AUDI 80 AVANT 1.9 TDi+

Re: AUDI 80 1.9 TDi

Ela mexer mexe pk o tubo que vai da válvula a wastegate o mecânico com o compressor deu-lhe um pouco de ar e vês a wastegate a abrir e fechar e ele disse-me que era da válvula que não estava a abrir a wastegate
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Ah, então fisicamente carbonizada não deverá estar. O que quer dizer que ou os tubos de vácuo que vão lá ter estão despachados, ou então será mesmo da válvula.

No meu pouco entendimento dos TDI B4, a valvula fazer o barulho custuma ser bom sinal, mas pode ter defeito na mesma.

Será que aí perto de ti ninguem consegue emprestar-te uma uns 10 minutos para testares e tirares as duvidas, e assim não desperdiças dinheiro sem confirmar antes?
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Por norma se a N18 faz barulho é bom sinal.
Já trocas-te os tubos de vacum ou foi verificado se tens alguma fuga de vacum...?

Um conselho limpa a admissão e mete junta cega na egr.

131170.png


- - - - - - - - - -

Dá ai uma leitura
http://www.audipt.com/f82/%5Bajuda%5D-audi-80-1-9tdi-perde-%E7-em-carga-m%E1xima-117911/
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Vou trocar primeiro os tubos todos e ver se melhora. Junta cega na egr já tinha quando eu comprei a carrinha mas não sei se o antigo dono a desactivou na centralina. E dei uma olhadela no tópico que mencionas-te racegy e a minha faz exactamente o mesmo a 120km/h em AT perde potencia e se largar o acelerador e voltar a carregar ela volta a puxar um bocado mas volta a perder potencia. Vou ver se este fim de semana sujo as mãos e troco todos os tubos de vácuo para ver se o turbo da minha menina fala para mim. O mecânico diz que a válvula não faz vácuo nenhum e como não abre a wastegate o turbo e como se tivesse desligado e não descarrega dai acusar o erro de excesso de pressão na admissão. Vamos la ver se me safo a trocar os tubos de vácuo. Agradeço todas as respostas a vossa ajuda para mim e mt preciosa obrigado a todos
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Nos 80´s a egr é totalmente mecânica, a centralina não tem forma de reconhecer se ela está a trabalhar, ou não.
Faz isso começa pelo mais barato e esperamos que tenhas resultados positivos.
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Boas Ricardo. Já vim tarde, mas os meus amigos sempre prontos a ajudar, já deram os melhores conselhos. Confirmo tudo o que disseram, começa por trocar os tubos com calma e um de cada vez( tiras um e colocas o novo) para não te enganares. Já tens o esquema. Para mim deves ter fuga num tubo porque se faz o tal Grr.. a vávula está boa. A minha é igual. Passa WD40 no veio da wastegate e verifica se o tubo de vácuo que liga à mesma não está mole na união. Normalmente esse tubo apodrece ai e é dificil ver.
Vai dando noticias amigo e boa sorte.
Abraço
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Ricardo. Para tirar as teimas, verifica (colocando a mão por baixo) se o tubo grosso que identifico e que liga a EGR não está roto por baixo. O que falei também, é esse tubinho que liga a Wastegate que com o tempo fica muito mole e parece estar bom, mas por dentro está farelo. Também pode ser o coletor muito entupido, mas tu é que tens de verificar. Se tiveres paciência desmontas a EGR e limpas tudo e já verificas se o coletor está muito com crosta por dentro.
Boa sorte.

EGR.jpg
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Mas a egr tem uma junta cega ou seja esta desactivada. Entretanto já comprei 3 metros de tubo de vácuo e sábado já meto mãos ao trabalho e rezo para que seja dos tubos tbm já sei o preço da válvula que ainda e um bocadinho 43€ já com IVA. Hoje tbm finalmente já posso dormir descansado veio o meu alarme de reparar e já ta montado no sitio e a trabalhar. Foi um miminho para a minha argolinhas assim já me sinto mais protegido. Entretanto no sábado eu vou dando novidades se a troca dos tubos surtiu algum resultado positivo. Um obrigada a todos pela ajuda que me deram
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Ola boa noite hoje andei a sujar as mãos e troquei todos os tubos de vácuo ate que me deparei com uma situação no mínimo estranha para mim e vou tentar explicar o melhor possível a válvula n18 que controla a wastegate do turbo tem dum lado um tubo e do outro dois tubos. E a minha só tem dois tubos de vácuo a ligar na válvula que e o tubo que vai a wastegate e o tubo que vai ao tubo de admissão e estavam os dois ligados na válvula na parte que tem dois tubos e onde tem um só não havia la qualquer tubo ligado e a minha duvida e não deveria ligar la nenhum tubo? Pelo esquema não consigo perceber mt bem onde ligar pois mecânica não e mt o meu forte. Agradeço sugestões
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

A válvula onde tens ligado o tubo azul por baixo dela que tubo liga la? A minha duvida e essa e que na minha não tem tubo nenhum ligado la. Hoje aproveitei e tirei o deposito da agua do radiador que o antigo dono da carrinha tinha cheio com agua e com ferrugem amanha lavo o deposito e vou atestar o sistema com anticongelante para limpar todo o sistema e voltar a tirar daqui a duas semanas para voltar a atestar com anticongelante limpo para limpar o sistema de arrefecimento do motor. Foi mais um miminho que vou dar a minha argolinhas
 
Last edited:
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Boas Ricardo. Se percebi q tua questão, por baixo liga o vermelho.

DSC_0007.JPG


DSC_0009.JPG


Este tubo vermelho vai ligar ao Turbo (ver foto)

https://lh3.googleusercontent.com/-o3uziuwdcOM/VNVEOu4lKjI/AAAAAAAAfmA/Lw89sGgaL5I/w826-h553-
no/DSC_0005.JPG

Se não tens este tubo ligado, já tens explicação para a perda de potência, porque a vávula informa, mas não abre o turbo (falta de vacuo). Dizes que retiraste o depósito do liquido, mas não tiraste o tubo de baixo para despejar todo o liquido do sistema?
Va dando noticias que estãs no bom caminho. Mete o tubo que falta e vai experimentar e verás que o audi começa a disparar.
Abraço

- - - - - - - - - -

DSC_0005.JPG

DSC_0006.JPG


- - - - - - - - - -

Depois de substituir o liquido para G12, vai vigiando esses niveis com intervalos mais curtos, verá mais tarde que é um bom conselho.
Abraço
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

A valvula onde tens ligado o tubo azul por baixo dela que tubo liga la? A minha duvida e essa e que na minha nao tem tubo nenhum ligado la. Hoje aproveitei e tirei o deposito da agua do radiador que o antigo dono da carrinha tinha cheio com agua e com ferrugem amanha lavo o deposito e vou atestar o sistema com anticongelante para limpar todo o sistema e voltar a tirar daqui a duas semanitas para voltar a atestar com anticongelante lipo para limpar o sistema de arrefecimento do motor. Foi mais um miminho que vou dar a minha argolinhas

Boas

Em relação ao sistema de refrigeração pode fazer a limpeza com vinagre, é rápido, barato e eficaz
 
Re: AUDI 80 1.9 TDi

Boas americooli és um grande amigo agradeço todo o teu esforço teu e dos outros users para me ajudarem realmente desmontei o tubo que vai do turbo a maf (caixa de ar) e vi que andava la um tubo ao dependuro engatado no turbo e deduzi que fosse o tubo que liga na n18 por baixo na tua foto e o tubo vermelho e liguei-o na n18 e ao relantim ao acelerar a fundo já vejo a wastegate a mexer mas ainda não tive hipótese de ir a autoestrada ver se já não entra em safe mode. Quanto ao sistema de arrefecimento desliguei os tubos do deposito da agua e o tubo de baixo do radiador para sair toda a agua tenho o deposito de molho ( com um liquido de limpeza super potente e lixívia) e já consigo ver o deposito mais branquinho mas mesmo assim vou ter de meter sal grosso com um pouco de agua para limpar a crosta de ferrugem que tem no deposito de agua agarrada as paredes do mesmo. Se mesmo assim não melhorar ai vou seguir o conselho do amigo luisMG e vou encher o deposito com vinagre pa tentar limpar o melhor possível o recipiente da agua. Se houvesse mais € metia um novo em folha e tava pronto mas infelizmente não há e tenho que me desenrascar com o que tenho. Tbm vou limpar a minha maf com um spray emprestado por um amigo que e próprio para limpar a maf aos poucos vou dando uns miminhos a minha menina lol... :)
 
Last edited:
Back
Top