Boa noite. Sou novo por cá. Tenho uma Audi 80 TDI com quase 300000 Km mas mesmo muito bem tratada. Há uns tempos atrás deixei de ter calor no aquecimento interior. A questão é que o radiador do aquecimento é novo (sim, tive de desmontar o tablier todo...), a bomba de àgua tem 3 anos, o radiador principal é novo, o heat-exchanger do óleo é novo, os tubos de água são quase todos novos, o anticongelante é novo e está em excelente estado, o termóstato é novo. (Tudo material de origem...)E os comandos do aquecimento estão bons porque às vezes aquece bem (muito raramente)
O que noto é que o sangrador num dos tubos do radiador do aquecimento, se aberto para purgar o circuito de arrefecimento, não tem praticamente nada a sair. Vê-se no tubo algum anti congelante mas dá a sensação de que não circula pela instalação. A bomba de água tem o veio e a turbina em suposto bom estado.
É um enigma que eu e o meu mecânico não conseguimos resolver e já estou farto de trocar peças que estão boas.
Alguém me ajuda? Dicas?
Fiz milhares de kms com este carro e nunca me deixou mal. Mas agora é isto...
 
Já verificaste o termostato? Se ele não está sempre aberto? Apesar de ser novo pode não estar a funcionar correctamente.

Se estiver bom pode ser o circuito mal sangrado.
 
O termóstato abre e fecha bem.Nota-se no radiador quando abre. Acho que é mesmo o circuito mal sangrado. O problema é que sangro e passado um bocado já está igual e não sei como sangrar. Levanto o vaso de expansão até sair líquido do sangrador. Passado uns kms está igual...
 
Há uns tempos ganhava pressaõ e descobri que a junta tinha uma pequena passagem. Foi substituida. Todos os tubos lavados, admissão (aproveitei e fechei a válvula EGR). Ficou até com mais torque. Mas o problema perssistiu. Pressão normal, sem dúvida, mas calor nada...
 
Se dizes, que já mudas-te esse material todo e supostamente a bomba de água está boa, não estou a ver o que possa ser... :S

Andas com liquido de refrigeração ou água??
 
Com líquido de refrigeração. Está verdinho, impecável. Só não vejo o líquido a sair no tubo que liga ao depósito. Será que não tenho caudal? Como disse a bomba tem 4 anos mas parece boa. Está limpinha e com a turbina em bom estado.
 
Amigo Ricardo, não podes continuar a postar o mesmo assunto em dois tópicos. Tens que finalizar por definitivo os outros. Neste li que usas liquido verde. Os nossos carros não se dão bem com este liquido, se calhar.... deves substituir já para o liquido rosa G12
images
 
Boas amigo. Não sei como desactivar o outro tópico igual a este. Mas eu elimino-o. O problema é eu ser novo e não conhecer bem o funcionamento.
De qualquer das formas já tenho uma forte possibilidade da razão para o que acontece no meu carro. É uma comporta de ar perfurada na sofagem que está com os furos abertos. Onde deveria estar uma esponja não está nada. A esponja desfez-se... TABLIER TEM DE SAIR para uma esponja que custa 3 euros... Vou ser eu a fazer isso e vou ter o carro parado na garagem uns dias largos...
 
Ainda agora respondi ao outro tópico, para dizeres o que descobriste. Faz uma coisa, escolhe o tópico mais completo e nunca mais escrevas no outro:roll: Assim os user só vão reponder a este. Podes acrescentar no tópico que não respondes mais e que passa para este. Quanto à tua descoberta, eu também já tive que substituir o radiado da sofagem, que passa por todos. Nessa altura também verifiquei que não tinha essa esponja na placa de corte de ar, mas não acho que seja essa a origem do teu problema, mas pode ser, porque não corte bem o ar frio para o quente. Onde compraste essa esponja? eu comecei a substituição do meu radiador numsábado ás 17h30 até ás 22h e domingo das 9h até ao 11h, ficou novo. Mas é duro, amigo.
Boa sorte e se tiveres dúvidas posta para te ajudarmos. Aconselho a veres bem como desmontar.

Abraço boa sorte
 
Boas. Eu já tive de substituir o radiador da sofagem.Foi uma complicação mas não fui eu que o fiz na altura. Foi um electricista do Porto que conhecia e era muito perfeito a trabalhar. Agora vou desmontar o tablier eu.Posso ter algumas dúvidas e ficarei muito agradecido pela ajuda. Talvez um parafuso manhoso ou assim... De resto, falei com um tipo de cá que tem duas 80 Avant e um cabriolet a gasolina (máquina...) e ela disse-me que teve precisamente o mesmo problema nas carrinhas dela. Tal e qual. Peças todas novas e nada de calor. Pôs a esponja e pronto, problema resolvido como que por milagre. É que o ar passa nos orifícios onde falta a esponja e não passa no radiador (vai pelo sítio mais fácil. O meu mecânico pôs uma das carrinhas do tipo ao lado da minha a trabalhar umas horas e eram iguais. Pressão de água, aberturas de termostatos, etc... A diferença era no calor dentro. A minha fria, a outra a debitar 70ºc para dentro... Resta-me reparar a esponja e esperar que fique bem...

- - - - - - - - - -

A esponja tenho acesso a essa tipo de material pois sou técnico de frio e trabalho com isolamentos de todo o tipo. Mas o tipo que tm os 3 80 põe fita de alumínio. Nunca mais sai....

- - - - - - - - - -



É este o meu carro.Está simples por fora, apenas ligeiramente rebaixado e com Koni sport (um pouco dura mas agarra-se a sério...) Mas por dentro e na mecânica tem muitos melhoramentos. E acima de tudo está muito cuidada. Tenho-a há uns anos e está para ficar. É do tempo em que se faziam carros para durar...

- - - - - - - - - -
https://imageshack.com/i/4jbreqj

- - - - - - - - - -

4jbreqj
 
Last edited:
Grande Ricardo, vejo que estimas bem esse Audi. O meu também aproveitei e coloquei fita branca, precisamente porque além do radiador, reparei que tinha muitos furos abetos. Ficou logo quentinho. Agora vejo que faz sentido;) Desejo-te boa sorte para o trabalho, faz com calma, não apresses nada. Junta os parafusos em recipientes por partes (centro, laterais e interior) para não faltar nenhum.
Bom trabalho,
Abraço
 
Nunca é demais ver estes links.

AudiWorld Tech Articles

http://www.youtube.com/watch?v=ijmzePqgW3s

Se conseguires ser mais rápido que este, vais para o guiness:D

Abraço

- - - - - - - - - -

No meu ao encaixar esse evaporador com os tubos para o motor foi o mais dificil e acho que não ficou a 100%. Qualquer dia tenho que desmontar tudo outra vez ou não:roll:
Hoje já estou mais à vontade para tal. Quando é a primeira vez estamos sempre a tremer.

Abraço

- - - - - - - - - -

Na próxima, sigo este Pro na matéria, com o computador junto a mim e sigo igual:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

- - - - - - - - - -

Sabes onde comprar essa fita que ele coloca. Na altura não encontrei casa que vende-se.
Obrigado.

- - - - - - - - - -

Neste link, é só pora veres o que ele coloca para tapat os buracos. Vais ter que fazer isto. Eu na altura nem sabia que tinha os buracos abertos e como não estava preparado, coloquei fita branca. Mas para a próxima vou ter o material todo preparado.

http://www.youtube.com/watch?v=gvvKqABK8yg
 
Back
Top