Audi 80 barulho insuportável

Boa noite a todos

Tenho um Audi 80 1.9 Td de 91. Eu até gosto do carro, conduz-se muito bem para a idade que tem, e nunca me deu problemas. Contudo há uma questão que sempre me irritou. Acontece que em ponto morto, a arrancar em primeira,e baixas rotações, faz uma barulheira tremenda no habitáculo, e vibra por todo o lado. Ouve-se aquele "uuuuuuu" de fundo. O que é curioso é que ouvindo de fora, o trabalhar é absolutamente normal. Além disso, acelerando para uma terceira ou quarta, o carro "cala-se" e fica relativamente silencioso. Mas depois se paro num semáforo ou assim é o inferno outra vez ..
Inicialmente pensei que era do motor não estar devidamente estabilizado, abrindo o capot vê-se que ele vibra alguma coisa, mas sinceramente acho que não é o suficiente para fazer aquele estrondo todo. Além disso a maior vibração vem do chão do carro e do painel onde estão as mudanças, o que para mim é muito estranho. Falei com um amigo meu "semi"-entendido que me disse poder ser do escape, e sim, realmente o escape também vibra alguma coisa mas também não me parece suficiente ...

Assim sendo agradecia que alguem que tivesse um Audi 80 barulhento me soubesse dar dicas sobre a origem do problema e melhor modo de resolução. Se não puder fazer nada, um dia destes vendo o carro e compro outro ... Estou farto de apanhar vergonhas quando dou boleia a alguém desconhecido .... Parece um tanque de guerra :lol:

Cumprimentos a todos os foristas
 
Não querendo roubar o tópico, tenho um problemo parecido, no meu carro foi removido o filtro de particulas quando foi feita a repro, o carro ficou com um roncar profundo em baixa rotação desaparece após as 1400 rpm mais ou menos quando dispara o turbo, alguem me sabe dizer se é viavel colocar uma segunda panela para tentar reduzir o barulho e se isso poderá prejudicar o motor de alguma forma?

os meus agradecimentos
 
Obrigado Alexand pela resposta. Relativamente ao escape estive ontem a escutar o barulho por baixo do carro e além de um ligeiro chocalhar ao nivel das rodas dianteiras e a vibração normal, não me parece ter nada de mais. O carro por fora tem um barulho normal, por dentro é que é o inferno. Visto que provavelmente nunca hei-de resolver o problema na origem estou a pensar insonorizar o habitáculo. Alguém me aconselha materiais a usar contra ruídos graves e de vibração? Estou a pensar forrar por baixo e dentro de alguns painéis com esferovite ou espuma de poliuretano.
 
Audi 80 não tem flexivel de escape, é tudo sólido até á traseira.

Amigo, mando eu a minha posta tambem, e digo que isso pode ser uma de 2 coisas. Ou é de facto do escape a roçar em algo, diria eu na caixa de velocidades, pois como o escape é solido e sem flexiveis e passa muito perto da caixa, é capaz de ser daí, pois basta já ter sido removido uma vez e não ter sido devidamente encaixado para que isso aconteça (é preciso jogar um pouco com as peças para corrigir a posição dele).

A outra hipótese que te diria seriam apoios, ou do motor, ou da caixa. Tenta deixar o motor em ralenti enquanto faz esse barulho e manda alguém ir fazer força no motor para todos os lados a ver se o barulho vai reduzindo com a deslocação do motor. Se deixar de fazer, ve em que lado deixa de fazer e será desse apoio. Se ele não quiser mexer de todo, verifica o apoio frontal (pois o motor tem mesmo de ter um pouco de folga, senão está a transmitir as vibrações á carroçaria).

No meu caso, já passei por isso, ambas as situações que te falei. Parti o apoio frontal numa aceleração demasiado violenta e tal como referi, o motor assentou em cima da chapa, o que tornava quase impossivel estar dentro do carro devido á tal barulheira que se transmitia. Relativamente ao escape é bem mais facil de ver (e ouvir). Agarra a ponteira do escape (com o carro desligado, claro), e chocalha aquilo para ambos os lados, com força mesmo, se for do escape irás notar logo o batuque na chapa e até consegues identificar de onde será.

Abraços
 
Last edited:
se notas o barulho apenas em 1ª e 2ª velocidade tb pode ser da caixa de velocidades...

ou até volante do motor empenado... acho q esse carro deve ser monomassa certo?
quando puxas pelo motor e ele fica bem quente, o barulho é exactamente igual, ou faz menos?
 
Xavi, a quente faz menos barulho, de Inverno quando pego nele é terrível, de Verao nem tanto. Depois de pegar nele e aquecer o barulho diminui bastante.
Quanto a essa questão da monomassa sei que tem a ver com a transmissão mas não te sei responder, não sei muito disso e reduzo-me à minha ignorância .. Mas pelo que li calculo que seja monomassa acho ...

PS: Obrigado a todos pelas respostas. Reactive foste bastante elucidativo. Próximo fim de semana lá vou eu estar a fazer testes de vibração, lol.
 
Xavi, a quente faz menos barulho, de Inverno quando pego nele é terrível, de Verao nem tanto. Depois de pegar nele e aquecer o barulho diminui bastante.
Quanto a essa questão da monomassa sei que tem a ver com a transmissão mas não te sei responder, não sei muito disso e reduzo-me à minha ignorância .. Mas pelo que li calculo que seja monomassa acho ...

PS: Obrigado a todos pelas respostas. Reactive foste bastante elucidativo. Próximo fim de semana lá vou eu estar a fazer testes de vibração, lol.

mas se fosse o monomassa empenado, além de fazer mais a frio, tinha que fazer principalmente no momento em q está a embraiagem a encostar, e depois de largares a embraiagem parar de fazer... parar ou reduzir bastante...
e não é tanto um barulho mas mais uma vibração, q pode até abanar a frente toda...
se já andas assim há algum tempo pode tb estar a afectar as transmissoes, apoios, etc...
tive isso num carro e realmente era chato... tinha q dar muita acelaração para não repelar a embraiagem no monomassa... quem visse pensava q era um maçarico a arrancar :green:
e de verão não fazia isso... apenas de inverno... depois não resolvi pois entretanto troquei de carro, mas a resoluçãp passava por tirar fora o monomassa e mandar rectificar num torneiro, coisa para 150 euritos... 100 mao obra e 50 torneiro...
não desistas de resolver isso, pois não será nada de muito dispendioso. ;)
 
Back
Top