Audi a3 8l - lava farois

Bom dia,

Ora então vou reunir tudo o que é necessário para realizar a operação estética, eléctrica para a realização deste trabalho!

Ainda não o terminei, mas devido à falta de tempo, mas como já possuo bastante informação vou colocando, senão nunca mais faço este DIY :D

Obrigado pela paciencia e obrigado ao XZONE pelo o incentivo lol :D

- - - - - - - - - -

De forma a realizar o trabalho da forma OEM é necessário este relé (389)


adult image host

- - - - - - - - - -

Quem tem "auto dimming mirror" penso que a relé terá que ser outra devido ao facto de perderem o temporizador nas escovas, mas não tenho a certeza, por isso alguém que saiba faça o favor de opinar :D

- - - - - - - - - -

No meu caso, comprei estes cabos na KUFATEC, valor com portes, total de 32.00 euros
Preguiça minha de fazer as ligações, mas ao menos assim espero que tudo corra bem :)


free photo upload

- - - - - - - - - -

Localização do relé


free upload pictures


image post


image uploading

- - - - - - - - - -

LIGAÇÕES ELECTRICAS:

Pino 9 (56) - interruptor das luzes pino 11
Pino 15 (30A) - 12V de Ignição
Pino 6 (SRA) - Motor do lava faróis no deposito, pin o 2 (o pino 1 deste motor liga à massa)

Thanks ROCKYBOY

Julgo que aqui ainda falta uma ligação (a dos fusíveis) mas vou confirmar isso mais à frente :)

- - - - - - - - - -

MAIS MATERIAL NECESSARIO:


picture share

image hosting 12mb

imgupload

image hosting above 5 mb

- - - - - - - - - -

Referencias das peças:

http://www.partsbase.org/audi/audi-a3-s3-sportb-qu-a3-mx-1999-95530-headlight-washer-system/

- - - - - - - - - -

Medidas das tubagens e terminais eléctricos:























- - - - - - - - - -

Amanha vou colocar o molde para fazer o furo nos parachoques, esta parte demorei bastante até entender como ia fazer de forma a ficar mesmo no sitio porque o lava faróis é arredondando e se por acaso ficar no sitio errado pode acontecer que fique com folga.

Sábado deito as mãos ao trabalho de forma a perceberem como furar o parachoques, como mudar o deposito de 5.5 ou 5.3 litros e onde liga tudo que é ficha eléctrica! Vou tentar tirar o máximo de fotos possíveis e passo por passo para ser o mais fácil possível de entender.

Obrigado pela paciencia, se tudo correr bem na próxima segunda feira tenho este DIY terminado.
 
prepara-te para teres bastante trabalhinho a trocar o deposito..

Já estou preparado mentalmente para esse trabalho lol já o tentei fazer no outro dia e percebi logo que não será nada fácil!
Aqui temos um exemplo de como se tira o mesmo depósito:

Audi S3 8l Washer bottle removal guide | Audi-Sport.net

Se dá para tirar também dá para colocar lol :D
Mas já percebi que filtro de diesel e optica convém sair de forma a facilitar o trabalho :)
 
no meu para tirar o pequeno foi fácil com a óptica fora..
para meter o novo grande foi preciso alivia a frente em fibra senão não passava..
 
no meu para tirar o pequeno foi fácil com a óptica fora..
para meter o novo grande foi preciso alivia a frente em fibra senão não passava..

Pronto está feito :)

Não está completamente funcional porque o um lava farol está sempre a deitar água, penso que é do calcario que tem é o outro não deita água! Mas ambos sobem e está full OEM :)

O depósito de água foi o mais fácil! :) basicamente tirei tudo a volta e foi só colocar :)
Vou tratar de fazer o DIY!

Já agora alguém sabe se é normal o lava farol deitar sempre água? E o outro não deitar?
Há soluções? Ou tenho que colocar outros?
 
Não é normal estar sempre a deitar agua ;)

Sim, não é normal de certeza :D hehehe andei de volta daquilo e a conclusão que cheguei foi que aquilo funciona como um circuito fechado até ao lava farol, depois quando a bomba é acionada faz com que a agua ganhe mais pressão e o lava farol parece-me que tem uma espécie de mola, ou vacuo interno que sob pressão sobe!
No meu caso ambos estão a subir, um não deita água porque deve estar entupido, o outro deita mas tem uma fuga constante no cento do lava farol, esse mesmo está cheio de calcário que me parece que não deixa o lava farol descer na sua totalidade e vem daí a fuga! (claro isto tudo suponho eu) :D
 
Last edited:
Ora aqui vai o resto do DIY!
Desculpem lá a quantidade de informação, mas não tive tempo de compactar :D



Aqui basicamente comprei uma espécie de esponja que pressionei contra o lava farol para obter a forma e depois recortar!



Cortei o interior que são os buracos a realizar no parachoques e colei fita cola de dois lados, de forma a colocar no sitio e depois retirar o envolvente sem sair o centro!



13.5 cm desde a direita do farol para a esquerda!
2.5 cm de cima (esta medida para mim não foi necessária porque o meu molde já me dá a distancia correcta!



ora aqui está mo sitio :D



retirei a esponja envolvente e como é obvio ficou o centro agarrado!







marquei com um marcador normal! Depois é só retirar a esponja!





ora aqui está o primeiro buraco! :D lol



e o primeiro suporte exterior, isto vai um pouco por tentativas, porque apesar de termos a marcação para furar, tive algumas dificuldades em acertar aquilo, também porque depende muito de qual a peça que estão a usar para furar!
Aconselho a peça usada em baixo... porque fura bem, e ao mesmo tempo dá para alisar o recorte!
O primeiro demorei muito tempo, o segundo foi 1 minuto literalmente!



Aqui podem ver a minha asneira lol :D fiz tão rápido este furo que me fugiu a dremel e fiz um risco :D
Não faz mal porque tenho vários riscos e um dia vai tudo para pintar!







Como podem ver ficou mesmo justinho ao parachoques, é importante furar no sitio certo para não haver folgas devido à curvatura do suporte do lava farol!



Desmontar a optica! Super fácil!





Primeiro lava farol no sitio!



CLIPS para segurar e guiar a tubagem!







Deposito de água fora do sitio, este sai muito facilmente!







Bomba dos lava farois! Já ligada à tubagem!



Motor do lava para brisas já instalado no novo depósito, como o espaço é pequeno fui realizando as ligações e foi a melhor opção!





Desmontei o filtro de diesel (basicamente desmontei tudo à volta do depósito de água, isto para não andar muito tempo a tentar colocar o mesmo por falta de espaço) foi também a opção mais acertada visto que consegui colocar aqui em 5 minutos no sitio e depois voltar a aparafusar o resto é um instante!





Depósito de 5.3 l no sitio!





Desmontei a tubagem do radiador, muito importante, deu-me o espaço necessário para colocar o depósito de agua no sitio muito rapidamente, apenas cuidado que ao desmontar a tubagem cai oleo!



















Aqui estão as fichas para ligar ao depósito!







Ora então desmontar: torpedo, escovas, borrachas etc, como também, o motor das escovas!
Parece muita coisa, mas é rápido e faz-se bem!





Abrir a caixa passa cabos, passei os cabos por esta borracha, onde já tinha o cabo do sensor de temperatura a passar! - Rockyboy não te lembra nada isso? lol :D





Cabos dentro do carro já!

Vermelho - positivo do lava farol
laranja - massa
amarelo - positivo do sensor de nivel de liquido para ligar no quadrante





Aqui demorei imenso para abrir a ficha do relé 389 de forma a colocar lá as ligações!
Basicamente coloquei dois pedaços metálicos no centro que é onde a mesma tem uns dentes para prender!



6 - RSA ligado! :D



pino de ligação no quadrante!



massa!





Pino 9 (56) - interruptor das luzes pino 11



9 (56)









Abrir e desmontar a caixa de fusíveis!
De forma a colocar lá o fusível de "20" e devidas ligações



puxar este plástico cor de rosa





Ligações para a colocação do fusível









Depois os cabos da caixa de fusível, um vai para a relé e o outro para os 12v de ignição!











Ligação do sensor de novel de liquido no quadrante (posição 9)











Tudo no sitio :D
Só me faltam as tampas que ainda não chegaram!
E o xenon também já montado!






Aqui foi onde passei os cabos do deposito de agua!








upload images free


Alguma duvida, alguma questão por favor perguntem!
Desculpem o longo post!

Alguma correção ao que disse ou ao que fiz por favor digam também, a intenção é sempre melhorar e atualizar!

Entretanto esta semana vou buscar as tampas dos lava farois e resolver o porque de um não deitar agua e o outro estar com uma fuga :D é o dá comprar usado e barato lol!
 
Last edited:
Está um excelente diy mas o trabalho que isso dá e no fim a funcionalidade é zero se fosse eu a fazer pensava 2 vezes ;)

Concordo plenamente :D foram umas boas horas de trabalho lol :D
Mas como obtive o material num negócio de outras peças! Ou voltava a vender isto ou colocava no carro!
Sempre dá mais algum valor ao charuto lol
 
Não se pode utilizar a bomba dos mijas? ou seja meter um t na tubagem dos mijas e fazer uma puxada para os lava-farois? ou seja quando acionado os mijas independetemente de se ter as luzes ou nao ligadas os mijas e os lava forois deitam agua.
Ou a bomba nao tem força para as 2 cenas
?
 
Back
Top