audi 80 como ver diferença entre o motor 1.6 td e 1.9td

boas caros amigos, gostava imenso que me podessem ajudar a tirar uma duvida, ja tenho um audi 80 1.6 td ja algum tempo e fiquei fa do modelo e dos consumos como carro de dia a dia para trabalho, (faço 3 mil km por mes)ja conta com mais de 600mil km ainda nao entregou a alma mas o consumo de oleo e agua já é consideravel... entao comprei outro igual do ano 1990 como sendo motor 1.9 td... como posso certificar-me que é o 1.9td e nao o 1.6 td?? se os motores sao identicos a unica diferença que se ve a "olho nu" é a tampa das valvulas ser ligeiramente diferente... o sr que mo vendeu disse que o carro anteriormente tinha motor 1.6td e classificou os motores 1.6 td os cancros da vw... ja o meu mecanico aconselhou-me a procurar o outro 80 mas com motor 1.9 td por ter mais fiabilidade eu por experiencia propria nada tenho a queixar dos 1.6 td... qual a vossa justiça???

cumps
Carriço
 
1.6TD

DSC03504.jpg

1.9TD

Golf-ii-1-6-gtd-com-motor-1-9-td-20130706220006.jpg


- - - - - - - - - -

1.6TD também são motores de guerra, o calcanhar de aquiles é a cabeça e o facto de ter uma caixa curta.
A cabeça do 1.6TD não gosta de levar aqueces nem pressões de turbo altas.
É um motor ser for sempre bem tratado é mudanças de óleo, gasóleo e andar uma vida inteira.
 
Boas, eu por acaso sou dos mais suspeitos que te possa falar aqui, pois tenho boa experiência tanto em B3's, como em 1.6 e 1.9.

Sou dos que fez swap do 1.6TD para o 1.9TD, e infelizmente partilho da opinião dos 1.6 serem fracos, pelo menos o meu exemplar assim se revelou, mas é um motor com mais que provas dadas, venha cá dizer que quizer, e se as coisas forem bem feitas aguenta muita porrada.

Vou falar de algumas diferenças (muitas), que podes ver entre estes motores.

As mais óbvias são a tampa das valvulas e a bomba injectora.
- No 1.6 a tampa tem vários parafusos (8 se bem me recordo) ao longo da borda, e a b.i. tem um parafuso de regulação do pino da lda que é característico
- no 1.9 a tampa das válvulas é segura por 3 parafusos centrais, e a b.i. tem a tampa rasa em cima.

Ter em atenção que ambos as descritas acima são intercaláveis entre motores e pode induzir em erro se substituidas.

Mais, o colector de admissão do 1.6 tem uma valvula de descarga de excesso de pressão, que o 1.9 não tem. O motor em si, tem um posição diferente, o 1.6 é quase perfeitamente vertical, já o 1.9 fica montado num ligeiro angulo lateral. caso pretendas ver marcas fisicas no bloco em si, podes ver o mais obvio, que são uns numeros enormes a dizer 1.6D nos 1.6 (quer sejam TD ou apenas D, o exposto é 1.6D), e no 1.9 é descrito 1.9TD na lateral do bloco. Esta numeração fica por baixo da zona do turbo.

Existe tambem uma ultima forma de identificar, no topo do bloco, junto á junta da culassa, existe uma zona com as letras do motor em si, o código do motor.

De momento são as que me lembro.

Abraços
 
Acho que uma coisa fácil de ver é a correia auxiliar, se não estou em erro no 1.9td é de 6 pistas e no 1.6 td é "normal", só com uma.
 
Acho que uma coisa fácil de ver é a correia auxiliar, se não estou em erro no 1.9td é de 6 pistas e no 1.6 td é "normal", só com uma.

Olha que não... fica mais ao cargo do instalador, para meter de pistas (ou melhor, manter as pistas que já vêm no motor dador) é preciso alterar certos periféricos, que foi o meu caso, para manter a de pistas com o alternador, tive de desistir do alternador do 80, e alterar a motorização das ventoinhas por falta de espaço. Caso mantivesse os periféricos do 1.6, da mesma maneira que são utilizados no motor 1.6 de origem, funcionaria sem pistas e com correias independentes (tipicamente 3, ou 4 se tiver A.C.).

Este método é passivel de ser usado tambem em outras conversões, tambem TDI, basta ver o caso do Falcão ;)

Abraço
 
Pois não me lembrei disso mas é verdade, no outro dia tive a mudar a correia dum golf 2, e acabei por descobrir que tinham colocado o 1.9d devido a esse pormenor.
 
fico então muito mais descansado pois acho que tenho o 1.9 td mas tenho um problema no livrete conta 1600... como faço quando for á inspeção?? será que me vao reprovar o carro?? o motor é este...
dmz914.jpg
 
esse é mesmo 1.9 TD..

por norma na IPO nem dão por ela..
este é o motor referente ao carro que tinha:
2r3krid.jpg


este é o motor do carro que comprei recentemente penso k a diferença é visível na tampa de válvulas:
15z59qe.jpg


outra questão... é normal o ponteiro da temperatura estar sempre entre os 70 graus e os 90??? o 1.6 td não era assim... dificilmente chegava aos 70... só mesmo em grandes filas de transito e mt exporadicamente chegava aos 90 para acionar ventoinhas... este depois de aquecer manten-se sempre entre os 70/90graus... essa diferença tem haver com a motorização? (ps. a explicação do mecânico foi que o outro provavelmente andaria sem o termostato) terá logica? no mecânico deixou-se disparar ventoinhas aos 90 graus acelarou-se para testar se os tubos ganhavam compressão e por enquanto 5 estrelas... por descargo de consiencia fiz mudança de óleo e optei pelo Shell hélix 10-40 para 10mil km... alguém usa ou pode fazer um feedback deste óleo se é o ideal para estes motores? no 1.6 sempre usei 15/40 marcas brancas e gostaria de dar um trato diferente a este motor...

- - - - - - - - - -

caros amigos 2ª feira o meu audi 80 1.6td será entregue para abate se alguém aqui da comunidade tiver algum igual e quizer tirar alguma peça a titulo gratuito excetpo bateria que me ligue 913275230 melhor não posso fazer :) abraço
 
Last edited:
Amigo, esse motor é de facto o 1.9TD, e é um dos 1.9TD mais recentes, pois até tem EGR.

Na IPO é complicado notarem diferenças, pois se nós os entendidos não vemos logo á primeira, eles lá só mesmo se for para implicar.

Quanto á temperatura, esse é que está a funcionar direito, e o 1.6TD tinha o termostato defeituoso sempre em aberto, ou nem tinha termostato nenhum, pois o motor tem a sua temperatura de funcionamento ideal, cerca de 90º, e é suposto lá andar sempre, não é suposto andar abaixo, pois a baixa temperatura permite maior desgaste dos componentes e maior consumo, pois o motor injecta mais gasóleo na tentativa de subir a temperatura até ao seu valor normal.

Quanto ao teu 1.6TD, não sei se vou a tempo, mas segue p.m.
 
Back
Top