Audi 100 (C4) Avant 2.5 tdi 1994

Boa tarde a todos

Desde Fevereiro deste ano que possuo uma carrinha Audi 100 2.5tdi. Possuia na altura 325000 km's, um registo nacional (sendo que o antigo proprietário foi buscá-lo à Alemanha). É o meu primeiro carro, (mas é já o 5º Audi lá em casa) e optei por adquirir algo mais antigo não só pelo preço, mas também pela fiabilidade do bicho (se bem que com esta idade vai carecendo de tratamento), económico q.b. e com espaço para levar de tudo um pouco. Custou 2000€ (sabendo eu à partida que necessitaria de gastar mais algum para o meter operacional).
Pretendia desde logo increver-me num forum com malta que percebe-se destes carros, para me ir guiando, mas fui sempre adiando um pouco. Neste momento, com 6 meses na minha mão e 337000 km's decidi vir contar as aventuras que já tive e poder receber algum feedback da vossa parte para me irem orientando nos cuidados mais específicos a ter (além de meter gasóleo, e ver níveis...)

Na altura da compra o carro apresentava algumas mazelas exteriores (uns frisos a descolarem, a côr um pouco queimada, etc), mas o que mais me preocupava na altura da compra era a mecânica do carro; e nesse aspecto aparentava estar impecável, apesar do líquido de refrigeração aparentar ser água (e estar acastanhada). O segundo aspecto que me saltou à vista foi a embraiagem bastante rija - aparentava necessitar a sua troca.

Na altura da aquisição fui logo avisado que um rolamento traseiro estava gripado - foi a primeira reparação a fazer. A correia de distribuição "foi trocada para aí há 50.000 km's" e o óleo e filtro de ar estavam novos - pelo menos aparentemente.
Na segunda semana com o carro primeiro balde de água fria: à porta do trabalho a fazer marcha trás o pedal da embraiagem fica solto. A força que a embraiagem fazia era tanta que partiu o perno de ligação do pedal ao sistema hidráulico. Reparação caseira com a ajuda de um mecânico conhecido e em hora e meia ficou a funcionar - ainda hoje lá está.
O carro seguiu a coleccionar km's e fui percebendo que o reservatório de água vazava semanalmente. Fui mantendo vigilante e controlando o nível.
Aventura seguinte: chumba na inspeção com duas anotações - ausência de limpa pára brisa traseiro (não está lá nenhum acessório mas esqueci-me de desligar a ficha do motor da água do respectivo) e folgas nos sinoblocos dianteiros (algo que eu já notava ao passar nos buracos).
Enquanto aguardava pela reparação o motor calou-se numa fila de trânsito - correia de distribuição partida (felizmente estava parado e não afectou mais nada. a correia não tinha 50.000 km's...:mad:). Conclusão: reparação dos sinoblocos, kit completo de distribuição (são duas aparentemente), bomba de água (mandava mais água para fora do que para o circuito) e passou na inspeção - o limpa pára brisas traseiro não foi necessário (critérios de centros de inspeção).
Não será necessário dizer que por esta altura já me interrogava pela fiabilidade do carro (apesar de compreender que os anos e a má manutenção a que esteve sujeito lhe deixaram algumas marcas).
Como o carro continuava a perder água (cerca de um depósito por mês) e já que o carro já levava quase 12.000 km's sem revisão lá foi levar óleos e filtros e... um radiador... pois é o outro nem reparação podia ter porque "estava podre cheio de fugas"
Após mais umas quantas viagens a puxar bem (o carro anda bem, não deita fumo nenhum está um mimo), há um dia em que a terceira arranhou a entrar. E desde esse dia arranha sempre apenas na terceira. O mecânico diz que é o sincronizador da terceira...
Portanto neste momento estou a uns dias de mais uma intervenção para meter o dito cujo sincronizador, a embraiagem (que trabalha bem mas está rija como tudo) e um kit de vedantes novos na bomba injectora que está com uma pequena fuga.
Ah para ajudar à festa na semana passada a ignição deixou de funcionar... partiu a peça metálica que faz a ligação do canhão à peça plástica da ignição...

A folha de registos é esta. Obviamente que o carro farta-se de andar, é poupadinho (cerca de 6l/100kms) mas neste momento gostava de ter as vossas opiniões/ experiências com carros idênticos.
E já agora onde posso comprar o canhão e a peça plástica que faz a ligação do motor? É que andar sempre a fazer a ligação "directa" não é de todo muito jeitoso

Cumprimentos
 
O meu pai tem um A6 C4 com o mesmo motor, versão de 140cv e aquilo farta-se de andar e devorar quilómetros, vai a caminho dos 500 mil e normalmente as intervenções que o carro leva é mudas de oleo, na minha opinião a nivel de fiabilidade, qualidade de construção este carro é um verdadeiro tanque de guerra.

No teu caso só te vejo a seres vitima dos maus tratos do anterior dono, ainda tens umas croas para investir se quiseres ter a maquina impecável, mas no fim ficas com um belo carro para durar uma outra vida ser dar problemas de maior
 
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