Ataque de alfurreca....

Eish que cena! A sorte dele deve ter sido o fato... Acho que um ataque de um bicho desses pode ser mortal, ou nao?
 
Não são mortais, pelo menos as que andam nos "nossos" mares ...

Possuem tentáculos à superfície que, após contacto, têm a capacidade de lhe injectar uma espécie de espinho, o nematocisto, que liberta uma substância tóxica no local da picada. O contacto do tentáculo com uma presa (ou nadador) inicia uma reacção em cadeia, em que o nematocisto, estimulado, projecta um filamento (urticariante) que se enrola no corpo da presa. O filamento e o nematocisto ficam sempre agarrados ao corpo da vítima. Estas agressões dão lugar a lesões bem visíveis e com sinais e sintomas, por vezes graves, nas pessoas afectadas.

Nas espécies com tentáculos muito longos, a primeira sensação é de enrolamento, seguida por sensação de queimadura. Naquelas com tentáculos curtos, a sensação de queimadura surge logo após o contacto.
Verificam-se áreas da pele queimada, vermelha, dolorosa, com aumento do calor local e com ardor/dor intensos. Nas pessoas com sensibilidade aumentada à toxina libertada pelos nematocistos podem surgir reacções alérgicas, que podem ser graves e necessitar acompanhamento médico de urgência.
 
Back
Top