Atropelamento Animal Selvagem = Carro destruído

Boas! Venho expor uma questão que se passou ontem à noite:

Ontem pelas 22h30, o meu irmão deslocava-se na sua viatura, circulando numa estrada municipal, quando de repente, sem esperar, salta-lhe um javali na ordem dos 100/120 kgs para a frente do carro. Como não teve tempo para qualquer reacção, atropelou mortalmente o animal, e consequentemente, ficou c/ a frente do carro totalmente destruída. Estupefacto com o acontecimento, chamou a GNR ao local, que tomou conta da ocorrência. A GNR, após as medições e papeladas da praxe, chamou a Protecção Civil, para que retirassem o animal da via. Agora pergunto eu: o rapaz tem de acarretar com as despesas todas do acidente, ou existe alguma entidade (tipo Fundo Garantia Automóvel), que comparticipe o arranjo (se é que tem algum arranjo:() da viatura?
Até há poucos anos praticamente não existiam javalis nesta zona, mas houve uma associação de caçadores que reintroduziu a espécie, de modo a assegurar a sua continuidade - esta associação terá a sua quota parte de responsabilidade no acidente?
Onde se deve dirigir o meu irmão para melhor se informar?

Ps. Ainda se ao menos tivesse ficado c/ o javali para fazer umas almoçaradas...;););)
Os fulanos da Protecção Civil é que devem estar todos contentes..., umas febras de Javali para o almoço...

Desde já obrigado por qualquer opinião/informação que possa ser útil.
 
Ele não tem é de acarretar com nenhumas...

Se te acontecer o mesmo numa AE, a responsabilidade é da entidade responsavel pela mesma, neste caso, tratando-se de uma estrada camarária, é tirares umas fotos ao carro, juntas o auto da GNR e apresentas uma queixa na Camara municipal da tua zona.

Prepara-te pra te chateares umas poucas vezes e para estares algum tempo sem carro, mas nunca desistas, e quanto mais insistente fores e mais vezes reclamares mais depressa te resolvem a questão.
 
Antes de mais é uma situaçao muito chata essa. Pois sendo animal selvagem nao tem proprietario e nao tendo proprietario nao se pode apurar responsavel... A unica coisa que te pode salvar é o tipo de seguro que tens no carro. Se for contra todos os riscos "sem alinhas/asteriscos" que digam o contrario eles pagam, exepto se no local, entenda-se estrada, estiver um sinal tipo este:
A19b.jpg
 
reclama junto do instituto de conservação da naturesa, uma ves que se trata de uma especie protegida/controlada,a responsabilidade é deles, mas digo te ja que nao vai ser pera doce

advogado pra cima e tudo se resolve
 
Não te querendo desanimar, o teu irmão vai ter que arcar com os custos todos, duvido que venha a receber alguma coisa dos senhores da conservação da natureza. O melhor que deveria ter feito era carregar o bicho na mala do carro e não ter chamado ninguém, assim fica com o prejuízo e sem o animal para umas "almoçaradas".
Espero estar enganado mas julgo que não vai ter sorte.
 
Pois, o pior é que ele só tem seguro contra terceiros... Lá diz o ditado "Casa roubada, trancas à porta"
Na via não existe nenhum sinal a alertar para a existência de animais selvagens.
Parece-me que não vai ser nada fácil a resolução desta situação..., mas alguém devia chegar à frente, ou deveria haver seguros para este tipo de situações. Mas estamos em Portugal, e o mais fácil é sacudir a água do capote...
 
reclama junto do instituto de conservação da naturesa, uma ves que se trata de uma especie protegida/controlada,a responsabilidade é deles, mas digo te ja que nao vai ser pera doce

advogado pra cima e tudo se resolve

ora nem mais, disseste tudo ;D

Ó Jorge, olha que a Câmara, salvo melhor opinião, não tem responsabilidade neste caso, não sendo as estradas fechadas/protegidas (como as AE) é para o tecto a reclamação. Mas o Bonifácio já disse tudo, há um instituto para as espécies protegidas.
 
Não te querendo desanimar, o teu irmão vai ter que arcar com os custos todos, duvido que venha a receber alguma coisa dos senhores da conservação da natureza. O melhor que deveria ter feito era carregar o bicho na mala do carro e não ter chamado ninguém, assim fica com o prejuízo e sem o animal para umas "almoçaradas".
Espero estar enganado mas julgo que não vai ter sorte.

Pois, ele até podia ter carregado o carro na mala (não era tarefa fácil, um bicho com 100/120 kgs), mas depois não ia a lado nenhum, porque o carro ficou tão danificado que não anda! Teve que ser rebocado para a oficina...
 
Pois eu tambem não tenho a certeza, uma coisa foi o que me aconteceu a mim, outra completamente diferente é atropelar um animal que não tenha dono, mas eu em todo o caso ia pra cima de toda a gente e como ao que parece os prejuizos no carro ainda foram bastantes, talvez se justificasse meter um advogado a tratar do caso, nem que fosse daqui a 2 anos, alguem havia de pagar isso.

Quando foi comigo embora tenha sido uma situação/causa diferente, tambem toda a gente me disse "ah e tal espera aí uns 2 anos", ou então "epa isso esquece que ninguem te vai pagar", vê lá que até cheguei a ouvir pessoas dizerem que não me iam pagar por não ter aquela medida de jante/pneus no livrete...LOL

O que é certo é nem 2 meses demorou a vir o reembolso.

Amigo Sérgio, o teu irmão pra já que aperte com toda a gente e apresente reclamções em todo o lado, Camara, esse tal instituto de conservação da natureza, FGA, ISP, tudo mesmo, depois logo se vê pra onde é que cada um começa a empurrar as coisas.

Tens é de avaliar primeiro os estragos no carro e se for preciso ir pa tribunal, pensar se justifica o tempo perdido e as despesas que isso vai envolver.
 
Obrigado pelo feedback pessoal. É isso mesmo que vou recomendar: começar a reclamar numa ponta e acabar na outra. Certamente que haverá muita chatice pelo meio, mas alguém terá de assumir alguma coisa, nem que seja só em parte, porque os estragos são realmente avultados.
Agora, com a burocracia que reina, vão ser necessárias doses macissas de paciência, mas isso é o que menos importa. A ver vamos...
O importante é não baixar os braços e começar já a mexer-se.
 
Back
Top