Audi a3 8L 1.9tdi 110cv entra em safe mod por volta dos 120km/140km AJUDA!!!

Bom dia pessoal, esta é a primeira vez que escrevo neste forum apesar de ja o frequentar ha muito.
Entao o que se passa é, o meu A3 1,9tdi de 110 cv entra em safe mod:mad::mad: por volta dos 120/140km, ja ha algum tempo as vezes entra outras vezes nao, ja entrou a 160 como a 120.
tenho box+sem CAT+filtro conico, ja desliguei a box pois tenho ON/OFF e entra ha mesma depois desligo e ligo o carro e esta tudo bem 180 190 e nada de safe.
Ja vi muita coisa por aqui igual e falam de MAF MAP TURBO preso fuga no IC.
como uma maf nova é cara e andei a ver a tubagem de vacuo e IC e parece me bem pensei experimentar mudar o sensor MAP para um que aguente mais foi o que me falaram mas nao sou muito entendido precisava de ajuda quanto a isto, tambem vi que da para colocar um diodo zenner mas nem entendi se é no MAF ou MAP estou á nora .
Se puderem dar algumas opinioes agradecia malta, um abraco fico a aguardar.:D:D:S:S


AUDI que é AUDI não anda desliza. OOOO
 
Na minha b5 entra em safe por volta das 3500rpms ligo e desligo e já fica normal. Tenho maf nova, n75 está a funcionar perfeitamente. Os tubos de vácuo são novos.. no meu caso dá erro de pressão no vag. Será geometria pressa? Ontem em AE estava em 4a entrou em safe, tirei o pé e voltei calcar lentamente e lá foi... Nestes 5kms sempre em 4° comecei a puxar e já não entrou em safe.

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
Ora bem, o ideal é mesmo diagnosticar antes de se meterem a comprar material. E fazeres a tua apresentação primeiro :p

Passos:
- Remover a box e deita-la no caixote do lixo mais próximo, já vi alguns motores acabarem na sucata a custa dessa brincadeira;
- Fazer diagnostico a ver se o erro é relativo ao turbo e se é overboost ou underboost.
- Ligar o Vagcom e com o Measure Blocks ver a pressão do turbo em andamento, a pressao actual deve andar a par +/- da requerida pela centralina.
- Para testar, a MAF pode ser anulada com um diodo BAV21;
- Com o IC com fuga, por norma ouves algum barulho do ar ao sair e nota-se óleo na zona da fuga.

Pela minha experiencia nesses carros, o teu problema provavelmente é a MAF ou a N75, têm sido os mais comuns.
 
Last edited:
Tendo em conta que teremos os mesmos sintomas e Espero que user que abriu tópico não fique chateado deixo aqui o erro que dá no meu b5:

00575 -intake manifold pressure

17-10 Control diference intermittent

A minha maf é nova e a n75 está a 100%.
Será o sensor Map ou geometria presa?


Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
Tendo em conta que teremos os mesmos sintomas e Espero que user que abriu tópico não fique chateado deixo aqui o erro que dá no meu b5:

00575 -intake manifold pressure

17-10 Control diference intermittent

A minha maf é nova e a n75 está a 100%.
Será o sensor Map ou geometria presa?


Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Parece ser geometria, confirma/testa os tubos de vácuo e se as ligações estão correctas. Algo comum nesses carros é o tubo dentro da centralina rebentar/saltar, convêm abrir a centralina e verificar. Se os tubos de vácuo estiverem OK, aponto para a N75, vi que meteste nova, mas podes experimentar com uma de outro carro so para tirar a teima.
A geometria presa quase dá para ver a olho nu se ela mexe ao acelerar com pé na embraiagem.
 
Os tubos de vácuo em princípio estão corretos, de qualquer forma amanhã vou confirmar. A peça nova e a maf, a n75 fiz teste com vag e parece estar a trabalhar corretamente. A minha b5 e pré restyling logo não tem o tubo de vácuo na centralina. A geometria mexe não sei se é o suficiente...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 
Os tubos de vácuo em princípio estão corretos, de qualquer forma amanhã vou confirmar. A peça nova e a maf, a n75 fiz teste com vag e parece estar a trabalhar corretamente. A minha b5 e pré restyling logo não tem o tubo de vácuo na centralina. A geometria mexe não sei se é o suficiente...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk

Testa o vácuo e tenta arranjar uma n75 para testar.
 
Tive o mesmo erro, no mesmo motor, com tubos de vacuo novos, n75 nova etc e nada resolveu é verdade, no meu caso era a atuadora da VNT que estava nas lonas, foi colocada uma VNT de um 130 e afinada e agora já não entra em safe!

- Verifica a VNT e a geometria, as duas coisas estão interligadas no funcionamento do turbo.
 
boas pessoal estive uns dias sem vir aqui, desde ja obrigado pelas respostas e nao ha qualquer problema que tenham posto outros problemas no ,meu topico estamos aqui todos para o mesmo.Sei que realmente o melhor e primeiro ligar ao vagcom mas sinceramente aqui no porto nao conheco nenhum mecanico que entenda mesmo do assunto so me sai apagadinhos que nao sabem sequer dizer me o que fazer.
alguem me pode ajudar com um mecanico fiavel que posso resolver me isto aqui na zoina do porto?

- - - - - - - - - -

obrigado pela ideia, mas sabes é tanta possibilidade que um homem dá em maluco vou ter mesmo de ligar isto ao vag com e esperar que alguem me indique um mecanico decente que se safe nisto.Ando fartinho de ir a iniciar a minha gazada na AE e pufff turbo de folga la tenho eu que abrandar desligar ligar e la vai ele é irritante mesmo.

- - - - - - - - - -

obrigado pela ideia, mas sabes é tanta possibilidade que um homem dá em maluco vou ter mesmo de ligar isto ao vag com e esperar que alguem me indique um mecanico decente que se safe nisto.Ando fartinho de ir a iniciar a minha gazada na AE e pufff turbo de folga la tenho eu que abrandar desligar ligar e la vai ele é irritante mesmo.

- - - - - - - - - -

se alguem me puder facultar ajuda de como meto o diodo zener na maf ou no map nao sei a referencia do diodo nem em que pinos da ficha ligar, mais numa de ver se seria problema da maf ou map.
 
boas pessoal estive uns dias sem vir aqui, desde ja obrigado pelas respostas e nao ha qualquer problema que tenham posto outros problemas no ,meu topico estamos aqui todos para o mesmo.Sei que realmente o melhor e primeiro ligar ao vagcom mas sinceramente aqui no porto nao conheco nenhum mecanico que entenda mesmo do assunto so me sai apagadinhos que nao sabem sequer dizer me o que fazer.
alguem me pode ajudar com um mecanico fiavel que posso resolver me isto aqui na zoina do porto?

- - - - - - - - - -

obrigado pela ideia, mas sabes é tanta possibilidade que um homem dá em maluco vou ter mesmo de ligar isto ao vag com e esperar que alguem me indique um mecanico decente que se safe nisto.Ando fartinho de ir a iniciar a minha gazada na AE e pufff turbo de folga la tenho eu que abrandar desligar ligar e la vai ele é irritante mesmo.

- - - - - - - - - -

obrigado pela ideia, mas sabes é tanta possibilidade que um homem dá em maluco vou ter mesmo de ligar isto ao vag com e esperar que alguem me indique um mecanico decente que se safe nisto.Ando fartinho de ir a iniciar a minha gazada na AE e pufff turbo de folga la tenho eu que abrandar desligar ligar e la vai ele é irritante mesmo.

- - - - - - - - - -

se alguem me puder facultar ajuda de como meto o diodo zener na maf ou no map nao sei a referencia do diodo nem em que pinos da ficha ligar, mais numa de ver se seria problema da maf ou map.

Eu vivo em Gondomar, se quiseres passas lá em casa Sábado e posso meter o diodo e ligar isso ao Vagcom a ver se já ficas com uma ideia.
 
Back
Top