todos os outros sintomas que quem tem problemas com FAPs indica eu nunca tive, tirando a "cena" do S&S o carro anda uma maravilha.
 
Esses 2 erros estão a dizer tudo, não convém traduzir os erros porque na maior parte das vezes altera completamente o significado.

o 1° é relativo a EGR, pode estar entupida/encravada , dado que ele se está a queixar que tem um fluxo baixo, o ideal seria tirá-la e ver como estão os tubos.
0 2° é relativo ao famoso G450, mais conhecido por sensor diferencial de pressão do FAP.
Se o carro está a chegar aos 120mil e o sensor for original, está na altura de ele avariar, na marca o sensor custa perto de 100€ salvo erro, é muito rápido de se mudar, convém fazer a adaptação por VCDS e eventualmente uma regeneração forçada.
 
Sim foi registada que por acaso estava na oficina nessa altura.
Estive mesmo quase para a mudar eu só pelo crash course que tinha feito no meu A6 umas semanas antes mas não - eu sempre tive muito cuidado com este e supostamente em carros modernos não é mudar e andar! bem queria eu

Supostamente (mas como disse não sou entendido na coisa) neste momento levei a alguém bastante competente embora ache que eventualmente terei de concordar



Não poderá também ser do sensor de pressão partículas (acaba por ser o mais comum ao que estou a ler) ou então como @Robb dizes será que entope com a fuligem demasiado rápido?

Todos os outros sintomas que quem tem problemas com FAPs indica eu nunca tive, tirando a "cena" do S&S o carro anda uma maravilha.

Sim, tal como o @BlueA4 indicou, o sensor deverá ser mesmo a origem do problema pelo erro indicado! A massa de fuligem é calculada através de um cálculo que envolve o sensor de pressão de gases de escape. Se este não estiver a medir corretamente, vai indicar valor de massa de fuligem falaciosos!

Esses 2 erros estão a dizer tudo, não convém traduzir os erros porque na maior parte das vezes altera completamente o significado.

o 1° é relativo a EGR, pode estar entupida/encravada , dado que ele se está a queixar que tem um fluxo baixo, o ideal seria tirá-la e ver como estão os tubos.
0 2° é relativo ao famoso G450, mais conhecido por sensor diferencial de pressão do FAP.
Se o carro está a chegar aos 120mil e o sensor for original, está na altura de ele avariar, na marca o sensor custa perto de 100€ salvo erro, é muito rápido de se mudar, convém fazer a adaptação por VCDS e eventualmente uma regeneração forçada.
Nem me lembrei de pesquisar os erros no Google!
É mesmo curiosa a forma como as oficinas trabalham. A reparação que passa pela troca de um simples sensor, estende-se a problema que envolve uma reparação ao filtro de partículas. É por estas e por outras que este sistema tem, infelizmente, tanta má fama.
 
Esses 2 erros estão a dizer tudo, não convém traduzir os erros porque na maior parte das vezes altera completamente o significado.

o 1° é relativo a EGR, pode estar entupida/encravada , dado que ele se está a queixar que tem um fluxo baixo, o ideal seria tirá-la e ver como estão os tubos.
0 2° é relativo ao famoso G450, mais conhecido por sensor diferencial de pressão do FAP.
Se o carro está a chegar aos 120mil e o sensor for original, está na altura de ele avariar, na marca o sensor custa perto de 100€ salvo erro, é muito rápido de se mudar, convém fazer a adaptação por VCDS e eventualmente uma regeneração forçada.


Ora depois de mais um curso na Universidade Google e a perguntar ao Sr. YouTube foi mesmo isso que vi ontem e o que me propuseram foi basicamente um "Dr dói-me aqui o braço; pois com certeza suba aqui que vamos já cortá-lo e fica resolvido!" nem foram analisar correctamente a coisa - cada caso é um caso obviamente mas o mais provável é ser tão simples como trocar o sensor (já estava todo empolgado e tudo para fazê-lo) e quase de certeza que ainda é o original.
Quando cheguei ao erro da EGR é que me parece que pode ser mais "sensível" e o mais indicado é fazer direito - mas também já levei tanta porrada nas Norauto, Feuverts ou Boschs desta vida nem sei onde levá-lo..
E agora que sei o que fácil/simples é até me dói imaginar o que vão pedir só em mão-de-obra!
 
Ja te respondi por PM as questoes.
Agora faz como disse e troca antes de tudo o sensor por um da mesma marca.
Depois apaga os erros e faz a regeneração forçada. Nao me recordo se tens de calibrar o sensor, mas isso ve se depois. Anda rapido pois a cada km que passa fica pior.
 
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