Atropelamento de Animal em AE

Bem pessoal, venho aqui reportar uma situação que me aconteceu á uns tempos, em que atropelei um gato numa autoestrada, ficando com um estrago em cerca de 1400€ no carro...na altura chamei as autoridades e a assistência em viagem da Ascendi( concessionária da AE) .
Fui levantar o Auto da PSP e enviei um e-mail dado pela Ascendi para tratar de incidentes na AE , expliquei a situação completa e pedi a reparação do veiculo. A responsabilidade foi negada por parte deles e accionei o apoio juridico da minha seguradora, os quais entraram novamente em contacto com a Ascendi e esta manteve a mesma posição. Agora por parte da protecção Juridica foi-me enviado um e-mail a informar para continuar com o processo só mesmo contratando um Advogado para me defender, que eles pagam X dos honorários...
Agora como eu não conheço a lei gostaria de saber a opinião de alguns de vocês que possam ser entendidos, para saber se vale a pena avançar ou arrisco-me a avançar e ficar a arder com os honorários do advogado + reparação ... sai pior a emenda que o soneto...

Desde já obrigado
 
Se tens o Auto da PSP nem sei porque é que tens de estar com tantos problemas... Eles só têm é de pagar! Estas empresas é sempre a mesma coisa, sempre a tentar fugir com o rabo da seringa! Eu se fosse a ti continuava em frente porque 1400€ de arranjo ainda é qualquer coisa!
 
O problema aqui tem a ver com o ónus da prova.
A concessionária tem a obrigação de manter a via intredita à entrada de animais (vedações).
Se o animal caiu ou foi deixado por outra viatura, já a aconcessionária não é responsável.
Na queixa que apresentaste há indício ou prova de que o animal possa ter passado por uma vedação em mau estado?
Terás de ser tu a apresentar, para que eles paguem por acordo antes de ir a tribunal, ou o Tribunal te dê razão.
É estupido, mas é a realidade...
 
O problema aqui tem a ver com o ónus da prova.
A concessionária tem a obrigação de manter a via intredita à entrada de animais (vedações).
Se o animal caiu ou foi deixado por outra viatura, já a aconcessionária não é responsável.
Na queixa que apresentaste há indício ou prova de que o animal possa ter passado por uma vedação em mau estado?
Terás de ser tu a apresentar, para que eles paguem por acordo antes de ir a tribunal, ou o Tribunal te dê razão.
É estupido, mas é a realidade...

As vedações que têm naquela AE são daquelas com cerca de 1m de altura com quadrados de 20cm mais ou menos ,sendo o animal um gato...aquilo estar ali ou nao estar é igual... e naquela zona ha obras e tem uma zona sem rede...mas foi tudo relatado por mim na participação...
 
Se foi á uns tempos e não tiraste fotos na altura de vedação estragada, testemunhas etc, podes esquecer o assunto...

Amigo foi á cerca de 1mês, a vedação não está estragada, apenas é daquelas que têm os buracos grandes que tar ali ou nao estar é igual , a zona de obras sem vedação deve ser cerca de uns 70mts á frente e continua sem vedação...testemunhas é que não tenho... naquele troço de AE não ha muito trafego...é na A16 ao pe das bombas da Prio, as obras são as que estão a construir a bomba no outro sentido...
 
As vedações que têm naquela AE são daquelas com cerca de 1m de altura com quadrados de 20cm mais ou menos ,sendo o animal um gato...aquilo estar ali ou nao estar é igual... e naquela zona ha obras e tem uma zona sem rede...mas foi tudo relatado por mim na participação...

Nesse caso tens hipótese. A primeira coisa é o teu advogado enviar uma carta a informar o prazo antes de interpor a acção, pode ser que eles queiram negociar. Pelo valor em causa, se te derem mais de 1000, aceita, pq ninguem te vai pagar despesas e tempo que vais perder em contencioso.
 
Se foi á uns tempos e não tiraste fotos na altura de vedação estragada, testemunhas etc, podes esquecer o assunto...

Isso é mesmo assim? Não fazia ideia que tinha que haver vedação estragada para a concessionária ser responsável por estes casos. Ainda pra mais sendo um gato o gajo pode muito bem conseguir saltar a vedação.

Além disso não há nada que diga que o gato não passou a vedação numa zona estragada a uns km's de distância do local onde é atropelado, nesse caso se me acontecer o mesmo tenho que correr a AE toda à procura dum sítio com a vedação estragada? :S
 
Arranja um advogado, e pedes indeminzação por danos causados, nem que seja danos psicologicos, ficas-te afectado psicologicamente por teres atropelado o gato, apresentas uma testemunhas......

Colocas os gajos em tribunal e la para a terceira vez eles devem de aparecer e depois é resolvido em vão de escada, e chegas a acordo, onde entre os honorarios do advogado e o estrago do teu carro, uns 5000 euros chega.....
 
Em Portugal é sempre a mesma estória! Essas grandes empresas, ganham milhões de euros por ano mas recusam-se sempre a assumir responsabilidades pelos proprios erros, ainda por cima "peanuts" comparando com o volume de faturação...

Por isso é que em casos desses, até mesmo nas estradas nacionais, se deve chamar as autoridades, assistência das concessionárias e dos seguros, fotografar o local e os danos e ligar depois para o advogado para preparar o processo!
 
Back
Top